quinta-feira, outubro 15, 2015

Bagão: da excitação eufórica de 2011 ao estado depressivo de 2015

Jornal i, em 5.3.2011 (via João)

• Bagão Félix, em 2011 (a procurar uma solução no quadro parlamentar saído das eleições de 2009 para a substituição do Governo de Sócrates):
    - Há uma solução que é um governo PSD, CDS, PCP. Uma ideia "provocative". Não estou a dizer que pode vir a acontecer, mas nós precisamos de abanar a cabeça senão morremos atrofiados. É quase impossível chegar a acordo com o PCP, mas, se alguma vez se chegar a acordo, este será cumprido. O PCP é muito respeitador, institucionalista. Não é a fantasia do Bloco de Esquerda.

    - Como conciliaria tudo no mesmo governo?

    - É praticamente impossível. Mas, por exemplo, um governo PSD/CDS tem muita dificuldade na rua, enquanto o PS tem menos agressividade. Precisamos nesta fase histórica, em dois, três anos, de uma situação de "salvação", de um compromisso que rompa com esta coisa absolutamente bloqueante do bloco central e que ponha o BE na sua prateleirinha. É preciso encontrar novas formas. Não me repugnava que, num governo deste tipo, o PCP tivesse uma pasta social ou do trabalho. Jerónimo de Sousa é um homem sincero, um homem autêntico, um político sério. A certa altura sinto-me asfixiado pelas soluções equacionáveis. Precisamos de abrir o horizonte teórico das soluções. Sendo absolutamente não comunista, respeito o actual PCP e não o ponho no gueto. O BE, pelo contrário, é uma espécie de lógica aparentemente moral de quem depois nunca quer assumir responsabilidades.

• Bagão Félix, em 2015 (ontem à SIC-N):
    Trata-se de «de uma OPA sobre a vontade dos eleitores que votaram PS».

7 comentários :

Anónimo disse...

Esse Félix está a pregar aos pargos e outros peixes mais

Zé da Adega

Anónimo disse...

Que tristeza verificar a falta de espinhal dorsal desta gente. E ao domingo, após a contriçao com a mão no peito e ar de arrependimento pelos pecados cometidos, lá vão eles em fila ordeira à comunhão, comprando os favores dos deuses. Para eles, os caminhos da direita que conduzem a mais desemprego, mais miseria, mais desigualdade, mais crianças sem casa e sem pão, são bagatelas que se resolvem com a benção de dom clemente! Fariseus, sepulcros caiados - clamava Jesus Cristo! O que dirá disto o Papa Francisco?

QualquerUm disse...

O que é que se passa com o AspirinaB ?

Anónimo disse...

Esse é outro FDP que mete nojo. Depois de essa entrevista ser recuperada (bom trabalho!) devia ter vergonha de sequer aparecer na televisão. Se aparecesse o jornalista podia mostrar-lhe essa capa de jornal.. mas não mostra. Os jornalistas são pobres de espírito neste país. Só querem protagonismo.

Fernando Romano disse...

Não há azia nenhuma. Apressei-me a comentar sem entrar no vídeo da SICN.

Anónimo disse...

Mas este FDP ainda tem tempo de antena? Farto destes fascistas. Depois de saber que disse isto em 2011, por que motivo não emigra?

Anónimo disse...

Outro equívoco no panorama politico. Passa por sério e recto, mas é mais uma "rolha" a boiar nas águas turvas.