sexta-feira, outubro 02, 2015

Terrorismo político

1. A Markest fez, há dias, uma coisa a que apelidou de sondagem. A comunicação social deu-lhe amplo destaque: do Jornal de Negócios, que a qualificou como a “maior sondagem” das legislativas, ao panfleto i, que a colocou em relevo na primeira página.

A «ficha técnica» é elucidativa. O erro estatístico da dita sondagem é omisso: «Não se pode falar de erro estatístico por não se tratar de uma amostra aleatória.» A fazer fé na amostra da dita sondagem, uma significativa parte da população emigrou para lá do Marão, pois o «Interior Norte» aparece com quase o dobro da população do «Grande Porto», mais do que o «Litoral Norte», muito mais do que o «Litoral Centro» e quase tanto como a «Grande Lisboa». Acresce que a dita sondagem aparenta ser uma tracking poll em câmera lenta (ou algo indeterminado): realizou-se nos dias 22, 23 e 29 de Setembro de 2015, não se sabendo se, entre os dias 23 e 29, os entrevistadores estiveram de baixa.

2. Outro exemplo vem do pasquim do pequeno grande arquitecto, qual cuco parasita que utiliza ninhos alheios para pôr os seus ovos, que tortura as tracking polls da concorrência para as pôr a dizer o que os entrevistados não disseram. Vital Moreira desmonta esta manipulação (quase) absoluta.

9 comentários :

pedro carrilho disse...

são sondagens tão credíveis quanto os p(m)afiosos, faltam 48h para desmascarar esta grande farsa que os diferentes poderes instituídos em Portugal montaram, na Grécia fizeram o mesmo e foi o que se viu, o syriza com quase o dobro dos deputados, já falta pouco para nos vermos livres destes opressores que nos colocaram os grilhões sobre a nossa liberdade, mas as trevas não perduram para sempre, e estes 4 anos foram deveras tempos de escuridão absoluta, está na hora de podermos ver de novo a luz no nosso horizonte, acordai Portugal, despertai portugueses!

RFC disse...

Atenção, Miguel. O Pedro Magalhães acaba de postar sobre as últimas sondagens.

Notas, heterodoxas: tenho para mim que o barómetro do Expresso corresponderia ao *cidadão eleitor vulgar* (barómetro que, feito na longa duração, permitia compreender as tendências que se iam verificando). Ora, as tracking polls da RTP e da TVI foram ontem substituídas por sondagens a sério que encurtaram para metade (ou quase) os intervalos que constituiram os seus ponto de partida, um facto que ainda não vi analisado. Note-se que elas decorreram em paralelo e este parece ter sido o maior factor para alterar essa *normalidade* retratada pelo Expresso. Mais, e assim sendo, pode dizer-se que aqui residirá o salto brusco nas intenções de voto no Expresso de ontem e na SIC. Perguntas, duas: 1. É correcto considerar que o clima vitorioso da coligação berrado a toda a hora pelas Tracking Polls em sinal aberto e nos jornais beneficiaram o PSD/CDS (e saber-se se há histórico sobre o assunto)? 2. E pode explicar-se o sucedido no barómetro do Expresso à luz deste fenómeno? Se sim, foi uma jogada de mestre (digna de entrar nos manuais de manipulação política).

arebelo disse...

O pasquim do pequeno grande arquiteto estarreceu-me hoje, quando comprava o JN,em toda a largura titulava,"Maioria (quase)Absoluta"!Vinha depois um grande relambório com a maqueta da AR para dar conta da tal maioria.Se segundo o que "dizem",os pafiosos tiverem uma maioria graças aos parvalhões dos amanhãs cantadeiros com os do caviares-estes cretinos empatados a 9%?-é bom que os inergúmenos se convençam que vão ter contra si perto de 70% do eleitorado o que não será para muitos foguetórios....Mas a ver vamos,porque neste momento em quem confio é nesta CC!

Rosa disse...



A ser verdade(o que é quase certo) Portugal está a ser alvo de uma conspiração monumental, como nunca pensei que pudesse acontecer depois do 25 de Abril! Quando, no Domingo, os portugueses foram votar será bom que se lembrem de tudo o que sofreram e do sofrimento que os esperaria se a coligação voltasse a ser poder...Só resta votar no PS!!

S. Aldo disse...

Os Portugueses não podem deixar de dar uma resposta firme a esta monumental aldrabice.

Anónimo disse...

O PS JÁ GANHOU,PONTO FINAL.A DIREITA PAFIOSA VAI LEVAR UM MURRO NO ESTÔMAGO,PODEM TER A CERTEZA.

Anónimo disse...

ò miguel abrantes: e o que é o que tu fizeste quando foste assessor do PS? Foi terrorismo de que tipo? Tu pensas que andamos a dormir.

Anónimo disse...

gente imbecil que não percebe de matemática: eis os leitores deste paskim CC. Lembrem-se da merda da maioria absoluta que foi a merda do governo do sócrates 2005-2009. ide para a puta que vos pariu. CDU + BE para sempre.

Anónimo disse...

Como de costume, quando faltam argumentos parte-se para o insulto. É a estratégia dos fracos no combate da razão , estratégia de adultos infantilizados.
É gente desta que, em conjunto com a direita mais reaccionária desde Salazar, destruiram o país nestes ultimos 4 anos.
Traidores .