sábado, setembro 24, 2005

Dossié MALA DIPLOMÁTICA - Quem manda no Palácio das Necessidades?

A grande parte das decisões internas no Ministério dos Negócios Estrangeiros não é tomada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, nem sequer pelos secretários de Estado, mas por um órgão que dá pelo nome de Conselho Diplomático. Têm assento neste conselho, além de todos os directores-gerais do Ministério, um representante eleito por cada uma das categorias da carreira diplomática (embaixador, ministro plenipotenciário, conselheiro, secretário e adido).

É assim que a colocação dos diplomatas nas embaixadas e nos postos consulares é decidida por um órgão em que estão representadas as diferentes classes ou categorias de diplomatas — o corporativismo em toda a sua força, pois claro!

Mas mais estranha do que a sua própria composição corporativa, é a forma como este órgão funciona — totalmente permeável às mais diversas pressões, influências, amizades, cunhas, compadrios, etc., sendo disputadíssimos os apetecíveis postos de nível A (havendo ainda postos de nível B e C). Antes de o conselho se reunir, circulam já pelos corredores do Palácio das Necessidades os nomes dos contemplados… apesar de o regulamento interno do Conselho estabelecer a confidencialidade dos trabalhos.

4 comentários :

Teófilo M. disse...

E segundo parece, já muito ministro e secretário de Estado teve problemas qundo pretendeu mexer com estes senhores.

Anónimo disse...

dá forte nesses gajos !

Anónimo disse...

O MNE pode ser uma fonte inesgotável para esse blog.

Anónimo disse...

O 25 de Abril chegou ao Palacio das Necessidades mas como nao tinha cunha nao foi recebido. Ate hoje.