segunda-feira, outubro 10, 2005

“O convívio entre magistrados e actores políticos inibe-os de actuar”

A Pública de Domingo traz uma entrevista a Luís de Sousa, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE e doutorado em Ciências Políticas pelo Instituto Universitário Europeu, de Florença. Reproduzem-se as seguintes passagens:

    'P — Nunca houve tantos candidatos que estivessem a braços com a justiça como nestas eleições [autárquicas]. Isto significa o quê? Que existem menos garantias de impunidade, uma vez que se encontram sob investigação, ou que eles só puderam ser candidatos porque algo falhou?
    LS — É uma situação que vai criar problemas bastante graves. Para já cria precedentes, o que é gravoso. Espero que na sequência do que aconteceu se pondere bem e se proceda, por exemplo, a uma revisão constitucional que possibilite a retirada de direitos políticos de modo a impedir candidaturas nestas circunstâncias. (…) Agora essa definição de imunidade não pode ser desvirtuada em função de impositivismos da lei. Estes assuntos não podem ser tratados com esta pequenez, à letra, à vírgula, como tantas vezes acontece na magistratura portuguesa. Uma situação a que, aliás, não será alheia alguma socialização entre magistrados e actores políticos, que também os inibe de actuar.

    P — A nível das autarquias?
    LB — São situações muito conhecidas as das relações entre juízes da comarca e autarcas. Mas não é só isso. É preciso ver que alguns destes políticos decidiram ficar-se pelo nível autárquico porque a fonte de rendimentos ilícitos é bem maior aí, sobretudo nas áreas suburbanas da grandes cidades que estão em desenvolvimento, do que num qualquer lugar do parlamento. E estes são indivíduos com peso no partido, porque levam para lá muito financiamento, e que têm os seus mecanismos a nível do poder central para fazer bloquear as coisas. São os processos que desaparecem, as fiscalizações que não se fazem, as nomeações de certos juízes …'

23 comentários :

Anónimo disse...

"São situações muito conhecidas as das relações entre juízes da comarca e autarcas"
Da comarca?
Quais?

Anónimo disse...

Não sei quem é esse Luis Sousa. Outro boy do PS, pois de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE está repleto de aventais e de amigos do Pedroso.

Porque é que não falam antes da GALP, em vez de andarem em mesquinhez ?

Um quadro superior da GALP, admitido em 2002, saiu com uma indemnização de 290.000 euros, em 2004. Tinha entrado na GALP pela mão de António Mexia e saiu de lá para a REFER, quando Mexia passou a ser Ministro das O.P. e Transportes...

O filho de Miguel Horta e Costa, recém licenciado, entrou para lá com 28 anos e a receber, desde logo, 6600 euros mensais.

Freitas do Amaral foi consultor da empresa, entre 2003 e 2005, por 6350 euros/mês, além de gabinete e seguro de vida no valor de 70 meses de ordenado.

Manuel Queiró, do PP, era administrador da área de imobiliário, 8.000 euros/mês.

A contratação de um administrador espanhol passou por ser-lhe oferecido 15 anos de antiguidade (é o que receberá na hora da saída). Pagamento da casa e do colégio dos filhos, entre outras regalias.

Guido Albuquerque, cunhado de Morais Sarmento, foi sacado da ESSO para a GALP.
Custo: 17 anos de antiguidade, ordenado de 17.400 euros e seguro de vida igual a 70 meses de ordenado.

Ferreira do Amaral, presidente do Conselho de Administração um cargo não executivo, era remunerado de forma simbólica: três mil euros por mês, pelas presenças.

Mas, pouco depois da nomeação, passou a receber PPRs no valor de 10.000 euros, o que dá um ordenado "simbólico" de 13.000 euros...

Outros exemplos avulsos:
Um engenheiro agrónomo que foi trabalhar para a a área financeira a 10.000 euros por mês; a especialista em Finanças que foi para Marketing por 9.800 euros/mês...

Neste momento, o presidente da Comissão executiva ganha 30.000 euros e os vogais 17.500.

Com os novos aumentos, Murteira Nabo passa de 15.000 para 20.000 euros mensais.

Esta dupla, encarregada de "assaltar" o contribuinte português de cada vez que se dirige a uma bomba de gasolina, funciona porque metade do preço de um litro de combustível vai para a empresa e, a outra metade, para o Governo.

Anónimo disse...

QUERO NOMES !
NOMES !
NOMES !
Isto de atirar para o ar é giro.
NOMES !
SE ESSE GAJO SABE DE NOMES, QUE OS DENUNCIE À PGR, AOS JORNAIS OU ATÉ AQUI À PORCARIA DA CÂMARA CORPORATIVA!
NOMES!
NOMES!
QUEREMOS OS NOMES !
QUEREMOS PROVAS !
QUEREMOS SANGUE, SE NECESSÁRIO !
MAS QUEREMOS NOMES EM PRIMEIRO LUGAR.

SERÁ QUE ESSE LUIS SOUSA NÃO TEM AMIGOS OU FAMILIARES NA CORRUPÇÃO DAS AUTARQUICAS ? QUEREMOS NOMES ! DOS CORRUPTOS E DOS CORROMPIDOS. DE AMBOS, NÃO SÓ DE UM LADO.

Anónimo disse...

Os mesmos que todos os dias fazem uma algazarra dos diabos a defender por aqui os juizes aparecem hoje a defender os autarcas...

É o que se chama uma política de vasos comunicantes!

Anónimo disse...

Óh anónimo das 4.13: put a crime number 5!

Anónimo disse...

O anónimo das 4:13 é um autarca do PS.

Anónimo disse...

Ainda não vi nomes (de juizes e autarcas).
Bem, se ninguém diz, vou apontar 2 nomes, ambos do PS:
Miguel Abrantes
Afonso P. Mesquita

Anónimo disse...

Carreguei no atalho Miguel Abrantes ali mais em baixo, esperando encontrar aquilo a que antigamente se chamava o “registo de interesses”.
Foi em vão.
Não custa nada e é muito saudável. A discussão parte logo de um patamar mais elevado e mais esclarecido na interpretação das opiniões dos intervenientes.
Como é, Sr. Miguel Abrantes, para quando a divulgação do seu “registo de interesses”.
É fácil, diga-nos lá para quem trabalha, para quem trabalhou, se tem ou teve alguma filiação partidária, se já participou nalguma campanha eleitoral, á pago para fazer este blog, como arranja tempo para o administrar, se já foi (ou amigos ou familiares) directamente afectado por alguma decisão dos seus “alvos” predilectos; se tem algum ressentimento pessoal para com eles, etc.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

NOTÍCIA DE ULTIMA HORA:
Sócrates foi para o Quénia.

Anónimo disse...

Acaba de ser recebido pelo primeiro-ministro, Miguel Abrante, o bloger da câmara, digo, da mula da cooperativa.
Foram encetadas negociações sobre os subsídios que este último reivindica e que o primeiro ministro reconheceu de elevado valor nacional, tendo inclusivamente reencaminhado para presidente da república das bananas uma recomendação para condecoração no próximo 10 de junho, dia dos xulos, boys e compadrios

Anónimo disse...

Não sabem dizer nada sem que entre a politica...

Cambada de xulos...

Resta-me a consulação, que na SOMALIA deve ser pior...

Anónimo disse...

No QUÉNIA para onde vai o PM gozar férias também costuma ser pior. É para onde deveriam ir todos os políticos. Não para passar férias, mas para servirem de carne às bestas feras. Não era do melhor alimento, mas servia para enganar a barriga dos leões da miséria que passam por lá.

Anónimo disse...

a promiscuidade k se sabe

Anónimo disse...

Peço desculpa, quem é Luís de Sousa ? É aquele paneleiro que faz o programa com o Herman ?

Anónimo disse...

O Miguel Abrantes, dadas as suas ligações ao Estabelecimento Prisional da Covilhã ( pudera até os colegas de cela se queixavam dos seus peidos )- não estou a brincar - deve saber por onde pára o sócrates, o outro filósofo de Lisboa ( que foda aquela Bárbara )e o candidato do PSD à câmara de Freixo de Espada à Cinta. Com a vergonha, Fugiram para Saucelle ...

Anónimo disse...

É bom sabe que o anónimo das 5h57 ficou "consulado".
Haja mais tachos distribuídos e também eu quero ter direito a ser vice-cônsul da Somália.

Anónimo disse...

O autor do texto é do ISCTE?
Não há um político do PS, acho que se chamava Paulo Peidoso, ops, Pedroso, que tb era do ISCTE????

Anónimo disse...

Pois, eu agora até oiço que o PS quer dizer Partido da Sodomia, mas não percebo porquê?

Anónimo disse...

Esperando que o merdas do Abrantes não use a censura e que nos deixe ter um momento importante neste blog, aí vai:

Serei bissexual?
Aprecio seios grandes e coxas bem redondinhas, no que diz respeito a mulheres. Contudo, apaixono-me facilmente por homens. Serei bissexual?

Responde Elmano:
Não. Não és bissexual. És PA-NE-LEI-RO. O que tu és é um grande paneleiro. É mesmo conversa de paneleiro aí eu aprecio mulheres, mas apaixono-me é pelos homens. Fodaaaaaaa-se que ganda paneleiro! Um homem quando olha para uma mulher e quer formar uma opinião acerca dela só tem duas hipóteses, ou eu montava aquela gaja ou eu montava aquela gaja mais que uma vez, agora, eu aprecio aquela gaja não existe no mundo masculino, portanto deixo-te um conselho: VAI PÓ CARALHO.

Não há amor entre homens
Sou solteiro e sempre senti forte atracção por homens. Cheguei a ter alguns namorados, mas nunca fui feliz porque cheguei à conclusão que não existe amor entre homens, mas apenas sexo. Estou confuso e gostaria de experimentar com mulheres. Pode ajudar-me?

Responde Elmano:
Pois claro que és solteiro. És paneleiro foda-se querias o que???? Só se fosses casado com Alex o Mr. Gay. Posso-te ajudar mas é o caralho, não há cá experiências para ninguém, se queres experimentar gajas trata tu disso, não penses que te vou arranjar uma gaja para tu meteres essa pixa nojenta cheia de merda de homem. Olha vai às putas! Paneleiro da merda!

Só atinge o orgasmo com penetração dupla
Há pouco tempo, comprei um vibrador e ofereci-o à minha namorada. Experimentámos e, enquanto a penetrei no ânus, ela introduziu o vibrador na vagina e atingiu um orgasmo muito intenso. O problema é que, agora, ela só alcança o prazer com penetração dupla, não ficando satisfeita só com o meu pénis. O que devo fazer para mudar a situação?

Responde Elmano:
É o que dá a merda das pixas de madeira como diz o ditado: se não sabes foder e outro pau lhe queres oferecer, pensa bem, pois vais ficar a ler eu até aposto que qualquer dia ela dispensa-te, é só arranjar alguém que lhe corte a relva que nunca mais a vez. Mas quem é que te manda ser parvo!!??!! Burro do caralho, se não tens jeito para a foda não estejas a querer arranjar merdas para a satisfazer, agora olha aguenta-te à bronca, uma dica; há certos vibradores, normalmente utilizados por mulheres e com mulheres, que têm um cinto para pôr à cintura, tenta arranjar maneira de o colocares por baixo do teu pau e assim ficas com dois, pode ser que te safes e evites que ela procure dois mulatões com paus grandes, boa sorte, óh estúpido.

Anónimo disse...

Continuando:
"Não sou lésbica mas quero experimentar"
"Gosto muito de homens e até tenho namorado, mas gostava de ter uma experiência lésbica. Devo contar ao meu namorado?"
Responde Elmano :
Ora bom dia... no fundo o que a menina quer dizer é que não é lésbica mas gostava muito de ser... Pois bem, por mim ponha-se à vontade, porque eu não tenho nada contra a homosexualidade, isto claro, se as gajas forem boas...heheheh! Se deve contar ao seu namorado? Claro que deve e até aposto que ele vai gostar da ideia, ajudá-la a escolher a parceira e se não houver problema até vai querer ver e participar. Bom ou então fica muito zangado, vai chamar-lhe puta e aventurar-se no submundo da homosexualidade... de qualquer forma se isto acontecer pode sempre ir ter comigo à Praça do Município com a sua amiga, por volta das 9 da noite... porra pá, serei tarado?
"Acho o pénis muito feio"
"Temos um relacionamento muito bonito, mas o sexo corre mal. Sempre ouvi dizer que o sexo era doloroso, acho o pénis feio e sempre evitei ter relações. Agora, tentamos quase todos os dias, mas fico muito contraida e a penetração não se concretiza. O meu namorado está a ficar obcecado e a perder a paciência comigo."
Responde Elmano:
Onde é que vamos parar se isto continuar assim.... ouça lá, se o marsápio fosse bonito as meninas não iriam querer esconde-lo em grutas escuras (boca, cú, vulva), mas sim ficar uma noite inteira a contemplar a sua beleza e depois tinhamos que nos safar a bater a sacaninha. Se acha mesmo que o bicho é feio porque não o esconde??? Meta-o nas nalgas por exemplo!!! Assim deixa de o ver e o seu namorado já não corre o risco de a menina tentar embelezá-lo com pinturas ou saiotes...
pode mesmo acontecer que o seu companheiro tenha um marsápio feio, há marsápios e marsápios, por exemplo o meu, segundo me dizem é lindo. Se quizer pode sempre ir ter comigo à Praça do Município às 10 da noite que eu às nove tenho que fazer... Porra pá, serei tarado?
"Tem o pénis virado para cima"
"o pénis do meu namorado está sempre virado para cima, mesmo não estando erecto. será esta uma situação normal?"
Responde Elmano:
Não é normal não, quer dizer o meu também está sempre para cima, mas também está sempre erecto...eheheheh... a menina tem é muito sorte, por tanto aproveite bem o anormal do seu namorado que isso pode não durar sempre.... quando se acabar pode ir ter comigo à Praça do Município às 11 que eu às 9 e às 10 já tenho que fazer... Porra pá, serei tarado?
"Desejo fazer amor com outro homem"
"Desde sempre que tive vontade de experimentar fazer amor com outro homem. Não sei se o faça, pois tenho medo de gostar. A minha mulher estranha a minha ausência na cama Temo que tudo possa estar relacionado. O que devo fazer?"
Responde Elmano:
Foooooooooda-se... já cá faltava a merda de um panilas... caralho pá!! isto estava a correr tão bem!!! Que merda pá... Ouve lá oh cabeça da merda, se tens esse desejo de ser enrrabado a sangue frio pelo marsápio de 35 cm de um mulatão de 2m isso é contigo... agora não deves é sacrificar a tua mulher com as tuas paneleirices! Se tens medo de gostar o problema é fácil de resolver, arranja um gajo bruto que te rebente as nalgas todas e que depois te abandone à porta do hospital para levar 10 pontos no cú. Parece dificil que gostes... se mesmo assim gostares ainda é mais facil, quando saires de casa ligas-me que eu vou lá a casa tratar da tua mulher e ela assim já não estranha a tua ausência na cama... Porra pá, serei tarado?
"Quer que lhe estimule o ânus"
"Namoro com uma rapariga mais velha e mais experiente. Ela tem um hábito que me incomoda: quando estamos a fazer amor; pede-me com frequência para lhe estimular o ânus com o dedo e com a língua. Não sei o deva pensar desta atitude."
Responde Elmano:
Tu deves é ser praticamente virgem caralho... isso é daquelas coisas que as meninas nem precisam de pedir... assim que um gajo cai de queixo, deve percorrer toda a área desde o botão mágico até ao ânus (como tu lhe chamas). Tens é que ter cuidado porque se aquela merda não está lavadinha corres o risco de andar 3.15 dias a comer merda, portanto é importante fazeres primeiro uma inspecção dedal, que sempre é mais fácil de limpar (que conversa de merda pá, o que obrigam a dizer). O que deves pensar desta atitude é que és um gajo com sorte e que muito provavelmente ela ainda não te pedio para lhe dares com o marsápio na nalgas porque tu nem com o dedo lá vais... vai em frente bom rapaz, faz-te um homem, mas se não conseguires pedia-te para dizeres à tua menina para ir ter comigo à Praça do Município às 12 na noite que eu hoje fico a fazer noitada... Porra pá, serei tarado?

Por hoje é tudo, aguardamos mais questões para podermos contribuir de forma lúdica para o bom desenvolvimento sexual do nosso país.

Anónimo disse...

"O convívio entre magistrados e actores políticos inibe-os de actuar"

Isto não será uma piada tipo activo-passivo, ó Miguel...?

Fernando Martins disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.