sexta-feira, novembro 24, 2006

Loja de conveniência



Sr. Lei na Cidade dos Brinquedos



Escrevi umas coisas avulsas sobre os elaborados pensamentos do Manuel, do José e do Carlos (acho que não me equivoquei na ordem protocolar), mas eles fizeram-se de mortos. Ontem, dois deles saltaram-me às canelas. Manda a boa educação que lhes preste alguma atenção. Mas não sei exactamente o que dizer. É que a Grande Loja não é propriamente um blogue.

O Manuel estampa fotos de passarinhos coloridos e, nos intervalos, revela a sua sofrida desilusão por o Prof. Cavaco ainda não ter empossado um governo de salvação nacional. Ontem, o Manuel aproveitou a deixa para ajustar contas com o Conselheiro Noronha por não ter feito ascender nenhum membro da loja de conveniência ao Supremo Tribunal de Justiça. É a primeira função da Grande Loja: interceder pelos seus.

O José andou dias a fio a anunciar que iria partir para um retiro espiritual, mas regressou antes de o afastamento produzir quaisquer resultados. Em consequência, temos mais do mesmo: mais fascículos da enciclopédia da pop music (vai agora na letra P, com os Procol Harum), o pezinho sempre a escorregar para a delação e o policiamento atento das mais obscuras caixas de comentários. É uma espécie de Sr. Lei na Cidade dos Brinquedos. É a segunda função da Grande Loja: denunciar as safadezas que a humanidade em geral comete contra o Ministério Público, que representa, como se sabe, o Bem.

O Carlos, esse, segura as audiências, afixando por cima dos passarinhos coloridos do Manuel umas moças de calendário (e de olhar lânguido) repescadas só ele sabe aonde. É a terceira função da Grande Loja: se não pode dar pão, dá circo para elevar a consciência das tropas.

Há mais uns tantos senhores em trânsito, que não se percebe exactamente sobre o que escrevem — para além daquele outro senhor versado em leis, que teima em falar de finanças públicas (assunto que manifestamente não domina) e se socorre da loja do Manuel, quando os jornais o mandam dar uma volta: estampa aí uns quadros apocalípticos, cujos valores jamais alguém conferiu, que anunciam o fim do universo há mais tempo que as Testemunhas de Jeová.

As scuts e a net modernizaram, efectivamente, o país. A Grande Loja representa mais uma fornada que chega ao mundo através da blogosfera, numa curiosa simbiose entre o spam e as contas de Viana. Mas o choque tecnológico não os desembaraçou do país rural. Por isso, há umas cabeças povoadas de histórias de polícias e ladrões e há também a celebrada desconfiança do Zé Povinho de Bordallo. Mas há, sobretudo, a defesa dos pequeninos privilégios que trabalhar para o Estado concede.

Por tudo isto, a Grande Loja parece-me um lugar soturno, que, não obstante as teias de aranha, a intriga provinciana e o duvidoso gosto, cumpre uma função social inequívoca: fazer companhia às madrugadas da famosa Zazie. Mas é pouco para ser um blogue.

Que se pode esperar desta loja de conveniência? Que o Carlos vire mais uma página do calendário.

PS 1 — José, você adora, no meio de uma desastrada sintaxe, escrever palavras caras. Mas dar erros ortográficos, ainda para mais frequentes, é a morte do artista: o adjectivo que quis usar é “estrénuo” e não “estrénue”. Parece tudo colado com cuspo. Porra, José, para que andou o Estado a gastar dinheiro consigo no CEJ?

PS 2 — O Manuel escreve: “Quanto a Paulo Teixeira Pinto, julgava-o mais inteligente, na melhor das hipóteses caiu numa armadilha...” Será que o Manuel toma o Conselho Superior da Magistratura por uma entidade pouco recomendável e Paulo Teixeira Pinto por um impoluto e ingénuo que “caiu numa armadilha” de aceitar um convite suspeito? Então sou eu que quero “desacreditar, desacreditar e desacreditar (…) o sistema judicial”?

PS 3 — Armados em entendidos, o Manuel e o José sustentam que o CC é um blogue ao serviço do Governo. Não lhes vou ensinar tudo de uma só vez, mas sempre lhes digo que um blogue que tivesse essas funções teria de abrir caminho, por antecipação, às decisões do Governo. Partir pedra com meses de antecedência. Ora, não me levem mal, mas dá-me mais gozo andar a brincar às escondidas com os veneráveis da Grande Loja, o que, convenhamos, não adianta nem atrasa à acção do Governo. Mas um dia explico-vos como deveria ser um blogue ao serviço de uma estratégia. Hoje, não, porque poderia ser entendido como uma candidatura por via electrónica. E eu prefiro continuar a ser um “alto funcionário da Administração Pública”, como diz o polícia Zé.

29 comentários :

Anónimo disse...

Do texto retiro a confissão do abrantes:
"Mas um dia explico-vos como deveria ser um blogue ao serviço de uma estratégia"

Realmente, ele, melhor do que ninguém, o sabe. Só falta admitir expressamente o que todos já sabem - está a ser pago para isso. E todos sabem por quem... (por todos nós, infelizmente, daquela verba fantasma para propaganda).

Abrantes - e que tal começar a pensar pela sua própria cabeça? Não acha que se está a amesquinhar ao ser apenas um pau-mandado?

Anónimo disse...

Esta linguagem não é para mim, mas gosto do que leio,contudo estou de alma e coração com o Miguel.
à que denunciar todos aqueles que conduzem em ziguezague e em contra-mão.
Ribeiro

Anónimo disse...

Caro Abrantes. Não desanime! Continue a mostrar quem é essa gente! Obrigado tambem por me identificar quem escreve na LOJA. Sou daqueles que fui educado a olhar respitosamente uma classe que, pela amostra, me andaram a enganar a vida inteira!...Quem faz de Portugal um País quase sem sentido são essas elites...

António P. disse...

Boa tarde,
Força neles ! E está a dar resultado o "desgraçado" do Carlos ontem até já andava como os manos Gibs na pior fase !
Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro "Miguel" his master's voice:

Habemos Papa...

Anónimo disse...

Tenho uma burra mas não sou tolo, ou há tachos para todos ou não tacha ninguém. Chiça burra!

Anónimo disse...

http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2006/11/um-prenda-para-o-miguel.html

O que foste fazer Miguel.......

zazie disse...

Olha lá ó meu grande caralho: eu tenho com que me entreter a qualquer hora!
Gajo que cusca horas a que uma pessoa posta há-de ser paneleiro e mais nada.

Como se o horário das pessoas fosse todo igual e todos se tivessem de levantar a horas de lupen proletariado...

Não sei que caralho é que tu és, nem se és melro do PS e estou-me perfeitamente nas tintas.

Mas essa de te armares em porteira devias guardar para os apaniguados da causa rabichal.

Percebeste?


Conversas desse teor não aturo em gajas e muito menos em pseudo-homens de avental à cinta e esfregona de porteira na mão.

zazie disse...

Ah. E só por causa das coisas, que já sei que v.s são putas em tudo, antes que venham para aí com a suposta cobardia de dizer isto “por trás de um nick, fica desde já aqui o desafio.

É só dizer quando, que eu tenho o maior gosto de te chamar tudo isto em público em qualquer congresso ou merda do partido.
Acredita.

Se for preciso até chamo o comité central para ouvir melhor.

Era cá um prazer que nem imaginas.

Até podes avisar a televisão com antecedência e dizeres-lhe que a Zazie vai a caminho para te chamar putona de porteira socialista.

Anónimo disse...

Ele há cada uma.
Não é que a queijo flamengo foi entalado pelo Paulo Pedroso.
E não é que o José veio tomar suas as dores dos camaradas.
"No que a mim concerne, enquanto escriba da Glql, convidado e não administrador do blog......."
Para já põe o rabinho de fora não vá o diabo tecê-las.
O Carlos e o Manuel que se amanhem porque se empaturraram em Pedroso à grande e à francesa durante o ano de 2003, pelo menos.
À GRANDE JOSÉ solidariedade precisa-se
Ver no depósito do lixo
doportugalprofundo.blogspot.com

Anónimo disse...

Mas que m**** é esta, "Do Portugal Profundo" não é para aqui chamado. E põe-te a jeito, anónimo, o macho da minha burra está carente. Chiça burra!

Anónimo disse...

Pois é...JAFonseca. Realmente, parece não haver mesmo risco de um lampejo de bestunto suplementar ao que a Providência o prendou.

Se assim fosse, teria mais cuidado em não insinuar, caluniosamente, coisas que são graves, arriscando mesmo uma queixa por difamação.

Percebe ou precisa do desenho da praxe?
José | 22.11.06 - 8:46 pm |

Anónimo disse...

Este JAFonseca é reles e não perde pela demora. Do Portugal Profundo está atento a tais calúnias.

VIVA A IV REPÚBLICA

Anónimo disse...

Ó Miguel, apaga lá esta trampa: «Ver no depósito do lixo
doportugalprofundo.blogspot.com», as crianças abusadas da Casa Pia não merecem.

VIVA A IV REPÚBLICA

Anónimo disse...

Estes magistrados que aqui escrevem vomitam as tripas nojentas descompostas cheias de parvoíce e asneiras. como pode a justiça funcionar com tão reles gente? a malvadez a calunia e a injuria torpe são o trunfo da mediocridade desta plebe lusitana licenciada .
o gosto pelo arruaceirismo, a eloquência na palavrão obsceno, língua de lambedor de pufas, são os doutos conhecimentos desta intelectualidade psicopata composta de paus-mandados. este gente parece que vive no submundo, é irreal, embriagados por um poder podre, chafurdam na pocilga da intriga, utilizam a seu favor praticas de inquisidor-mor.
Valha-nos HOMENS como o autor deste blog, concordemos ou não, só com pessoas deste calibre é que vamos aprendendo algo. Ficamos a conhecer os podres desta podridão nacional incorrigível.
Alex

Anónimo disse...

Na mouche! Apoiado, o queijo tresanda!

Anónimo disse...

Alex:
Estás a assumir as dores da paneleiragem socialista porquê?
É por amor ou por interesse?
Ou preferes que chamem "gays" aos picolhos dos teus amigos xuxas?

Anónimo disse...

Alex:
Por o País não te ter dado o mínimo de educação, é que agora és o aborto intelectual que és.
Não te doas, está bem?
Só te estou a responder ao nível dos teus comentários anteriores sobre os magistrados.

Anónimo disse...

Cultura que (não) merecemos.

A MERDA que por aqui se lê,
se fosse audível,
faria corar muitas vendedeiras d´alguns mercados cá do burgo.

Anónimo disse...

A tropa foi entregar um documento reivindicatio ao STJ.
Porque carga d'água ?
Ou também já são políticos ?
O que é que eles vão fazer ao documento ?

Anónimo disse...

Boa Miguel.

Os "patos patolas" estão na fase da migração, devido á trovoada.

ZÉ Boné

Anónimo disse...

Nas afirmações e considerações que por aqui se vão fazendo as que mais me chocam e desiludem são as que produzidas por magistrados. Utilizam argumentação com padrões que roçam a vil ordinarice, procuram não elevar a discussão para patamares mais elevados o que me faz temer se um dia tiver a infelicidade de estar diante de uma barra de tribunal. Aí, o meu pensamento irá percorrer todos os disparates que por aqui vão passando, com um grau elevado de na minha frente estar um homem (não um magistrado) que julga sem padrões da moral e da ética. Todos nós corremos este risco

Anónimo disse...

Coragem e paciência tenho eu em aturar as vossa linguagem em part-time. No tribunal usais uma mais requintada, cheia de subtileza e manha. No blog, é só partir pedra, sem polimento, acida, de choque até, mas altamente grosseira e ridícula. Para quem se diz magistrado, não é prestigiante como é deplorável. Estais nas leis sem azimute, só por conveniência de interesses de algum modo pouco transparentes, alias como é regularmente relatado na c. social.

Anónimo disse...

Passei aqui só para ver se isto continua a tresandar.
Continua.
Volto daqui a 6 meses, quando tiver a pituitária recuperada, que este pivete não pode ser inalado com demasiada frequência.
É uma vergonha o Governo de um país que se respeita mandar os seus sicários fazerem porcarias destas.
Demonstra bem o nível de uns e outros.

Anónimo disse...

Sáb Nov 25, 11:57:25 PM

Seu toleirão, se até aos sábados passas por aqui, é porque andas por aqui todos os dias ......

Anónimo disse...

Anúncio português, premiado internacionalmente mas que não passou na nossa televisão.

http://www.ad-awards.com/commercials/selection/institute_for_support_of_abused_children/commercials-218.html

SOS CRIANÇA 800 20 26 51

SOS CRIANÇA DESAPARECIDA 1410

Paulo disse...

Vou voltar com + tempo.
Abraço
Paulo

Anónimo disse...

O que mais gostei foi o José dizer que o Miguel tem muito tempo livre... Ele que passa o dia inteiro a teclar!
É preciso descaramento.

Anónimo disse...

O facto do José e os outro terem permitido que o Carlos pusesse o último post sobre o Miguel mostra que naquela sarjeta estão bem uns para os outros. O José é tão responsável quanto o outro palerma a menos que seja ininputável.