domingo, abril 08, 2007

LER OS OUTROS

João Pinto e Castro escreve um post intitulado Jornalismo de sarjeta. Eis um extracto:

    “O problema das campanhas de calúnias é que é praticamente inútil desmontá-las uma a uma, porque, não tendo a grande maioria das pessoas paciência para acompanhar o detalhe do que está em discussão, fica assegurado o efeito de abalar a honorabilidade do visado.

    Há dias, dizia o procurador especial JMF na SIC Notícias que não pode comparar-se esta investigação com o affaire Monica Lewinski, porque aí estava em causa uma questão do foro íntimo, ao passo que aqui estamos perante uma questão eminentemente pública.

    Não sei se será assim tão óbvio qualificar como um caso privado uma relação sexual na Sala Oval entre o Presidente dos EUA e uma estagiária da Casa Branca, mas adiante. A questão não é essa. O que aproxima ambas as situações e é típico da política suja é a tentativa de questionar o carácter de um responsável governamental para atacá-lo politicamente.

    Lá como cá, neste tipo de campanha, cujas motivações só podemos conjecturar, vale tudo, como por estes dias temos podido observar. A maior tristeza, bem definidora da miséria intelectual que tomou conta do país, é que, por cá, o pontapé de saída foi dado pela imprensa de referência, não pelos jornais de escândalos.”

18 comentários :

Anónimo disse...

Bem visto.

Anónimo disse...

Abrantes:
É difícil desmontar os argumentos que levam à conclusão de que o Sócrates é um vigarista.
Se não fosses tu a dizê-lo até parecia simples!!!

Anónimo disse...

pareceria simples

Anónimo disse...

Vigarista és tu badamerda de anonimo, vai-te catar e mete esse lingua suja de lamber a cloaca no cú da Jmf, ele agradece.Escumalha é o que vos sois cambada de pataratas.

Anónimo disse...

Ao jornalismo de sarjeta respondem (defendendo His Martr's Voice...) os blogues da contra-informação de sarjeta...

Anónimo disse...

Tudo isto, vem uma vez mais provar que, quem manda nos países é o poder económico e não o politico.
A Sonae após ter visto a OPA derrotada, fez que o jornal que é proprietária , o PUBLICO, transformou um boato de um blog em noticia. A notícia se não fosse a revanche, seriam os crimes que os dirigentes da Independente estão indiciados. Isso sim é noticia. A desorganização administrativa e pedagógica não pode prejudicar os milhares de alunos da Independente, nomeadamente Sócrates.

O blog em causa, foi criado para deitar abaixo Paulo Pedroso e Ferro Rodrigues ao mistura-los com a Casa Pia. Não foram acusados , mas o blog transcreveu na integra o processo e tudo que havia sido escrito contra eles. Como o filão foi esgotado, agora mudou para Sócrates.

Anónimo disse...

Curiosamente para desagravar as "ofensas" aos falsamente acusados é o estado que paga, como agotra com o Paulo Pedroso mais uma vez a mamar da teta do orçamento onde os seus amigos mandam...
Um bocado de vergonha não vos ficava mal.
Vigarista é o que nostem governado .VIGARISTAS!

Anónimo disse...

Eu seu que dói.
Mas têm de ter paciência.
O Sócrates não passa de um vigaristazito.
Nem sequer merece no nome de vigarista.
Não há lugar para ele na História.
Isso é muito claro.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:20:30 PM.
Sócrates teve maioria absoluta. Ninguém vota nos títulos académicos. Vá ver se o líder do seu partido não aproveitou as facilidades do PREC, que os alunos passavam e só precisavam de estar matriculados. Algum repetiu os exames das disciplinas que teve passagem administrativa?
Quem andou na Escola sempre que viu havia alunos que eram favorecidos em detrimento de outros. Esta prática sempre vigorou no nosso pais. Porque é que os filhos de certas personagens importantes tinham sempre boas notas e tratamento de favor. Os moralistas de meia tijela são os primeiros e ir as escolas meter cunha para os filhos.

Anónimo disse...

Sócrates já está na História de Portugal de ser o politico com coragem para fazer reformas há muito adiadas.
Ao retirar regalias não justificáveis a algumas corporações, gestores públicos e políticos, criou muitos inimigos que se infiltraram no meio de boateiros.
Sócrates se houvesse hoje eleições ganhava com mais votos ainda. Duvidam?
Os portugueses já mostraram com Sá Carneiro e com Sócrates que desvalorizam boatos e atoardas.

Anónimo disse...

O autor da Margem Esquerda descobriu algumas das telhas de vidro e favorecimentos a este justiceiro "famoso".
http://raulventuramartins.blogspot.com/

Edie Falco disse...

ahahahaha, mordam-se e comam-se!! Sócrates vai ultrapassar Cavaco. Não me admirava nada que fizesse 3 mandatos. Com ataques e investigações deste calibre e com a oposição de derrotados, serão 3 os governos de Sócrates.

Anónimo disse...

Eu seu que dói.
Mas têm de ter paciência.
O Sócrates não passa de um vigaristazito.
Nem sequer merece no nome de vigarista.
Não há lugar para ele na História.
Isso é muito claro.
Terá o terceiro mandato até porque os portugueses têm sido sistematicamente estupifidicados e não têm alternativas.
Mas é bom que esse vigarista tenha mais um ou dois mandatos e aguir venha outro vigarista como ele para que, finalmente, os portugueses se apercebam que - à conta da demagogia do ataque às corporações - têm estado a ser enganados.
Aí a panela de pressão não vai aguentar a pressão.
E quando rebentar vão ser precisos mais uns 50 anos para voltar à democracia de merda como a que temos agora.

Anónimo disse...

...e a seguir venha outro...

Anónimo disse...

Vejo que há aqui tantos "herois"...vamos lá publicar os currriculuns académicos das licenciaturas em Direito dos senhores Santana Lopes e Durão Barroso ! Será que ainda se lembram das "passagens administrativas? Quantas tem eles?
Seriedade meus senhores

Edie Falco disse...

Estão a querer fazer com Sócrates o mesmo tipo de campanha de assassinato político que fizeram com Guterres (no caso de Guterres, com sucesso), agora a tentar colar uma ideia de que Sócrates é mentiroso. Não é à toa que isto surge no exacto momento da volta de Paulo Portas. A ordem é: condicionar o próximo Governo PS, inviabilizando a maioria absoluta na próxima legislatura.
A verdade é que todos os governos do PS tem má imprensa. Durão foi levado ao colo e Santana só foi contestado a partir do momento em que pôs em risco a candidatura/eleição de Cavaco. E ainda tentam impingir a ideia de que "o país é maioritariamente de esquerda"... hahaha, o mesmo país que elegeu Salazar o maior Português de sempre.

Tudo conspira para que a esquerda saia sempre derrotada, pela porta do cavalo, como foi com Guterres. O mesmo estabilishment que deu cabo de Ferro e Pedroso (será possível toda a gente ter esquecido?) agora tenta criar a pecha de mentiroso a Sócrates.

Esse facto ainda não vi dito por ninguém – o PS tem sempre má imprensa e é vítima de assassinatos políticos. Estarei enganado? Será tudo uma teoria da conspiração da minha cabeça? Afinal sempre existe o caso Santana, que é atirado como exemplo de que perseguidos pela imprensa, os há em todos os lados. Não caio nessa, esse não conta. Santana estava no lugar errado, na hora errada.

E as redações, pejadas de simpatizantes do Bloco, estão sempre prontas a executar com prazer incontido as ordens que vêm de cima, sem pestanejar. É curioso como dá jeito à direita um partido como o Bloco (também nunca caí nessa). Um jornalista bloquista pode sempre se sentir desculpabilizado interiormente por estar a participar de uma campanha de assassinato político e de vingança levada a cabo pela agenda de interesses do patrão... mata-se dois coelhos de uma cajadada, faz-se a vontade do chefe sem se sentir pior por isso...

A ordem é condicionar o próximo governo PS. Mas o que eles não contam é que estão a lidar com Sócrates... ainda não perceberam bem o personagem. Sócrates não governará com Paulo Portas ou com Louçã. Não estão a ver bem que há gente ainda com fibra neste país, pode ser que estejam todos na Beira, não sei, mas estamos de certeza diante de uma nova forma de fazer política. Não há mais lugar para o "murro na mesa", emoção de pacotilha a que se referia Soares. Há agora é agir com sensatez e frieza para não se cometer erros nem cair nas armadilhas, que estão plantadas por todo lado.

Essa coisa do diploma é uma tolice. A multidão de "desplomados" de Portugal congratula-se com o Primeiro Ministro. O problema de Sócrates é que toda a campanha negativa que lhe tentam impingir só o fortalece junto ao eleitorado. Fazer o quê, o gajo tem carisma.

Ainda não se aperceberam da situação? hahahahahaha.

Edie Falco

Anónimo disse...

SOCRATES É O MAIOR DE SEMPRE. VAMOS A ELEIÇÕES E VÃO VER A DERROTA QUE LEVAM.

Anónimo disse...

Colar a idéia de que Sócrates é um mentiroso?
Para isso não é preciso cola-tudo.
Essa é para colar cientistas.
No caso do pinóquio Sócrates basta cuspo.