quarta-feira, abril 11, 2007

Provas, inversões e outras confusões

        “Ó Miguel, não seja tão ignorante como o outro.
        Não é inversão do ónus da prova.
        Trata-se, sim, de fazer a prova de um facto negativo (não ter diploma), por parte dos jornais.
        Como sabe, a prova do facto negativo é muito menos exigente e, no caso, foi satisfeita com os dados já conhecidos, COMO É EVIDENTE PARA QUALQUER JURISTA.
        Agora, cabe ao alegado titular do direito (Sócrates/licenciatura) fazer a prova do mesmo.”


Um teórico sobre o ónus da prova veio corrigir o que eu, ao citar Paulo Gorjão, disse.

Sustenta o teórico que os jornalistas provaram um facto negativo (ausência de diploma do primeiro-ministro), o que seria “muito menos exigente” e que cabe agora a Sócrates fazer prova positiva de que possui mesmo esse diploma.

Em primeiro lugar, é falso que alguém tenha feito a prova negativa de que Sócrates não tenha diploma. Toda a gente sabe que o diploma existe e toda a discussão se tem centrado no seu mérito, apesar de qualquer pessoa lúcida perceber que essa discussão não tem sentido fora da própria Universidade. Se a moda pega, qualquer dia as provas académicas são realizadas nos jornais e televisões.

Em segundo lugar, não percebo bem o disparate de a prova negativa ser “muito menos exigente”. Toda a gente sabe que a prova negativa é mais exigente e mais difícil, porque provar que não foi praticado um facto envolve uma demonstração da impossibilidade muito complicada.

Em terceiro lugar, quando Paulo Gorjão fala na inversão do ónus da prova, fala bem, porque o que aqui se exige é a prova de falsidade de uma suspeita e não a prova da existência do diploma. Portanto, a inversão até é a dobrar e não tem qualquer fundamento.

22 comentários :

Anónimo disse...

Quem veste o que não é seu na praça o despe

tino da covilhã

Anónimo disse...

Inversão do ónus da prova
Está mais que demonstrado
Sócrates
Vai apresentar provas na TV ????
Eu não apresentava
Levava esta rapaziada caluniadora a tribunal e eles que provassem aquilo que dizem
É só suspeitas
Já provaram alguma coisa ?
O Canhoto paientemente até explica tim por tim como as coisas funcionam e deita-se como gato ao bofe ao seboso Fernandes do Público
Têm dados
Não provam
Levantam o labéu
Agora o Sócrates que explique
Ai meu rico Columbano
Que belo manguito

Anónimo disse...

O pinóquio Sócrates demonstrou, pela sua conduta, a importância que dá ao canudo. Ele é que dá essa importância. Não os outros.
E ainda não vi contrariado o facto de não ter feito a cadeira de inglês técnico.
Pela importância que dá ao canudo pordia ter tirado o curso no Técnico.
Mas aí era capaz de não poder fazer as duas coisas: demagogia política e curso de engenharia.

Anónimo disse...

... podia ter ...

Anónimo disse...

Membros do CESUR



NOME
CATEGORIA

Prof. José Manuel Caré Batista Viegas
PCA

Prof. Luís António de Castro Valadares Tavares
PCA

Prof. Manuel Leal da Costa Lobo
PCA

Prof. Fernando José Nunes da Silva
PCA

Prof. João Torres de Quinhones Levy
PAS

Profª Maria da Graça M. A. Lopes Saraiva
PAS

Prof. Rui Manuel de Carvalho Oliveira
PAS

Prof. José Álvaro Antunes Ferreira
PAS

Prof. Joaquim Jorge Costa Paulino Pereira
PAS

Prof. Sidónio da Costa Pardal
PAX c/agregação

Prof. Jorge Manuel Lopes Batista e Silva
PAX

Prof. Nuno Alexandre Moreira
PAX

Prof. José Manuel Coelho das Neves
PAX

Prof. Luís Manuel P. Cavique Santos
PAX

Profª Maria do Rosário Partidário
PAX

Doutora Elisabete Silva
INV

Engª Ana Paula Mendes Vitorino
AST

Drª Rosário Macário
AST

Arqtº António Salvador de Matos Ricardo da Costa
AST

Engº Carlos Fernandes
AST

Engª Cristina Marta Castilho Pereira Santos Gomes
AST

Engº José Carlos Branco
ASTC

Engº Rui Moura da Silva
AST

Engº Victor Manuel da Cruz Oliveira
AST

Engª Fátima Patrícia da Silva Figueira
AST

Eng. Filipe Vilaça Moura
AST

Engª Joana Castro de Almeida
ASG

Engª Ana Morais de Sá
ASG

Engª Patrícia Ferreira

Anónimo disse...

Qual a diferença?

Se os antigos agentes técnicos e regentes agricolas passaram na pratica e por decreto a engenheiros; se boa parte da elite(?)de engenheiros e doutores (?) que hoje inundam os corredores da politica e das corporações, são detentores de licenciaturas dos tempos do PREC, com passagens garantidas nas Assembleias Gerais e até administrativas da altura, que diferença faz, para a qualidade governativa, se o primeiro-ministro é ou não licenciado e por que "faculdade"?
Como cidadão atento as questões nacionais, para mim não faz diferença nenhuma, o que conta é o trabalho desenvolvido serio a prol do País,a honestidade e a competencia. Perdicados que o actual PRIMEIRO-MINISTRO os possui sobejamente reconhecidos pela maioria dos portugueses e das elites que não se deixam enrolar pelos falsos comentadores da nossa praça.
Parece um sina. Quando o país começa a dar sinal de vigor e ir em frente, aparece sempre algo nebuloso que desfaz ou tenta desfazer, voltando tudo ao seu inicio.Será este o nosso destino comum? Penso que não, assim teremos que serrar fileiras marginalizando todos aqueles que de forma viciado e terrorista querem destruir o melhor que há.

Anónimo disse...

Os corruptos estão aqui, em Lisboa e a imprensa,tvs e os comentadores lambe-botas, do que falam? De ser ou não ser engenhheiro? Isto é que é importante para os portugueses?
Tenham vergonha seus cara de pau-mandado.



Fraccionamento da despesa em empreitadas, obras lançadas por concurso limitado e por ajuste directo são algumas irregularidades apontadas num relatório sobre a actividade da empresa municipal Gebalis elaborado pelo Departamento de Auditoria Interna da Câmara de Lisboa.

Anónimo disse...

07B566

Nº Convencional: JSTJ000
Relator: SALVADOR DA COSTA
Descritores: JORNAL
PUBLICAÇÃO
PESSOA COLECTIVA
LIBERDADE DE IMPRENSA
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
DIREITO DE PERSONALIDADE
CRÉDITO
INDEMNIZAÇÃO
DANOS NÃO PATRIMONIAIS

Nº do Documento: SJ200703080005667
Data do Acordão: 08-03-2007
Votação: UNANIMIDADE

O Jornal "publico" foi condenado a pagar 75.000 mil euros, ao sporting, por difamação e calunia.Ou seja, pela publicação de noticias falsas.
O seu director "Jmf", está calado. Alias é beseiro neste tipo de noticias falsas.

Anónimo disse...

Uma das questões a tratar por parte da ERCS será a monitorização dos conteúdos de informação. Convém que se diga que esta fiscalização se reveste de particular importancia para uma maior transparencia da vida publica e para o reforço da nossa democracia.De facto quando os mentores da cabala da casa pia contra membros do PS se saíram tão bem,porque não se encetar agora nova ofensiva do mesmo teor (sórdido), no sentido da descredibilização de JOSE SOCRATES, numa altura em que a argumentação politica de combate ao GOVERNO no Parlamento, por parte dos partidos da oposição,está a falhar em toda a linha e, principalmente, quando alguns orgãos de comunicação social não conseguem disfarçar o seu nervosismo gerado pela proximidade da aprovação por parte do Governo da nova Lei de Imprensa e do Estatuto do Jornalista.
LFBT

Anónimo disse...

Abrantes e seus heterónimos lavam mais branco...

... mas a sujidade já é tanta que não há "presto" que chegue.

Abrantes: Um conselho: Você que vive para estas campanhas de limpeza de imagem, o melhor é procurar novo "dono"... Abandone o barco em que está. É que o barco afunda-se a olhos vistos.
Assegure o futuro e continuará a singrar como até aqui, bajulador e obrigado.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ò escumalha
Leia o acórdão e verificará que o problema não é a falsidade da notícia, mas sim os senhores conselheiros entenderem que, mesmo com uma imputação verdadeira como é o caso a do Sporting não ter visto contabilizados mais de 400 mil contos quando aderiu ao Plano Mateus, afectar a honra e honorabilidade do dito clube. Gerando um prejuízo que os conselheiros estimaram em 75 mil euros.
antónio arnaldo mesquita
Declaração de interesses: abandonei a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto no ano das passagens administrativas e com seis cadeiras por fazer... nos idos de 73/74

Anónimo disse...

Para milhões de portugueses, tanto o dito Ministério das Finanças, como a dita Justiça, são autênticos tentáculos do polvo que através da corrupção e jogadas de bastidores, se interligam e mantêm o poder nas mãos de canalhas que já há muito tempo e arbitrariamente se apoderaram do comando da nação, utilizando a DEMOCRACIA como uma bandeira para enganar todo o povo!
O respeito que me merecem as "finanças" e seus apaziguados é tal que me motivou a enviar-lhes em 19 de Fevereiro de 2007 o e-mail que se segue:
DIREITO DE ACÇÃO POPULAR





Para Ministério das Finanças.
Ministro das Finanças do Partido Socialista.







.
Nos termos da lei nº 83/95 de 31 de Agosto, capítulo III -“Do exercício da acção popular”-, artº 14º
-“Regime especial de representação processual” –, que diz que:
Nos processos de acção popular, o autor representa por iniciativa própria, com dispensa de mandato ou autorização expressa, todos os demais titulares dos direitos ou interesses em causa que não tenham exercido o direito de auto-exclusão previsto no artigo seguinte, com as consequências constantes da presente lei.

.
Eu, José Augusto Fernandes da Costa da Gorda, B.I. 1485758-Lx-09/02/1999, morador na R. Bento de Jesus Caraça, 14,r/c, Casal do Marco, 2840-180 Seixal., no pleno uso dos meus direitos civis e políticos e por iniciativa própria, ao abrigo da lei acima referida, represento os 3.196.674 abstencionistas que, em face da manifesta ilegalidade pela inexistência jurídica da vossa constituição canalha, tal como se demonstra por este exemplo:

.
Constitución Española.

“Constitución Española aprobada por las Cortes en sesiones plenarias del Congreso de los Diputados y del Senado celebradas el 31 de octubre de 1978.”

Ratificada por el pueblo español en referéndum de 6 de diciembre de 1978.

Em Portugal, a canalha a que pertencem, ladrões protegidos pela lei partidária, nem se preocuparam a referendar o Projecto de Constituição.
Não deram a voz ao povo, seus pulhas mafiosos.
Nem antes nem nos dias de hoje se atrevem a lidar com a democracia, nem seguir as suas mais elementares regras democráticas!
Onde pára o referendo para legitimar a Constituição?


.
Sancionada por S.M. El Rey ante las Cortes el 27 de diciembre de 1978.


Aquí, o artº 134.º (Competência para prática de actos próprios), alínea b), da vossa constituição, diz-nos que:
- (Compete ao P.R.) Promulgar e mandar publicar as leis, os decretos-leis e os decretos regulamentares, assinar as resoluções da Assembleia da República que aprovem acordos internacionais e os restantes decretos do governo.

E o artº 137.º (Falta de promulgação ou de assinatura), diz que:
-A falta de promulgação ou de assinatura pelo Presidente da República de qualquer dos actos previstos na alínea b) do artº134.º, implica a sua inexistência jurídica.


.
A vossa constituição canalha, porque feita e posta em vigor por uma ralé cleptocrática, quis sómente substituir o regime de Salazar e Marcelista por outro que lhes permitisse roubar as reservas de ouro da nação sem consequências pois a justiça e seus apaniguados também lidam e apoiam este sistema ilegal que mantém mais de 3 milhões de portugueses como escravos ( em 3 portugueses 1 não vota) com a única função de pagarem o que esta escumalha partidária exige!
.
Caro ministro de um governo minoritário (PS com 2.573.869 e abstencionistas 3.196.674 votos ), governem e desfalquem o grupelho minoritário que votou em vós e deixem-nos em paz!
.
CANALHAS como vós, que roubam pela força e ameaça de penhora, aquilo que os pobres e os doentes crónicos não têm para sobreviver, porque o estado depois de receber e utilizar os recursos dos portugueses nada deu em troca, não merece respeito!
.
Em Portugal e seguindo as directrizes de um governo e uma administração pública controlada por mafiosos e ladrões, a que se aplica totalmente o epíteto de CLEPTOCRACIA, palavra de origem grega que literalmente significa “ ESTADO GOVERNADO POR LADRÕES”,e acrescento eu, CORRUPTOS!


.
A vossa ilegalidade em exercer o governo deste país, também é corroborada pela ilegalidade das leis canalha e cobardemente elaboradas e aprovadas por 82 deputados, corruptos morais que ocupam o lugar que deveria ser ocupado por verdadeiros representantes dos mais de 3 milhões de abstencionistas !
.

O sistema de Hondt, que a cobarde e mafiosa classe política e seus apaniguados ladrões escolheu como método de distribuição de lugares na Assembleia da República Portuguesa, baseia-se na atribuição dos mandatos por forma a que a proporcionalidade entre os votos recebidos pelas listas seja reproduzida, tanto quanto possível, na composição do órgão eleito, sem descurar a introdução de um factor de discriminação positiva em relação às minorias, permitindo-lhe uma representação que a simples divisão aritmética dos votos lhes negaria. Ao contrário do que acontece em órgãos colegiais compostos por simples maioria, nos compostos utilizando estes métodos, as minorias em geral conseguem representação razoável.
.
Se o método de Hondt, «tem a preocupação de não descurar a introdução de um factor de discriminação positiva em relação às minorias, permitindo-lhe uma representação que a simples divisão aritmética dos votos lhes negaria», o que dizer da não participação em qualquer acto eleitoral não permitindo por esse facto, que mais de 3 milhões de portugueses, (Em 3 eleitores um é abstencionista!) não possam usar da faculdade de intervir na vida política e económica do país, tal como diz o Artigo 21.º, da Declaração Universal dos Direitos do Homem, no seu ponto 1. :
.
«toda a pessoa tem o direito de tomar parte na direcção dos negócios públicos do seu país, quer directamente, quer por intermédio de representantes livremente escolhidos.»

.
Reconduzindo a questão á canalhice do roubo que fazem aos portugueses através de meios ignóbeis, utilizando a legalidade que não vos assiste, mais parecendo o vosso ministério a “GRUTA DE ALI BÁBÀ” sendo você, seus empregados e o seu chefe, quadrilha documentada no conto como os 40 LADRÕES, não lhe admito que me roube ou aos meus filhos doentes com uma doença crónica grave, que este estado de mafiosos, ladrões e corruptos, exija aquilo que não tem direito, á luz das mais elementares leis e regras humanistas, porque nada dá em troca na protecção social do povo que vos sustenta!

Sendo assim e utilizando um artº da vossa constituição canalha, o 21º (direito de resistência), até que o país tenha uma constituição aprovada pelos seus donos e promulgada pelo Sr. Presidente da república portuguesa, até que os dirigentes deste país sejam homens de bem e não canalhas mafiosos, INVOCO O DIREITO DE RESISTÊNCIA POR OFENSAS GRAVES AOS MEUS DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS!




Por uma nação em que vigore o efectivo estado de direito democrático.


Casal do Marco, 19 de Fevereiro de 2007
José Augusto Fernandes da Costa da Gorda
Para bem da nação portuguesa, espero que o jornalismo de investigação prossiga com o apoio da maioria silenciosa constituída por mais de 3 milhões de portugueses, que apesar de não se fazerem ouvir na Assembleia da República, armadilhada que está, para manter o poder nas mãos de canalhas partidários e não tem voz suficientemente audível para se fazer ouvir!
Ao Expresso e Público, os meus agradecimentos e que Deus lhes permita resistir ao ataque canalha de alguma justiça controlada e manipulada pelos interesses partidários!
Este acórdão é um nojo que envergonha a nação tal a manipulação evidenciada!
Qua Abr 11, 10:02:58 PM

Anónimo disse...

GRANDE SOCRATES, calaste a blafemia e as linguas impuras que por aí vegetam pelas sargetas do rancor e odio.

HOMEM de alto gabarito, inteligente, honesto e trabalhador. Ter reiniciado os estudos aos 45 anos, é um grande exemplo de humildade para todos nós. Quem dera que esses milhares de "doutores" também se reciclacem.

Anónimo disse...

Teria mais mérito se tivesse tirado o o curso no Técnico, por exemplo.
Mas aí era capaz de não poder fazer as duas coisas: demagogia política e curso de engenharia.

Anónimo disse...

ó josé Costa, vc gostava muito de com o seu fascismo passar por cima DO MEU VOTO e da MAIORIA DOS PORTUGUESES QUE TEM TOMATES E ACREDITAM QUE UM PARTIDO PODE CORRIGIR ESSA CHOLDRA E QUE NÃO TEM MEDO NEM SÃO COVARDES E QUE VOTAM EM ALGUÉM, NÃO SE ESCONDEM ATRÁS DA ABSTENÇÃO. VOCÊS É QUE SÃO UMA ESCUMALHA.

Anónimo disse...

não me lembro da resposta de Sócrates à pergunta sobre a data de conclusão do curso...

e aquela de querer acabar o curso numa universidade com prestígio, quando o curso (e a universidade) estavam a começar!

este homem - que mente! - não prestigia e é perigoso.

zep

Anónimo disse...

Sócrates igual a si próprio.
Fantástico!
G.

Anónimo disse...

Em matéria de ónus e suspeitas, não deveria o José Manuel Fernandes vir esclarecer uma coincidência? Qual a relação da campanha do seu jornal com o desfecho da OPA do seu patrão? É que os jornais também são um poder e quando estão associados a interesses económicos que são os seus donos todas as dúvidas são legítimas.

A mulher de César não precisa só de ser séria (mesmo quando não parece)....

Anónimo disse...

E isto para já não falar do Expresso e da televisão do militante n.º 1 do PSD.

JPN disse...

Linquei ete texto em "A Grande Suspeita"

Anónimo disse...

Afinal quantos são eles? Qual é o verdadeiro? O da Covilhâ O de Coimbra? O de Direito na Lusiada? Terá sido caro? está incluida esta modalidade no programa do governo "novas oportunidades" sob o nome "tire as que puder onde puder"?

Fonte: TVI - Jornal da noite