segunda-feira, agosto 06, 2007

Sobre o comentador da SIC para os assuntos fiscais




Saldanha Sanches, discorrendo sobre o percurso académico de Diogo Leite Campos, um dos tais reformados dos conselhos de administração do Banco de Portugal, que agora é o ministro-sombra da SIC para os assuntos fiscais:

    “uma curiosa figura que se doutorou com uma tese sobre direito civil, hoje justamente esquecida e ignorada, tendo-se dedicado depois à publicação de pequenos opúsculos sobre matérias fiscais, com uma ideia central: ninguém devia pagar impostos.” [Sábado, 26 de Julho de 2007]

26 comentários :

Anónimo disse...

Nunca o vi citado em qualquer sebenta ou manual de Direito Fiscal (pelo menos dos que apodrecem aqui, por casa), nem nunca me apercebi que tivesse um discurso próprio, apenas tenho notado que quando perora, existe no seu discurso falta de substância e que das suas entrevistas, os exemplos que apresenta e as soluções que propõe, não ficam além das da porteira do meu prédio.

Anónimo disse...

caro "cínico": refere-se sem dúvida ao saldanha sanches, certo? ou aos dois? é que entre um e outro destes dois ilustres fiscalistas, não há grandes diferenças...

Anónimo disse...

"Cínico, mil vezes cínico antes que digas uma verdade". Pelo que sei o único manual de Fiscal que o Cínico viu foram as instruções de preenchimento do modelo do IRS. Logo, fala o roto do descosido. Ainda bem que veio um Sócrates com coragem para acabar com estes sabichões tipo Rebelo de Sousa. "Português sabe tudo ...".

Anónimo disse...

A diferença está nos perservativos, com saldanha pagam impostos, com o campos, não. Ou seja, fod... pra frente livre de impostos, filhos sem impostos, pais sem impostos, avos sem impostos, bisavos sem impostos.Conclusão todos de tanguinha, sem gravata.Em que mundo está este sr. campos?

Anónimo disse...

farto deles;

Pelo que me é dado perceber se v não é da geração pepsi, faz muito bem o papel.

Estudei Direito Fiscal pelo Martínez e pelo Pamplona Corte-Real (se não me engano) e nunca vi citado Diogo Leite de Campos.

Chega ou quer mais?

Anónimo disse...

De estúpidos têm andado as faculdades de direito cheias. "Enganarou-se" eu ainda sou do tempo em que se estudava por sebentas e se bebiam uns valentes canecos. Agora o cínico, pelo que vejo, é que é do tempo da PEPSI. Do tempo em que se fartavam de marrar e as notas não saíam grande coisa porque o cérebro não dava para mais. É ver diariamente os cínicos ... com cabeças ocas ... E mais não digo porque senão ainda o cínico vai bater com a cabeça na parede!

Anónimo disse...

... e se é entendido em Fiscal, parabéns, não é o meu caso que nunca lhe dei a devida atenção. Não leve as coisas tão a sério, senão qualquer dia está como o visado e SS. Passe bem.

Anónimo disse...

farto deles,

essa sua agressividade inusitada, não tem explicação nem fundamento, a não ser que V. seja um emérito fiscalista e que lamba todas as sebentas e manuais que lhe apareçam à frente e como tal, conheça, na íntegra, a "obra" dos visados.

Eu sou mais modesto: nunca trabalhei para a nota, nem entrei em competições doentias para rivalizar com os "brilhantes colegas", daí ter concluído o curso com uma nota que não envergonha ninguém, nem lhe permite que v. se alcandore aos pináculos do que se pode chamar uma "mente brilhante" - como parece querer inculcar...

Mas diga-me, sem fazer batota, o que é que conhece da obra de Diogo Leite de Campos?

É que presunção e água-benta, cada um toma a que quer e ajuda psiquiátrica também...


P. S. : Relativamente à menção feita ao PM, a bota não bate com a perdigota, o que me faz duvidar dos seus propósitos qd o menciona, antes me parece spam e ruído lançados, do que propriamente convicção e adesão às políticas traçadas.

Anónimo disse...

Só agora li o seu comentário de Seg Ago 06, 08:14:00 PM.

Afinal v. não passa de um "pretender".

Anónimo disse...

Quem estudou em Coimbra conhece a história daquele aluno que foi apanhado a meter ao bolso uns livrecos na biblioteca. Quem terá sido o larápio ?

Anónimo disse...

Tambem não me lembro da figuram mesmo andando 7 anos no ISE - quanto á não fixação de impostos, ou isenção de impostos é uma teoria e trabalho de Milton Friedman - tendo apresentado ao Reagan no seu 1º mandato, - não teve pernas para andar - tambem foi falado nos meios academicos do ISE - se ele diz que é dele a teoria é mais um que se anda a perder por cá.

Ze Bone

Anónimo disse...

Ao Anónimo de Seg Ago 06, 07:16:00 PM,

Se eu fosse Marcel Proust, o que de todo não ambiciono assemelhar-me, ter-me-ia referido aos dois, o que não foi o caso.

A ideia principal do post, com direito a foto e tudo era Diogo Leite de Campos. O título também fala por si!
Assim, seria desonesto da m/parte, vir agora dizer que me estava a referir aos 2 visados, qd o post nos induzia, salvaguardando o brilhantismo de quem o concebeu, a comentar somente a individualidade da foto.

Num comentário de "vão de escada" como o meu, seria demasiado pretensioso vir rememorar o conflito que envolve os visados e que teve como epílogo o chumbo de Saldanha Sanches nas provas académicas, em que um dos arguentes era Diogo Leite de Campos.

A tralha é toda a mesma, seria esse o comentário "blogosfericamente" correcto, deduzo do seu comentário, só que o apelo do post, liminarmente apontava para um só visado.

Assim, para a próxima, talvez se devesse sugerir a quem o elaborou, que fizesse uma pequena introdução contextualizando as circunstâncias em que Saldanha Sanches proferiu aqueles mimos.

Qd for elaborado um post visando Saldanha Sanches e e a sua obra académica, terei então o ensejo de me pronunciar...

Anónimo disse...

Leite Campos deu bola preta ao Saldanha Sanchez na agregação... palavras para quê...

Anónimo disse...

SS não é boa rês mas ao pé do careca é uma águia.

Anónimo disse...

É verdade, cínico. Não sou especialista, mas gosto de ler como convém a um "pretender". Li apenas, como quem não quer a coisa, entre outros escritos, o Manual de Direito Fiscal do Soares Martínez e, há uns tempos a esta parte comprei e li partes do Direito Fiscal de um tal Casalta Nabais. Como vês, nada de muito interesse. Mas você, mas parece um militar que um homem do direito, dispara em todas as direcções aqui na caixa de comentários, tenha calma que ainda tem algum AVC antes do tempo.

Anónimo disse...

Ó Miguel, você deve ter mais inimigos que o Pinto de Sousa. Todos os dias apresenta aqui um novo. Arre.

Anónimo disse...

Estou "estupefacto": josemariamartins.blogspot.com
E mais não digo.

Anónimo disse...

Irra:

http://dn.sapo.pt/2007/08/05/sociedade/advogado_bibi_sujeito_a_expulsao.html

Anónimo disse...

estou farto deles,

1. Quem está farto de si, sou eu;

2. Foi V. que me interpelou e quem disparou um chorrilho de disparates a propósito de um comentário feito por mim;

3. Eu não disparei em todas as direcções, limitei-me tão só a responder-lhe e a responder, civilizadamente, a um comentário de um anónimo que se me tinha dirigido;

4. Não obstante a blogosfera ser mesmo assim, dispenso bem o seu tipo de humor e as cambalhotas eivadas, as suas, sim, de cinismo.

Portanto não me chateie e acantone-se lá no seu buraquinho....

Anónimo disse...

É o grande problema da maior parte dos procuras. Descontrolo até nas situações mais simples. Por essas e por outras é que a corporação anda pelas ruas da amargura. E, só assim se justifica fazerem a figura que fazem na defesa do Sócretino.
Santo Condestável

Anónimo disse...

A hóstia que vem papar aqui diariamente,ó Santo Condestável, equivale a uma dose de metadona, não?

Anónimo disse...

Metadona anda a tomar aquela que tu conheces muito bem, quando está de ressaca e não a consegues desabituar seu mariconço de m...

Anónimo disse...

Pois eu gosto do gajo.
Ninguém pagar impostos. Grande ideia.

Anónimo disse...

O Saldanha Sanchez era da linha negra. Um traidor da classe operária.
Por isso é que foi expulso.
Fonix, ninguém consegue aturar o gajo.

Anónimo disse...

é Sanches

Anónimo disse...

O D L Campos é muito fraco.
O Saldanha é razoável, mas escreve mal.
E ambos ganham a vida com pareceres e clientes que não querem pagar impostos...