quarta-feira, novembro 14, 2007

O Harry Potter dos transportes confessa-se





"Não estou em condições de garantir que todas aquelas soluções [apresentadas no estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) sobre a localização do novo aeroporto] são perfeitamente exequíveis", afirmou José Manuel Viegas, durante a sua intervenção no Fórum Transportes e Mobilidade, promovido pelo Diário Económico.


"Sei que algumas soluções estão mal medidas", afirmou Viegas, que no entanto disse que "em vez de dizer que isto é impossível temos que dizer que vamos tentar".


“Estamos na fase de conceito de uma nova localização do aeroporto. Neste momento não temos condições para avaliar a viabilidade das soluções", reconhece José Manuel Viegas.


"Pode ainda valer a pena explorar se há ou não há vantagem de ter uma solução mista. Isto é, ponte do lado esquerdo [do rio Tejo] e túnel do lado direito do rio", afirmou José Manuel Viegas, adiantando que esta nova solução para a Terceira Travessia do Tejo exige a utilização da ilha existente no rio Tejo.

No entanto, ressalvou o professor do Instituto Superior Técnico (IST), está é uma hipótese "que ainda não está estudada".

    Telex da Lusa, 2007-11-14, 19h53

12 comentários :

Anónimo disse...

é impressionante a ligeireza com que se tratam os problemas no nosso país.

são as nossas "elites"

Anónimo disse...

MONEY TALKS !!!!!!

Anónimo disse...

Tem toda a razão a RAVE o estudo dito "técnico" apresentado pela CIP é um perfeito "embuste"! Até que enfim alguém põe claro as ditas " capacidades técnicas deste grupo",que nos últimos anos tem completamenet dominado o sector de transportes públicos.
mais de 12 mil milhões de endividamento em 31 de Dezembro de 2006 ( dava para construir de " graça" um aeroporto na OTA e toda a linha de TGV)
Mais de 750 milhões de euros de prejuízos/anuais
perderam mais de 7,5 milhões de passageiros
e ainda querem que se acredite nos "estudos" Quantos milhões mais?

Leia mais aqui "A reacção da CIP às críticas da RAVE ao traçado do TGV é surpreendente. Se se trata de uma campanha, por que, em lugar de se armar em vítima, não desmonta os supostos erros cometidos pela RAVE? Isso é que provaria a idoneidade do seu próprio estudo"

É que este senhor engº é o responsável pro todos os projectos dos últimos 20 anos nos transportes!

Anónimo disse...

Pois é, pá - O Viegas
é outro "mago" da carochinha - é o que não abunda no ppdastrapalhadas - agora, veêm dizer,ou acharam ,que a São Caetano tem bruxedo - há que vender o "antro" da bruxaria - nem com incenso da Igreja da Estrela, nem com o palito la reine, ao comando da Nau Catrineta, conseguem disfarçar a incompetencia com que esta gente nos governou desde os anos 80 - uma infelicidade, o povo é mau. mas não merecemos tanto castigo . ouvir o Viegas dizer ,que o que fez foi uma trampa , que qualquer aluno com o 4º ano do Tecnico faria melhor, é obra - esse Viegas, devia levar 30 ponteiradas na carola, 10 reguadas em cada mão - 1 carolo dado pelos colegas de estudo e 10 pontapes na peida com a marça do Eusebio - entramos na era das palhaçadas.

Ze Boné, sempre a rimar

Anónimo disse...

A ideia da ponte-túnel é impressionante, quando se sabe que um TGV não consegue subir mais do que 5 metros em altitude por cada quilómetro de linha. Como raio é que um TGV, num trajeto tão curto, conseguiria sair de um túnel para subir para cima de uma ponte?

Viegas faz, de facto, uma figura triste.

Luís Lavoura

Anónimo disse...

Este Viegas não é o mesmo dos "Estudos dos Transportes para a Fertagus? Não é o mesmo dos Estudos de Tráfego? Não é o mesmo dos estudos dos títulos de transporte? Não é o mesmo de ..todos os estudos nesta área?

Anónimo disse...

Diz o Zé Boné, sempre a rimar:


" - Esse Viegas devia levar 30 ponteiradas na carola, 10 reguadas em cada mão, 1 carolo dado pelos colegas de estudo e 10 pontapés na peida com a marca do Eusébio"


... dados pelos seus ex-alunos envergonhados e chocados com o nível a que essa "sumidade" rebaixa toda a Engenharia Civil portuguesa!


Desaparece da nossa vista, charlatão!


Um Engenheiro honesto.

Anónimo disse...

1º - dizia que a Portela chegava e sobrava, bastava ser a TIS a fazer o projecto....
2º- quando a Portela acabou, disse que tinha de ser no Poceirão, já tinha pensado no assunto e tudo...
3º- quando o Poceirão acabou diz que tem de ser em Alcochete, apesar de ainda não ter pensado bem no assunto....
4º- se Alcochete acabar, vai dizer que pode ser na OTA, se a TIS fizer o estudo....
5º-Tudo de Mobilidade tem que passar pela TIS. Criam-se maus hábitos....

Um qualquer Sócrates tinha que acabar com esta bandalheira.
E o gajo da CIP, e o outro do PSD, não diz quem paga á TIS !!!!!

Anónimo disse...

Temos ainda de discutir a hipótese do viaduto em arco sobre o Atlântico entre o Porto e Setubal.

Luís Lavoura
Simples: a ponte é submersa e/ou o túnel é suspenso.

Anónimo disse...

E que dizer do arrogantíssimo presidente da A.C do Porto, ao dizer que "não iria permitir que um funcionário colocasse em causa os técnicos que estão a realizar o seu estudo"... como estava a por em causa um "técnico tão conceituado como o prof. Viegas". Quando se trata de demagogos o tripeiro até defende o "especialista" do técnico. Já agora ficava bem ao presidente dos comerciantes do porto um pedido de desculpa, mas deve estar a comentar futebol...

Anónimo disse...

Este Viegas corre atrás de algo que presumo seja muito mas muito dinheirito.

A ligeireza misturada com leviandade e muita irresponsabilidade,leva-me a duvidar do profissionalismo integro deste cavalheiro.

Anónimo disse...

O palerma da ACP ainda diz que o Ministro neste assunto tem uma atitude marxista-leninista ! eh!, eh!,eh!,....