quinta-feira, janeiro 10, 2008

A blogosfera num minuto

1. A maioria dos portugueses não conhece o rotavírus (nem os seus efeitos devastadores), ouvi na televisão. Fiquei incomodado por estar entre os ignorantes, mas o Eduardo Pitta traz hoje a explicação para este súbito interesse dos media pelo rotavírus: é o resultado de um inquérito encomendado pelo laboratório Sanofi Pasteur, que por acaso tem uma vacina a bater à porta do plano nacional de saúde (180 euros a dose).

2. Quando os media deixam de falar num assunto, é porque as coisas estão a correr bem. Parece que as aulas de substituição, que agitaram a comunidade docente há umas luas atrás, funcionam normalmente. É um pai muito escutado nesta casa quem o diz. Sejamos solidários com o professor de trabalhos manuais Mário Nogueira, que se vê sempre em palpos de aranha para abrir novas frentes de luta.

3. O João, que andou a doutorar-se nos States, surpreende-se com o “fatalismo funcional” das universidades portuguesas. O reitor da Universidade de Coimbra não sabe “as vantagens e inconvenientes” de transformar a universidade numa fundação. Espera que o Governo lhe faça o trabalho de casa.

4. Henrique Raposo propõe-se levar a cabo uma missão impossível — pôr os parceiros do blogue Atlântico a estudar:
O (pre)texto é um trabalho de Pedro Lains [“Os Progressos do Atraso — Uma Nova História Económica de Portugal”, editado pelo Instituto de Ciências Sociais]. Como gato escaldado de água fria tem medo, não vá repetir-se a história do Tiago Mendes, ameniza a bofetada com Woodie Allen: “pois, os actores podem improvisar nos meus filmes, mas têm de saber o meu texto”.

5. André Azedo Alves não esconde aqui o seu encantamento com um post pateta e racista do Prof. Dr. Luciano Amaral de que li uma passagem ali:

    "É verdade que os negros se encontram em média no fundo da tabela de quase todos os indicadores sociais americanos. No entanto, trata-se sobretudo de uma desgraça auto-infligida. As portas estão abertas a toda a gente nos EUA. Mas os negros americanos têm vivido o último meio século (basicamente desde o fim do Jim Crow) numa cultura de auto-guetização, de recusa do “sistema”, de racismo contra o “branco” (e mais recentemente o “asiático”). Se há hoje racismo em massa nos EUA é produzido pelos negros."

Fica uma dúvida que Azedo Alves talvez possa esclarecer (quando disser o que pensa de Jardim Gonçalves): há negros no Opus Dei?

PS — O Tomás Vasques chama a atenção para a possibilidade de Madame Ségolène ainda poder vir a transformar-se numa heroína do Portugal dos Pequeninos. Desde que o outro viu um porco a andar de bicicleta…

5 comentários :

Anónimo disse...

miguelito:

ESpero que o engulir do sapo "alcochete" seja fácil e a sua digestão não te cause muitos estragos na aparelho digestivo.

Já que está em maré de comentar a blogosfera, porque não comentar estes dois posts:
http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2008/01/pssa-1.html

http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2008/01/mais-um-passo.html

As melhoras...

Anónimo disse...

Onde chegou o descaramento:

O DN pela pena (ppd?) de francisco a. Leite, opina (santana e seguro irritam Socrates), o essencial deu lugar ao acessório, num jornal que se diz de referencia. Ao adulterar a linha do debate, procura induzir junto dos mais incautos que o debate foi ganho por santana, o que não é verdade. É lamentável este tipo de escriba, que emerge do titulo assim como no texto da página interior uma certa subserviência a determinada cor política;

Nunca o escriba referiu que este novo formato de debate, só existe porque o PS e governo assim o entenderam. Nunca antes outra força política tomou tal nobre atitude, ou seja dar de bandeja um palanque grátis, onde a oposição passa a ter mais tempo para questionar o governo. Só uma força intrinsecamente democrática é que age desta forma;

Socrates passou por cima, esteve no seu melhor e respondeu a nível superior, foi mais uma vez o ganhador;

Ao que chegou esta justiça:

“BIBI” é testemunha abonatória de, josé m. martins, Como é possível que um pedofilo reconhecido pelo tribunal como tal vá depor a favor do seu advogado. Como é possível que um indivíduo, sem moral, sem ética, sem despudor e criminoso tenha capacidade de abonar seja o que for. Quem permite uma aberração destas? ;

Insólito:

A Associação comercial de viana, tem como dirigente um proprietário de firma comercial, cujo tribunal decretou e executou a sua falência. Continua a exercer o cargo, não sendo já proprietário, o que contraria o estipulado na lei para estas situações, ou seja a proibição do exercício de funções em órgãos dirigentes. O desrespeito pela lei é flagrante.

Anónimo disse...

Aeroporto
Se a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa vier a preferir Alcochete, penso que se torna obrigatório resgatar a concessão da Lusoponte nas travessias do Tejo.
De facto, seria um escândalo acrescentar ao leonino contrato de concessão que o Estado lhe cedeu -- que inclui o exclusivo em novas travessias! -- mais uma mina de ouro inesperada, como seria milhões de travessias adicionais pagas pelos utentes do aeroporto (em larga maioria residentes a Norte do Tejo). Trata-se de uma verdadeiro "enriquecimento sem justa causa". Ao menos que seja o Estado a beneficiar dele!

Aditamento
Como se sabe, a responsabilidade do milionário contrato de concessão com a Lusoponte, celebrado em 1994, cabe ao então Ministro das Obras Públicas, Joaquim Ferreira do Amaral, o qual (obviamente por coincidência) é hoje presidente do conselho de administração da dita concessionária, cujo principal accionista nacional é a Somague de Diogo Vaz Guedes (essa mesmo, a que financiou ilegalmente o PSD anos depois...).
[Publicado por Vital Moreira] [10.1.08] [Permanent Link]

bloom disse...

Voluntários para dar consultas ao Luciano Amaral, contactar
http://unsparalelos.blogspot.com/2008/01/pois-e-os-ratos-comem-os-gatos.html
e
http://blogoexisto.blogspot.com/2008/01/voz-de-rilhafoles_10.html

RAF disse...

"Há negros na Opus Dei?".

Há.