terça-feira, abril 22, 2008

Francisco Martins Rodrigues (1927-2008)

Francisco Martins Rodrigues morreu hoje. Tido como “delfim” de Cunhal, com quem fugiu de Peniche em 1960, subscreve, em 1963, as teses de Mao no conflito sino-soviético, ao mesmo tempo que rejeita as teses de Cunhal defendidas no Rumo à Vitória: um “levantamento nacional” para derrubar o Estado Novo.

Cria, em Paris, o Comité Marxista-Leninista Português. Quando Francisco Martins Rodrigues (e outros membros da organização) decide regressar a Portugal em 1964, foi denunciado no Avante! numa nota intitulada CUIDADO COM ELES [Dezembro de 1964]. Preso pela PIDE em 1966, só é libertado no dia 27 de Abril de 1974. Fazia parte do grupo de presos que Spínola não queria que fossem devolvidos à liberdade.

Francisco Martins Rodrigues esteve na origem dos movimentos que viriam a constituir a UDP. Rompe com a UDP em 1984 e torna-se bastante crítico em relação ao Bloco de Esquerda, que apelida de “esquerda cor-de-rosa”.

5 comentários :

Anónimo disse...

Ó Abrantes:
Viraste agora aprendiz de jornalista dos novos tempos, a fazer títulos que induzem em erro?
Quem te ouvir parece que o PCP denunciou o Francisco Martins Rodrigues e que ele foi preso na sequência dessa denúncia.
Lido o artigo (para quem se der ao trabalho de o ler e não se ficar pelo teu título) fica afinal esclarecida a "denúncia".
Trata-se da denúncia não de uma pessoa mas de actividades e não do Francisco Martins em concreto mas de dois elementos do "grupelho" por ele liderado.
E esta denúncia nada tem a ver com a sua prisão.
Ainda arranjas emprego na indústria da propaganda do Balsemão (se é que não trabalhas ou já trabalhaste para ele).

Anónimo disse...

Homem lucido e edialista, traído pela camarilha comunista, comportamento normal para quem deles discorde.

Anónimo disse...

O anónimo das 09h37mn ficou preocupado. Ele sabe que outras denúncias semelhantes estão no Avante, para não falar em comunistas encontrados mortos em condições muitos estranhas como o Manuel Domingos...

Anónimo disse...

Paz à sua (conturbada) alma...

Anónimo disse...

Comunismo é sinonimo de:
- Repressão;
- Policial;
- Diatdura;
- Prisão;
- Infamae;
- Traição;
- Oligarquia;
- Minoria;
- Miseria;
- Odio;
- morte;
- campos prisionais;
- Exploraçâo operaria;
- inexistencia de direitos humanos;
- falta de liberdade.

Tudo isto aconteceu à bem poucos anos. Quem não viu como se vivia na ex-U.sovietica e restantes paises sob o seu controlo? Alias. como se vive nos dias de hoje, na coreia do norte, cuba,mongolia, vietname e china?Só para citar este.