sexta-feira, setembro 05, 2008

O país real e o eixo Lisboa-Cascais

Foi divulgada a sondagem SIC/Expresso/Rádio Renascença relativa ao mês de Agosto. Não será propriamente uma novidade que os politólogos prevejam uma vitória do PS nas próximas eleições.

Mas é seguramente notícia o seguinte:


Imagem



1. A popularidade de Cavaco Silva dá mais um valente trambolhão. Como realça Pedro Sales: “Nos últimos cinco meses, Cavaco Silva passou de uma taxa de aprovação de 51 pontos para 33,4%”, colocando a hipótese de vir a ser o primeiro presidente da República a não ser reeleito (circunstância já levantada por Pedro Adão e Silva).

Não restringiria a explicação para estes sucessivos trambolhões à “desastrada comunicação sobre os Açores e ao veto à lei do divórcio”. A colagem de Cavaco à estratégia de Manuela Ferreira Leite (ou vice-versa) terá necessariamente uma quota relevante na queda de popularidade de Cavaco, que já não aparece como árbitro, mas como jogador na disputa político-partidária.





2. Não menos chamuscada desta sondagem sai Manuela Ferreira Leite. Mais de 72 por cento dos inquiridos é de opinião que a estratégia do silêncio de Ferreira Leite é errada. E mais de 68 por cento dos inquiridos entende que a líder do PSD não reúne condições para juntar os cacos (Pacheco dixit) em que se transformou o PSD.



3. Por último, parece que nem sempre o populismo mais primário compensa. Só 24 por cento dos inquiridos dá apoio ao pedido de demissão do ministro da Administração Interna, exigido pelo PSD. Como estratega, Pacheco Pereira está a revelar-se um fiasco.

8 comentários :

Anónimo disse...

A senhora parece sentada num penico do acervo da rainha D. Amélia, ou será uma senhorinha?

Luis M. Jorge disse...

"Não será propriamente uma novidade que os politólogos prevejam uma vitória do PS nas próximas eleições."

Pois. Mas certamente estava distraído quando não reparou no facto de os "politólogos" considerarem que a maioria absoluta está em risco. Já eu, foi a primeira coisa que vi.

Anónimo disse...

Vou rir muito quando Sócrates renovar a maioria... metade dos comentadores e palpiteiros deste país terão de dar um tiro na cabeça...

Edie Falco

Anónimo disse...

O projecto do Bloco de Esquerda para o país: "A não-renovação da maioria absoluta". Pensam que sem a mioria, passrão a existir para alguma coisa... para dizer que não ao governo. Que covardes. Que partido de merda.

Edie Falco

Anónimo disse...

Esta não é a mesma sondagem que revela que 42,8% diz que o governo é mau? Ou a mesma que diz que a popularidade do governo desceu 3,6%, "afundando-se num saldo negativo de 25%"?

O PR e a lider de oposição saiem "chamuscados", o que vale é que o PM (cuja popularidade desceu 3,6%) e o Governo vão de vento em popa.

O Abrantes veio de ferias mas continuam os posts como dantes.

Burns disse...

dê os dados da sondagem completa.
sabe que nem toda a gente é estupida,tambem ha politologos que acham que o miseravel score do cavaco se deve a colagem ao governo e aos favores que tem feito a socrates.
isso de conspiraçoes para derrubar governos é um exclusivo ps e principalmente a ruiva que antecedeu o cavaco.
p.s.-pessoalmente acho que o cavaco devia ser punido e nao ser reeleito

Anónimo disse...

Hoje,dia 06/08, o 1º. Ministro, inaugura o AvePark (parque de ciencia e tecnologia de guimaraes)que deverá criar 600 postos de trabalho até ao fim do ano.

Isto é o importante, o resto são retoricas, demagogia e populismo do PPd/PCp.

Nenhum Governo trabalhei tanto como este, para levar Portugal mais longe. Isto é o que conta para os Portugueses.

Anónimo disse...

Presidente a mais...

«O Presidente não fala de política interna quando está no estrangeiro, mas falou. O presidente não se imiscui nas matérias do Governo, mas imiscuiu-se. O Presidente não participa no combate político-partidário, mas participou. E o calendário não pode ser coincidência. Sê-lo-á o estado do PSD?»
(Editorial do Jornal de Negócios de ontem).
[Publicado por Vital Moreira] [6.9.08] [Permanent Link]