domingo, janeiro 25, 2009

Herman e o Ministério Público

Herman José à edição de ontem do Semanário Económico [p. 43 do Outlook]:
    «Tinha prometido ao Mário Soares que quando fizesse 50 anos me tornaria cidadão português, sob o olhar desconfortável do Cavaco que sempre fingiu que me tolerava mas que acha que estou nos antípodas do que deve ser um cidadão cordato. O Mário Soares não. Foi sempre um tipo giríssimo. Na altura em que me entregou a medalha de mérito da Cultura disse-me: “Parece impossível que o nosso melhor humorista seja alemão”. E então eu disse: “Quando chegar aos 50 anos naturalizo-me português”. Mas aos 50 anos estava eu, com a minha mãe e com um grupo de amigos, em Paris, a festejar os meus anos no Ritz, bem longe de Portugal, para fugir de um Ministério Público que sem provas, sem contraditório, sem telefonemas, sem documentos, sem nada, baseado numa coisa que um maluco se lembrou de dizer, me acusou, publicamente, do mais terrível dos crimes. E tive a noção absoluta de que enquanto viver num país deste género não me apetece ser português.»

2 comentários :

Anónimo disse...

Estou com ele e com todos que tem sofrido na pele os ataques dos garganta funda do mp.

Anónimo disse...

Para mim, o máximo do disparate foi atingido neste episódio:

"O Procurador João Guerra fez uma proposta a Herman José durante a fase de inquérito. O processo do humorista seria provisoriamente suspenso se Herman José pagasse uma indemnização à sua suposta vítima.

No entanto, o apresentador não quis fazer um acordo, rejeitando-o liminarmente. O Correio da Manhã desta quarta-feira avança que o montante estipulado era de 10 mil euros. Segundo confidenciou ao Correio da Manhã uma fonte próxima do apresentador, «a verdade é mais importante. Ninguém pode dar dinheiro para arquivar uma mentira».

Este tipo de proposta só pode ser feita nos casos de o crime em causa ser punível com pena de prisão até cinco anos. De acordo com a lei, para avançar com a proposta, os magistrados do Ministério Público estariam obrigados a informar o juiz de instrução, Rui Teixeira.

No entanto, o caso não chegou a avançar já que o arguido não quis negociar com o procurador. Herman José é acusado de um crime de actos homossexuais com adolescentes."

Fantástico ! 10000 Euros é quanto custa em Portugal tapar os erros de um MP incompetente.