sexta-feira, janeiro 30, 2009

A opacidade do olhar




Para desenjoar - que diabo, aquilo é só gráficos e tabelas - o Jornal de Negócios convidou Maria Filomena Mónica para comentar o caso Freeport.

Óptima escolha, a senhora começa logo por confessar que não percebe nada do assunto, para depois alinhar que está "ciente" de três coisas sobre o caso. Basta ler as tais três coisas de que Mena está "ciente" para que qualquer leitor com informação mediana sobre o caso e certamente com mais que fazer mudar a página rapidamente.

Faz mal... Perde aquela tirada que está logo a seguir: "A primeira coisa que notei, quando o primeiro-ministro tomou posse, foi a opacidade do seu olhar". Não preciso de vos contar o resto da história, pois não?


Contributo do João

14 comentários :

fado alexandrino. disse...

Eu se fosse ao senhor começava a ter medo.
A carta rogatória hoje publicada no Diário de Notícias assusta.

Jeronimo disse...

Mais uma pérola do Público (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1358125&idCanal=12)
:

(..)Na altura alguns observadores relacionaram essa demissão com o empenho posto na investigação do processo Freeport(...)

Isto é da maior cobardia possível. Esta figura permite a um jornalista mascarar de "notícia" as mais abjectas insidias. Usa-se a figura de "alguns observadores" para lançar suspeitas gratuitas. Quando este policia abandonou a PJ as razões forma públicas. Obviamente que já poucos as recordam. A situação ideal para o Publico insinuar que ele foi afastado por causa do processo. E se alguém afasta quem alegadamente o está a incomodar, só pode ser poruqe tem rabos de palha. Asqueroso.

Anónimo disse...

Só cá faltava a Mena!
É uma autentica adiantada mental!
Af.

Anónimo disse...

Solidario com Jose Socrates, contra a pulhice.

O~que se pode pensar do PPD/PSD?

Que o Vale de Azevedo fez escola.

Zé Boné

A. Moura Pinto disse...

Pois.. para quem aprecia umas sobrancelhas farfalhudas, encostadas a uns óculos com aros de massa...
Pior que tudo: Sócrates não andou lá por Oxford. Nem esteve no baile de debute da Guida Lopo de Carvalho, nem lhe acompanhou a gravidez de 7 meses na Nazaré, muito menos a de 3 meses no Guincho.
E se, no índice onomástico do seu BI, Sócrates não é citado, que esperar da Mena?

Björn Pål disse...

Esse atentado à inteligência e à educação em geral que é a "Mena", chega ao ponto de afirmar o seguinte:
"Sócrates nasceu no Porto, mas os pais decidiram registá-lo em Vilar de Maçada; o seu apelido não é Sócrates, mas Carvalho Pinto de Sousa. Até aqui, só tangencialmente tem culpa".
Esta fulana é absolutamete uma retardada! Uma Serigaitita deslumbrada da Capital, cujo prazo de validade se extinguiu há muito e muitos anos, é o que ela é!

Anónimo disse...

Depois de ler o trabalho sobre Eça, que apreciei, li a Biografia de Filomena Mónica. Que desilusão! Se pretendia retratar uma época, a dita socióloga dedicou-se mais a descrever-se como uma mulher bonita protagonista de muitos affaires com homens mais ou menos conhecidos. Pode ter dado gozo ao seu círculo lisboeta, mas é de uma pobreza franciscana. Vasco Pulido Valente, que pelos vistos a conheceu bem, considerou que era concepção de "costureirinha". Por isso, não surpreende a bacoquice de uma snob que, lá porque passou uns anos em Inglaterra, se acha com a família real na barriga. Talvez se tenha esquecido dos óculos (não ficam bem na fotografia, claro) e a opacidade, que é a sua, viu-a em Sócrates.

Anónimo disse...

Exactamente, esta MFM é uma mulher de recursos...
- Quer que eu descodifique?
(com resmungos de fundo: "Mas será mesmo que os homens não percebem certas coisas e tem de se lhes dizer tudo tintim po tintim?! Há um lado das pessoas e do mundo que vos passa definitivamente ao lado!!!").

SIm um olhar opaco, ela tem toda a razão.
- Não consegue captar esses sinais?
Então tente:

Vá repetindo o seguinte exercício, muitas vezes:
- pegue num video de Sócrates e faça zoom do rosto.
- pegue num video de Obama, e outra vez zoom.
Divida o ecrã em dois e ponha a correr, observando a expressão.
Vá, vá, vá, vá....
- Got it?
Qualquer semelhança é pura coincidência...

Os olhos são o "disjuntor" das emoções, no que têm de falado e meramente intencional ou no que têm de sentido e autêntico.

...ou o espelho de alma:)

Anónimo disse...

para onde é que ela estava mesmo a olhar?

Anónimo disse...

Essa filomena não foi aquela que escreveu sobre com quem fod...., as maneiras e posições mais sensuais ao longo da vida?
Se ela mesmo está tudo dito. Fico por aqui.

aviador disse...

E atenção que quando Mena olha...

Que o diga o Vasco, coitado!

fado alexandrino. disse...

Maria Filomena Mónica escrevia crónicas sempre lidas com muito agrado no Público.
Tem obra publicada e é uma intelectual respeitada.
É uma profunda humanista.
Não a conheço mas se um milésimo de Portugal fosse como ela estariamos mais ricos.

Anónimo disse...

Ó Fado Alexandrino, por favor! A Filomena Mónica? É o tipo acabado da queque de Lisboa, deslumbrada por ser bonita, porque lá conseguiu ir para Inglaterra (grande coisa!), dormiu com não sei quantos gajos. Você leu, por acaso, o "Bilhete de Identidade" escrito por ela? É um monumento à superficialidade e mediocridade. Nas suas crónicas, destila raiva contra tudo e contra todos, julgando-se muito superior (coitada!). Só não percebo porque é que ela não ficou a viver em Inglaterra. Potugal ficava mais limpo!

fado alexandrino. disse...

Anónimo disse...

Muito obrigado.
Quando o senhor tiver obra publicada e repeitada como a dela, deixará de ser anónimo e então aí já estará naquele milésimo que eu ambiciono para Portugal.