- “Um olhar rápido sobre os principais indicadores revela que os problemas na Europa e na América são semelhantes: o PIB está a cair 2-3% ao ano e o desemprego já atinge 7-8% da população activa. O que se passa no Japão é diferente: o PIB deverá cair o dobro, mas o desemprego não vai além de metade. Os deuses da economia quiseram equilibrar a desgraça. A China a e Índia vão crescer apenas 5-6% ao ano, metade do que tinham antes, e a Rússia e o Brasil deverão entrar no vermelho.”
- “Se as próximas eleições não gerarem uma maioria absoluta, o país será governável?”
- “Em Portugal existe um predomínio mediático dos agentes políticos que são, simultaneamente, analistas políticos. Pertencem a esta categoria alguns dos comentadores mais influentes, como Marcelo Rebelo de Sousa, José Pacheco Pereira e António Vitorino.
(…)
Quando o espaço mediático é dominado pelos políticos-analistas, ele deixa de ser um "locus" privilegiado de reflexão e crítica social para se transformar num meio de luta política, com o constante entrecruzar de "recados" enviados a amigos e inimigos. É isso que acontece no nosso espaço público, dominado por pequenas querelas paroquiais e algo indiferente aos debates mais relevantes do nosso tempo. Para suplantarmos esta situação será necessário ter "media" mais independentes e com mais espaço para analistas que não são políticos.”
Sem comentários :
Enviar um comentário