terça-feira, abril 21, 2009

Um post (sem exemplo) sobre o Vidal

Há quem menospreze os escritos de pessoas como o Carlos Vidal. Fazem mal.
Os simples têm a vantagem de debitarem automaticamente o que lhes vem à tola e que, como é óbvio, resulta directamente do bruá-bruá grupal que os rodeia.
Veja-se este exemplo.
O Vidal escreveu há dias uma coisa com uma tese absurda baseada em factos falsos (dizia que Rui Tavares foi processado por José Sócrates - coisa que já corrigiu, por entre uma enorme trapalhada que, quem tiver paciência, pode verificar nos comentários; e garantia, logo no título, que não havia processos contra não-jornalistas, Charles Smith, por exemplo).
Alguns dias depois, o Vidal volta a escrever sobre o mesmo assunto. Todo ele cuidados: que rectifica, solicitamente, porque Rui Tavares lhe pediu; não nomeia a probabilidade de uma determinada frase ter sido dita por Daniel Oliveira, não vá arranjar problemas ao rapaz; e omite pura e simplesmente aquilo que é público e que deita por terra a sua - sejamos magnânimes - tese).
Mas o mais caricato deste segundo post do Vidal é aquela ideia de que não se sabendo (melhor, não sabendo ele...) quem foi processado isso ser uma limitação à liberdade de expressão.
Isto é, obviamente, tudo muito confuso e patético até. Pelo que poderíamos ficar pela graça que a coisa indiscutivelmente tem.
O problema é que gente desta, com raciocínios destes, é verdadeiramente perigosa. Mais perigosa - pela patetice que procura disseminar pela opinião pública - que outros poderes, alegadamente poderosos ou ocultos.

7 comentários :

Anónimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Daniel Oliveira disse...

Venham os problemas. A frase é, de facto, minnha

Anónimo disse...

Ó João, já agora quem é o Vidal? É mesmo de ler? Eu não sei quem é o Vidal, mas deve ser mesmo importante. É do Público?

João Magalhães disse...

Oh Daniel... Se o Vidal se contorceu todo para evitar publicar o seu nome, acha que seria eu a fazê-lo? Para ser acusado de bufo? Não conte comigo para lhe arranjar os problemas por que tanto anseia...

Burns disse...

voçê bufo!!!!!!
nao acredito

ex comunista disse...

VIdal é um social-fascista, akguem de bom snso pode levar ou "louco" a serioa. Que vá bugiar la pros lado do pcp.

A. Moura Pinto disse...

Vidal é alguém que faz um esforço para não ser lido, escreva o que escrever. E o outro faz tudo para não ser ouvido, por mais que grite na SIC-N. Porque não se enxergam...