segunda-feira, junho 22, 2009

O programa da Dr.ª Manuela resume-se numa palavra: suspender




Depois da proposta de suspensão da democracia por seis meses (no plano político), vem a suspensão da construção de infra-estruturas (no plano económico), que se traduz no “orgulhosamente sós”. Por isso, tem toda a lógica a questão colocada por Nicolau Santos: Podemos mesmo não fazer o TGV? Eis um extracto do artigo no Expresso:
    (…) para os que estão distraídos, os transportes ferroviários são a grande aposta da União Europeia para o século XXI. Na verdade, em 2020 a Rede Transeuropeia de Transportes terá uma extensão total de 94.000 km de ferrovia, incluindo cerca de 20.000 km de linhas de alta velocidade. Este objectivo implica a construção de 12.500 km de novas linhas de caminho-de-ferro e a modernização de 12.300 km. Quando estiver concluída, espera-se uma redução de 14% no congestionamento rodoviário e uma redução anual de 4% das emissões de CO2.

    Última nota: a linha Madrid-Sevilha dá dinheiro. Madrid-Barcelona regista um tráfego colossal. Os franceses vão duplicar a linha Paris-Lyon e vão investir mais 14 mil milhões em novas linhas. Ou seja, há vários países a concretizar os seus projectos: Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Itália, Holanda, Suécia, Grécia, Suíça, República Checa...

    Finalmente: olhe-se para o mapa acima. Somos muito periféricos. Queremos ficar ainda mais? E quantos fundos comunitários vamos perder? (…)

6 comentários :

João Pinto e Castro disse...

Vocês devem estar enganados: Rui Moreira, um dos subscritores do manifesto dos não-sei-quê, garante hoje no Público que não vai haver TGV para Berlim.

Anónimo disse...

A velha é completamente tótó.

j. manuel cordeiro disse...

Este mapa é muito giro. Só é pena não corresponder à realidade como se pode ver aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:High_Speed_Railroad_Map_Europe_2008.gif

Anónimo disse...

Este mapa também é muito giro

http://sitiocomvistasobreacidade.blogs.sapo.pt/1068.html

j. manuel cordeiro disse...

É tão giro e útil que de Mérida para Madrid até está em projecto.

Acontece que o trocinho amarelo em construção é apenas um cadito mais pequenenito do que aquilo que temos para fazer. E é possível que a economia deles tenha andado um cadito melhor do que a nossa.

Enfim, suposições de um pagador de impostos.

PS: gostei muito das duas Barcelonas em Espanha :)

Anónimo disse...

é o que dá apostar numa candidata de 70 anos que anteriormente não mostrou nada de jeito.