quinta-feira, junho 04, 2009

Portugal dos pequeninos

    Considero João Gonçalves um dos melhores cronistas deste século XXI, um século ainda tão pequeno, como Karl Kraus considerou o XX na véspera da Grande Guerra de 1914.
    (…) Medeiros Ferreira saía de uma tabacaria (…). Abordei-o por causa do "Manifesto Reformador" que tinha sido divulgado pouco tempo antes. (…) Os Reformadores, em 1979, romperam com a "língua de pau" do dr. Soares e defenderam (como continuo a defender) a liderança institucional do PR. Coligaram-se com Sá Carneiro por causa da flexibilização do sistema económico apesar da Constituição. (…) Deu-me imediatamente um "molho" de Manifestos para distribuir. Ainda fizemos um segundo, o da "juventude reformadora", que redigi. Propusemos, em Abril de 1980, a "elevação" do General António de Spínola a Marechal. Também escrevi essa "proposta" - agora já se pode dizer - "combinada", suspeito, com o Presidente Eanes. Estivemos juntos na CNARPE que ajudou a manter Eanes em Belém depois de uma ruptura do acordo com o PSD. Nos anos oitenta, o Medeiros Ferreira esteve com o PRD e eu entrei no PSD.

7 comentários :

Anónimo disse...

Muito piquininos...

james disse...

Mas que "auto-biografia" tão florentina.

Ainda há-de chegar a Ministro da Cultura ou a Grão-Mestre da Maçonaria....

Anónimo disse...

Um verdadeiro jarrão da dinastia Ming num salão de Madame de Stäel.

Anónimo disse...

o PRD (de Eanes, Medeiros etc) é o partido que foi vendido a um grupo de nazis (ou comprado em leilão)e transformado no PNR

Joe Rod disse...

Este senhor deve ter sido presidencialista no tempo de Eanes. Depois, nos tempos de Soares e Sampaio, terá chegado a simpatizar com o parlamentarismo e finalmente deve de novo estar rendido ao presidencialismo. São as convicções tipo Morse: traço-ponto-traço.

Anónimo disse...

Estão muito bem um para o outro. Sobretudo enquanto houver quem ature gente desta.

Anónimo disse...

um é vesgo o outro um aborto. completam-se!