Estes resultados não querem dizer que a crise acabou, pois os efeitos da maior crise desde 1929 continuarão a ser sentidos, mas são sem dúvidas boas notícias:
- • A economia já cresceu no 2º trimestre face ao primeiro. Tecnicamente isto significa mesmo que já nem está em recessão. Mas, mais importante, é que este resultado confirma que o pior da crise já passou e que estamos bem colocados para iniciar a recuperação;
• Portugal é mesmo um dos poucos países na Europa que já regista um crescimento neste trimestre, o que é um óptimo sinal quanto à capacidade da nossa economia para resistir aos embates e pode ser mesmo muito relevante para uma melhor recuperação. Aliás, este é o 3º trimestre consecutivo que economia portuguesa regista comportamento melhor que o registado na zona euro e no conjunto da União Europeia;
• Afastam os cenários mais pessimistas sobre o comportamento da economia portuguesa, estando em linha com cenário económico do Governo;
• Estes resultados confirmam também a bondade e acerto das políticas adoptadas. Um dos ensinamentos da grande depressão foi que a ausência de políticas ou políticas erradas contribuíram para transformar o que era uma correcção no mercado financeiro, numa recessão e mesmo numa depressão.
Alguém se lembra do que dizia a Dr.ª Manuela a este respeito?
2 comentários :
"El Pais"
Coyuntura económica
La eurozona modera su recesión gracias a Alemania y Francia
El avance intertrimestral del PIB del 0,3% en las dos primeras potencias del euro suavizan la caída de los Dieciséis al 0,1% en el segundo trimestre"
Os vozes miserabalistas que aliados nas mesmas opiniões, deveriam ter mais tento na lingua e olhar lá para fora, onde é realçado pela positiva o crescimento das 3 decimas.A Imprensa por cá deveria ir aqui ao lado e ver como é. Os opositores esses talvez uma viagem à C. Norte e aí fazer uma lavagem como eles sabem fazer.
Eu Lembro:
"Aquilo que nós vamos verificar e, afirmo-o aqui publicamente, e depois se verá se isto se verificou ou não: A crise há-de passar no resto da Europa e nós vamos estar em crise".
(com vídeo:
http://sitiocomvistasobreacidade.blogs.sapo.pt/18594.html)
Enviar um comentário