quinta-feira, novembro 26, 2009

O interesse social (democrata) das escutas ou a velha luta da ciência (jurídica) contra o charlatanismo

Paulo Pinto de Albuquerque, um senhor com um ar antigo, saltou subitamente para a ribalta: de estúdio de televisão em estúdio de televisão, passando por uma memorável actuação no Prós e Contras, este ex-juiz vem desenvolvendo, nas últimas semanas, uma intensa cruzada em defesa do interesse social das escutas. Ele quer conhecer (e dar a conhecer) as conversas privadas de Sócrates.

Com uma argumentação que faria corar de vergonha qualquer mediano estudante de Direito, Albuquerque tem sido sempre apresentado pelos media como “académico”. Hoje, percebe-se melhor o que o move: o ex-juiz é militante do PSD e candidata-se a vice-presidente da distrital de Lisboa do PSD, essa estrutura de má fama na qual decorre (?) um processo de averiguações para apurar a existência de pagamentos a “militantes” nas eleições internas. Entre os apoiantes de Albuquerque, estão António Preto e Helena Lopes da Costa, para só falar nos que têm andado ultimamente nas bocas do mundo. Estamos conversados, não?

9 comentários :

Caty Waves disse...

Como estou a assistir na Quadratura...este que "espreitar pelo buraco da fechadura" !

Ricardo Sardo disse...

Miguel, reproduzo aqui o post que acabei de escrever:

"Esta semana perguntava o que move o Dr. Paulo Pinto de Albuquerque. Utilizando argumentos jurídicos inválidos e absurdos, que dariam para chumbar na cadeira de Processo Penal se tivessem sido utilizadas na Faculdade, e multiplicando-se em entrevistas, debates televisivos e colunas de opinião nos media, foi malhando no Primeiro-Ministro com enorme e evidente exaltação.
Através do Pedro, acabei de saber o que o move contra o PM: vai concorrer a vice-presidente da distrital de Lisboa do... PSD!
Como escreveu o Pedro, "fiquei agora sem saber ao certo quem se pronunciou naquele palco (Prós & Contras) - se o ilustre professor universitário, insusceptível de pressões políticas, ou o aguerrido social-democrata que tudo fará para travar o passo a José Sócrates". Nem mais!...
O Dr. Pinto de Albuquerque continuará a ser um brilhante penalista, mas a sua credibilidade foi ao ar. Pelo menos enquanto jurista, professor de Direito e ex-juíz.

Abraço.

capitolina disse...

Esclarecedor.

praianorte disse...

O LIXO JUNTA-SE TODO NA LIXEIRO EM QUE SE TRANSFORMOU O psd.

Anónimo disse...

Este sr dr. Pinto de Albuquerque foi, se não me falha a memória, o mesmo juiz de instrução que não pronunciou Leonor Beleza no caso do sangue contaminado administrado a hemofílicos - ou não será o mesmo? Recordo que o Ministério Público recorreu do despacho de não-pronúncia e a arguida foi mesmo pronunciada pelo Tribunal da Relação de Lisboa. É claro que não chegou a ser julgada. O pio dr. Proença de Carvalho, no dever a que está obrigado na defesa do constituinte, empatou, empatou, empatou - até que o processo prescreveu. Mas isto é outra conversa. O que importa, agora, é o dr. Albuquerque e esclarecer que a sua fama já vem de longe...

Anónimo disse...

A falta de vergonha manifestada ao partipar num debate público/televisivo fazendo-se passar por Jurista/professor de Direito sem interesse na causa, imotindo que era militante do PSD e candidato á Distrital de LIsboa, deixa claro a ética política desta gente ou gentalha!!?? è mais um ex-juiz impoluto e independente - vide Negrão, Martins, Salvado etc.....
Tudo gente impoluta e acima de qualquer suspeita !!!!!!!!

Anónimo disse...

Faltou-me acrescentar dois exemplos de Magitrados do MP que primam pela indepência, credibilidade e honestidada!!!! Isaltino e Daniel Sanches !!!!!

Anónimo disse...

Muito esclarecedor.

Anónimo disse...

Mas vejam: ele é, simplesmente, o autor do Código de Processo penal anotado mais usado e citado por todos os juristas deste país...