terça-feira, novembro 17, 2009

A palavra aos leitores

De e-mail de Manuel T., de Santa Maria da Feira:
    '1 - Entre o sábado e o domingo, diversos especialistas de Direito permitiram-me saber o que nunca me tinha passado pela cabeça: eu, depois de violado o meu direito à privacidade e de essa violação ter sido considerada como ilegal, tenho o direito de, daqui a uns anos, aceder às escutas que entretanto me foram feitas; escutas que depois ficarão à guarda de quem as fez ilegalmente e violou o meu direito à privacidade…
    Isto não será a costumeira e conjuntural “interpretação da lei”, para adequar a prática judiciária a interesses político-partidários?
    2 – Marcelo Rebelo de Sousa fez saber, no domingo à noite, que Sócrates devia estar grato a quem violou o segredo de justiça – por não o ter feito antes das eleições.
    Isto é de Professor de Direito?
    3 – Segunda-feira à noite, o Mário Crespo do costume, que até tinha escrito um artigo para o JN, chama jornalista especializado em ética e deontologia para comentar ao redor da “face oculta”. Azar: o convidado fala de honra, do jornalista que não pode ser mero reprodutor das fontes, de bom senso, do jornalismo obrigado a duvidar da bondade de tudo quanto colocam nas suas mãos, do direito que o jornalista tem que dar ao seu leitor-ouvinte-telespectador de ele mesmo pensar pela sua própria cabeça, do mau jornalismo que anda para aí… E a cada insistência do Crespo, o convidado repete, esclarecendo, simplificando…
    Não será possível repetir ene vezes esse “extraordinário momento de televisão?”…
    '

3 comentários :

pedro carvalho disse...

Como não sou nem apreciador nem consumidor dos noticiários dessa luminária megalómana chamada Mário Crespo fico com curiosidade de saber quem foi o jornalista que lhe deu em directo uma lição de ética! Quem me ajuda?

Anónimo disse...

Sr Pedro Carvalho:
Eu posso ajudá-lo porque tive o privilégio e o gozo de ver esse programa. O jornalista é Óscar Mascarenhas e o Crespo despachou-o num ápice que é o que costuma fazer quando os convidados não dizem o que ele quer que digam.

Nuno disse...

E links alguém tem links para esses belos momentos de TV? E já agora tb para uma conversa entre o Berardo e o Crespo no Jornal das 9 onde apesar da forma ser outra a substância é a mesma!