terça-feira, dezembro 01, 2009

Isto não vai acabar bem [Nova série – 19]



Paulo Querido



Pedro Santana Lopes, na última edição do Sol, com uma crónica intitulada O que fizeram os ‘generais’ de Ferreira Leite?:
    Sei que muitos estranham o que consideram ser um 'excesso de condescendência' da minha parte, para com a actual presidente do PSD. E sei também que um líder é sempre o principal responsável.

    Mas sejamos justos: Manuela Ferreira Leite fez o que era expectável. Os que a rodearam é que, no geral, fizeram muito pouco ou muito mal.

    Recordo aos mais esquecidos que, em Abril de 2008, disse que Manuela Ferreira Leite não era a pessoa mais indicada para defrontar José Sócrates nem os outros líderes partidários. Por isso, decidi na altura candidatar-me. Os militantes escolheram-na, e escolheram conhecendo-a bem. Só que escolheram os militantes anónimos e escolheram outros, com muitas responsabilidades e com muita experiência. Por isso mesmo, não se podem queixar de Manuela Ferreira Leite. Queixem-se, quando muito, de si próprios.

    Do 'Dream Team', quantos deram a cara pela mudança de que o país tanto carecia? Dos que tiveram responsabilidades delegadas — por exemplo, com o Gabinete de Estudos —, que resultados produziram? Que relatórios podem apresentar do trabalho feito? Ou será que não podem, porque não houve trabalho nenhum?

    DE TODOS os que anunciaram ir fazer o grande sacrifício de tirar horas às suas brilhantes actividades profissionais — porque, finalmente, voltava a haver uma liderança que o justificava — quantos fizeram aquilo a que se propuseram? Desde o 1.º vice-presidente até ao mais discreto dos vogais? Sei o que trabalhou o secretário-geral e a sua equipa. Foi notório o empenho de Aguiar Branco (e de Castro Almeida).

    E os outros? Os que se passeavam juntos em Guimarães com um ar e uma pose de deuses do Olimpo que se tinham dignado descer até junto dos comuns mortais? O que mostraram estes, para além das suas conhecidas vaidades de cíclicas demarcações de lideranças a quem deveriam lealdade? Esse é o ponto! O tipo de gente que salta de líder para líder com a maior desfaçatez. O tipo de gente que se acha imprescindível — porque não pode prescindir do poder de que beneficia sempre às cavalitas de outrem. São estes os que traem.

3 comentários :

Antolin Santos disse...

O Santana tem toda a razão. Ele é muito melhor do que eles em todos os aspectos.

Anónimo disse...

Como gosto eu de ler o "Menino Guerreiro" a dar palmadinhas nos coleguinhas do infantário do PSD !Ele é sempre o melhor, o que sabe fazer, o que tem razão apesar de tudo. Nunca se engana e raramente tem dúvidas(exactamente como aquele de quem tanto gosta,o inefável Cavaco Silva) Esta gentinha é cá uma colecção...Antonio Manso

Pedro L disse...

Eu admiro Santana Lopes, nunca morre, quando menos se espera vem ao de cima como um sobrevivente... desde que não vá a votos, claro !!!
Pedro L