quarta-feira, fevereiro 03, 2010

De pé, ó vítimas do Sócrates!

            1: M. Crespo está a escrever uma telenovela e não a relatar a realidade. De que outra forma interpretar a omissão à referência a Medina Carreira na crónica acusatória? Os personagens parecem surgir como naqueles seriados escritos na hora, de acordo com os desejos dos telespectadores. "Para uma referência ao Medina Carreira - Prime a tecla 1”; "Para uma referência ao PR - Prime a tecla 2"; "Para outras referências - Prime a tecla 3 e deixe o nome da sua preferência".

            2: "Dois problemas [Crespo e Carreira] que precisavam de ser solucionados", pergunta o i? "Sim, presumo que sim", responde Crespo. Andamos a discutir presumos!.


É verdade, trata-se de uma telenovela cujo enredo não se atrapalha com os factos: Nuno Santos desmente Mário Crespo? Crespo faz beicinho e retira-o dos próximos episódios. O subdirector do JN sustenta que o texto de Mário Crespo não foi publicado por comum acordo? A telenovela omite este pormenor, uma vez que a realidade não pode estragar uma boa história.

A entrevista hoje dada por Mário Crespo ao 24 Horas é, a todos os títulos, elucidativa:
    - O tal "executivo de TV" por si mencionado no texto, falou?

    - Na altura em que me chegou o e-mail a relatar a situação, onde era apontada a sua presença nesse almoço, confrontei-o com a informação que tinha recebido.

    - Qual foi a reacção dele?

    - Respondeu-me através de um e-mail em que confirmava apenas o contacto que tinha tido com o primeiro-ministro...

    - Mas ele confirmou a informação que o Mário referiu na crónica, acerca de ser "um problema" que precisava de solução?

    - Disse-me apenas que tinham falado de questões relacionadas com jornalismo.

    - Mesmo depois desta explicação decidiu escrever a crónica. Não ficou satisfeito com a resposta?

    - O que aconteceu foi que entretanto falei com outra pessoa que presenciou a cena e me confirmou o que se tinha passado. Por isso escrevi a crónica.

    (…)

    - Mas os jornais deram ontem a conhecer que não houve qualquer almoço entre os governantes e um "executivo de TV", mas sim um encontro fortuito no final de um almoço entre Nuno Santos e Bárbara Guimarães. Isto não bate certo com a informação que lhe foi prestada pelas fontes fidedignas que diz ter consultado...

    - Há variantes. Eu não digo que eles almoçaram. O que eu digo é o que está escrito no texto que fiz para o "JN". E as palavras que utilizei foram rigorosamente pensadas. Eu digo que houve um encontro entre o primeiro-ministro e um "executivo de TV", que já se percebeu ter sido o Nuno Santos.

    - Isso não dá a entender que houve uma reunião entre os dois, quando o que aconteceu foi um encontro casual?

    - Mas isso não muda nada do que eu escrevi. O que escrevi está escrito. A questão substantiva é que houve um encontro em que o primeiro-ministro se referiu a mim como um louco que tinha de ir para o manicómio e que era um problema para resolver.

    - O que os jornais relatam é que nesse encontro, que foi rápido e ocasional, se falou de muitas coisas e, quando o seu nome foi referido, não foi nos termos por si usados...

    - Não é essa a conclusão que eu tiro.

    - Mas no e-mail de Nuno Santos ele não desmente que o primeiro-ministro se tenha referido a si naqueles termos?

    - Posso inferir que não foi uma conversa banal.

6 comentários :

baladupovo disse...

mario crespo é uma 'mulher de soalheiro', um bufozito cusco qq, faz lembrar os bufas no tempo da pide.
mário crespo tem que perceber que a sua falta de credibilidade é detectada sem qualquer dificuldade mesmo por um cego.

Anónimo disse...

OK - conclusão: são todos iguais, todos CIcos-espertos . Mas o Eng. Sócrates é o Primeiro Ministro do meu país. E é triste, muito triste, ter um Chico Esperto como primeiro ministro ( é que, como se vê, a sua bitola de exigência pessoal e externa não sai daí - do chico-espertimso. è mesmo o "HABITUEM-se").
E quem foi ensinado, de pequenino, a não ser chico esperto e a pretender mais riqueza humana, moral,cultural e pessaol da vida ? O que faz ?Adapata-se ? È difícil ( nunca lutar com um porco na lama, porque sujam-se os dois, mas o porco gosta).


C.

Anónimo disse...

Mario Crespo com esta entrevista , baixou as calças...

Carlos Ramos disse...

Mário Crespo é um ser a todos os niveis abominável. Este blog é o que ilumina o mundo com verdades indesmentiveis, não fosse o mundo outra coisa completamente diferente. Disse bem anónimo, trata-se de lama, mas do PM, isso nunca... louvado seja Deus que não livra das campanhas...negras.

Anónimo disse...

No encontro entre o PM e um alto quadro da tv, que afinal não foi um encontro no sentido em que se pensou quendo lemos o artigo publicado pelo psd, parece que afinal o PM não disse exactamente o que parecia que tinha dito, mas não importa, como era o Pm a gente pode interpretar sorrisos, meias palavras, nenhumas palavras, enfim o que se quiser.
Ah, que saudades do tempo da tropa...

xicoribeiro disse...

Crespo esta passado. Um louca não faria melhor. Foi senhor que nunca admirei. Aquele seu ar superior, de grande jornalista...mediocre, mas que afinal não passa de um espirro venenoso.