sexta-feira, março 19, 2010

Ensaio sobre a cegueira: o papel da esquerda na coligação negativa



1. A falta de pluralismo na comunicação social não afecta apenas o PS. O BE e, talvez mais, o PCP são também vítimas do domínio dos media por parte da direita. É, por isso, aparentemente incompreensível que os partidos mais à esquerda dêem gás à campanha da direita contra uma imaginária “asfixia democrática”, que irá reforçar mais ainda o domínio do PSD e do CDS sobre os media.

Só muito recentemente se viu uma ou outra denúncia desta situação: André Freire, no Público, e José Casanova, no Avante!.

2. O arrebatamento da oposição perante o alucinado crime de atentado contra o Estado de direito leva a crer que o BE e o PCP não mediram as consequências da abertura da caixa de Pandora. Mais dia, menos dia, um qualquer magistrado sujeito a alucinações não hesitará em ver na rejeição da “democracia burguesa” um crime de atentado contra o Estado de direito. Para não falar de declarações como as de Armindo Miranda, nas quais este membro da Comissão Política do PCP assegura que tudo fará para impedir que um governo democrático governe.

Com o rumo que as coisas estão a tomar, a justiça reserva-nos grandes surpresas. É bom recordar que a direita se preparava para ilegalizar o PCP e os grupos de extrema-esquerda na sequência do 25 de Novembro, o que só não aconteceu pela intervenção enérgica de Melo Antunes.

18 comentários :

Aristófanes Briol disse...

Melo Antunes, um herói da liberdade de organização política? «É bom recordar», diz o Miguel Abrantes? Olhe que dados os antecedentes da inventona de 28 de Setembro de 74, imposta pelos esquerdistas militares com o apoio do PS de então, talvez não seja...

Enfim, são tempos que já lá vão e que talvez não tenha vivido directamente. Mas para quê ressuscitar ruins defuntos?...

Anónimo disse...

"Dominio dos media por parte da direita..."
Esta anedota, nem aos gato fedorento lembraria.

Anónimo disse...

A extrema-esquerda está a fazer a cama onde se vai deitar.

Zé da Póvoa disse...

Ainda recentemente na Madeira, Jardim quis marginalizar o PC alegando que este partido não defendia a democracia. Não será que ele até tem razão?

Anónimo disse...

É isso mesmo, o ensaio sobre a cegueira.

Anónimo disse...

Não há melhor exemplo de idiotas úteis do que os tipos do "5 dias".

Anónimo disse...

a direita controla os media e o bloco dá uma ajudinha. mas o povo está de olho e o bloco já começa a baixar nas sondagens.

Carlos Nunes disse...

Os comunas e os bloquistas preferem ser mandados pelo Rangel que pelo Socrates. O resto é conversa.

Gabriel Sousa disse...

OH Miguel na mouche!!!

Anónimo disse...

É o chamado radicalismo pequeno-burguês de fachada socialista. Leiam o Cunhal.

Anónimo disse...

O Louçã precisa de queimar o Sócrates para aderir ao PS. É o entrismo no seu esplendor.

Anónimo disse...

Também o Mário Soares foi violentamente atacado pela esquerda anquilosada.

Anónimo disse...

PCP-BE aliados objectivos da direita reaccionária

Carlos Santos Martins disse...

Aristófanes Briol

Sim sim, Melo Antunes é um HEROI do 25 de Abril !!!

António Judeu disse...

Isto do controlo da comunicação social é das maiores patranhas que o PPD-PSD e as oposições acocoradas a Cavaco Silva nos tentam impingir.

Qualquer pessoa que chegasse a Portugal pela 1ª vez e percorra os canais de televisão e imprensa escrita, qualquer um que veja quem são os opinadores, os convidados dos programas de discusão política, entre outros, ficarão com a ideia errónea, tal é a escassez de representatividade do partido mais escolhido pelos portugueses, que o PS deve ser um partido que tenha para aí uns 3 ou 4% dos votos.

E certamente pensará, tal é a representatividade do PPD e das Oposições nos ditos programas diários de tv e jornais, que é o PPD-PSD que governa o país com mais de 50% dos votos.

É exagerado o que estou a dizer?

Então basta estar atento aos noticiários e programas de discussão política em Portugal, na RTP, na RTPN, na SIC, na SICN, na TVI, na TVI24, e na grande maioria do jornalismo que é posto nas bancas!

Neste momento e para espanto de muitos portugueses, o PS, o partido que os portugueses escolheram para governar Portugal não vê reflectida com a justa proporcionalidade 'a sua opinião' nos programas televisivos do género. E não é de agora! Isto já vem mais vincado desde que Ferreira Leite chegou à liderança do PPD.

A título de exemplo, ainda outro dia via a RTPN apresentando o programa 'Vice-Versa', falando da actualidade política em Portugal, com 2 representante: um do PSD e outro do..PCP!

Quer dizer, os portugueses escolheram o PS como o mais representado do sentir social, mas ali não estava representado o sentir do maior nº de portugueses.
Ali a pluralidade só reflectiu o 'sentir dos contra'.

Anónimo disse...

O DIREITO A MANIFESTAÇÃO É VIOLENTAMENTE REPRIMIDA PELOS ESPIRROS FASCISTAS DOS castros QUE NEM SE COÍBEM DE BATER EM MULHERES IDOSAS E INDEFESAS.
O POVO CUBANO MERECE O NOSSO CARINHO E APOIO.
VIVA CUBA LIVRE

Anónimo disse...

«De vitória em vitória até à derrota final» tem sido o lema da Soeiro Pereira Gomes.

Anónimo disse...

Bem visto. Tudo leva a crer que a democracia é uma utopia e a direita há-de beneficiar dos estragos que a esquerda estupidamente vai fazendo.