sexta-feira, abril 02, 2010

Do monstro à geração Fox News

António Nogueira Leite deu duas entrevistas (ao i e ao Jornal de Negócios) que deram que falar na blogosfera.

Na entrevista ao i, Nogueira Leite disse o que pensava de uma certa direita que anda pela blogosfera e que se encontra refugiada no Instituto Sá Carneiro: “Na área política, foi um bocadinho, enfim, uma versão saloia da Fox News — acho que essa parte é menos relevante.

Uma vez que a Marmeleira não se situa na região saloia, Nogueira Leite foi levado a ser mais explícito na entrevista dada depois ao Jornal de Negócios: “Há um grupo no PSD a que chamo ‘geração Fox News’: uma simbiose entre os ex-leninistas e os miúdos muito conservadores que têm no Pacheco Pereira uma espécie de ídolo.” E acrescenta: “Quando bato no Pacheco Pereira, sei que o estou a fazer. Estou convencido de que é uma das pessoas que fazem pior à democracia portuguesa. Não é bom ter uma pessoa que tenta ser a referência moral do regime, quando no fundo é uma pessoa que vive da polémica. A contrapartida é o tempo de antena. Um tempo que não é gracioso como o meu. É um tempo de antena profissionalizado.”

Mas talvez o aspecto mais interessante das palavras de Nogueira Leite tenha sido recordar, na entrevista ao i, o modo como Cavaco Silva fez disparar o défice para vencer as eleições legislativas de 1991:
    A crise exacerbou toda esta questão, mas o essencial é que a consolidação necessária não chegou. Isto não é uma crítica apenas a José Sócrates, faço-a aos governos de Cavaco. é uma crítica que vem desde a consolidação do Ernâni [Lopes]. Lembro, por exemplo, o ano de 1991, que foi importantíssimo do ponto de vista político, em que a maioria absoluta custou o maior crescimento da despesa pública de que me lembro, desde a I República. Esta associação entre despesa pública e política tem sido muito perniciosa.
PS — Só é de lamentar que os jornalistas do i não tenham dado oportunidade a Nogueira Leite de ser mais claro em relação às parcerias público-privadas. Teria valido a pena.

2 comentários :

A. A. Barroso disse...

É verdade. Mas o i, uma espécie de jornal de parede do PSD, não está aí para fazer coisas dessas...

Anónimo disse...

Não querem lá ver que quem quer asfixiar o PSD é o PSD?