domingo, abril 11, 2010

No congresso dos Lombos [10]


Unidos para libertar o futuro


Quando os partidos políticos não têm nada para apresentar a não ser vacuidades, que propõem? Uma revisão constitucional. Para não ir mais longe, veja-se o caso de Luís Filipe Menezes, que fez da revisão constitucional a bandeira do seu consulado. Ou a “alternativa” de Paulo Portas ao PEC, que não foi capaz de ir além de uma proposta de revisão constitucional (para impor um tecto à despesa pública).

Pedro Passos Coelho não fugiu à regra: quer uma revisão constitucional imediata, rasgando o compromisso entre os maiores partidos de a fazer após as eleições presidenciais, de acordo, aliás, com a vontade de Cavaco.

Mas é através dos tópicos enunciados por Passos para a revisão da Constituição que se percebe a dimensão reaccionária do programa do PSD que vem a caminho, com um ataque sem tréguas às políticas sociais. Para começo de conversa, o novo inquilino da São Caetano à Lapa já fala em “libertar o futuro”:
    • Da saúde e da educação públicas, mediante a sua privatização; e
    • Das prestações sociais, transformando direitos em dádivas da sociedade, geridas pelas instituições particulares de solidariedade social, a ponto de o representante do PCP no congresso, Armindo Miranda, ter dito que Passos fez um bom discurso para presidente das IPSS, embora o cargo esteja ocupado pelo Padre Maia.
Neste contexto, fazem sentido as palavras de Nuno Melo do CDS, que, entrevistado no final do discurso de Passos Coelho, se mostrava encantado por ver o PSD vir de encontro às propostas da extrema-direita parlamentar.

3 comentários :

Anónimo disse...

pode ser bom para o PS

PSD e CDS vão andar ao despique para ver quem fica mais à direita

o PS pode aproveitar a faixa do centro

rodasnopervil disse...

Passos Coelho atirou a pedra e escondeu a mão.Falou nas reformas chorudas e não se lembrou das que auferem ;Mira Amaral, Teixeira Pinto e outros que tais...
Quer outra constituição, mas não diz para quê. Nós sabemos que é para acabar com o SNS mas não teve coragem para o dizer.
Uma hora de pura vacuidade politica, não apresentou uma ideia de economia, de justiça, de politica social para combater o desemprego etc etc etc.
As raposas do PSD estão á espera da noite para atacar as galinhas...
A cobertura mediatica foi vergonhosa, desde a publica até á privada. Na RDP-RTP-RTPN foi de um seguidismo assustador,a exaltação de M Flor Pedroso foi do mais puro servilismo politico ao PSD bem como a RTPN é execrável... A tenda está montada para o circo PSD.
É bom que os Portugueses se cuidem porquem vem aí puro veneno chauvinista, desbragado e populista, mas cá os esperamos!.

rodasnopervil disse...

Nogueira Leite desautoriza Frasquilho. Diz que Frasquilho não tem capacidade para falar em nome do PSD.
Capucho briga com Felipe Menezes por causa da cadeira do conselho de estado!
Já começaram ? está bem está...