- 'O Bloco de Esquerda, constitui-se como uma Organização Partidária de Esquerda Socialista e Democrática, nas suas vontades, quereres e exemplos para a transformação da sociedade capitalista rumo ao socialismo.
A sua estrutura organizativa parece cada vez mais enclausurada nos órgãos dirigentes, as suas decisões cada vez menos discutidas e o seu poder burocrático extremamente “agarrado” e desconfiado.
O grupo de centenas de militantes que pedem uma Convenção Extraordinária, e por isso necessitam de 10% de aderentes, requerem os cadernos de inscrições/militantes, e estes não lhes são facultados.
Uma candidatura a uma Coordenadora Concelhia, requer o mesmo e é-lhes vedado o acesso. Quer dizer, o partido esconde o nome de todos os jogadores, à equipa e ao treinador que concorre à possibilidade de poder formar equipa e treiná-la. Coisa estranha, este secretismo, num partido que pugna pelo exemplo de democracia interna e informação horizontal.
O BE caminha para onde? O BE deve ser aberto, plural e sem receio da alternância dos seus corpos dirigentes, tanto concelhios como distritais e nacionais.
Liberdade, o 25 de Abril está aí, camaradas.'
8 comentários :
O BE não caminha para lado nenhum!
Está cristalizado no sistema triclínico e apenas tem por objectivo o regresso da direita ao poder.
O resto são intrigas palacianas entre refugo do trotskismo, do maoismo e da 4ª Internacional.
O que é lamentável é que a impreparação política do povo português admita a existência de tal coisa, nunca vista na Europa..
Entretanto no PS, ninguém tem coragem para abrir a boca contra Sócrates, até ao dia em que de entre os apparatchiks surgir um outro e comecem todos a dizer que "José Sócrates foi mau para o PS, não promoveu o debate interno e era autoritário e bla bla".
Apesar de tudo, os estatutos do BE são os mais liberais em Portugal, essa notícia saiu, vocês sabem-no. Óbvio que a máquina burocrática existe igualmente, mas como existem menos lugares para distribuir por cargos políticos como no PS, não existe uma quantidade tão absurda de vampiros como nesse partido asqueroso que não tem vergonha de ostentar a palavra "Socialista" no seu nome.
O que vale é que as ideologias morreram e hoje o PS, apesar de se borrar de medo com a ascensção do BE, nada tem a temer.
Olha um bloquista a tentar explicar a ideolpgia do BE...explicando que não têm tal coisa!
Brilhante!
E quanto aos Estatutos serem muito liberais...estamos conversados sobre a "não ideologia dominante"
A crença religiosa sobre uma suposta superioridade de um partido político que se diz a caminho do socialismo, mas, deus nos livre, sem ideologia, até é engraçado não fora uma originalidade do tipo religioso-virginal-parideiro!
Saúde!
No fundo, bem no fundo, o Bloco de Esquerda é um bom partido..para a Direita. É-o também para a Esquerda? Tem de dar provas disso. Não defendendo os interesses corporativistas, mas atacando-os, como atacou o PS. Depois desse gesto, pode ser que os tugas vos olhem com outros modos. É que até lá nunca deveis subestimar o instinto político dos portugueses. Eles não alardeiam..mas sabem, na hora do voto..secreto!..aquilo que querem.
MFerrer não me julgue bloquista, pois não o sou. E nada do que disse tinha algo que ver com "explicar" a ideologia do BE, ou você é o Prof. Karamba e sabe ler muito bem entrelinhas. O BE é um partido em primeiro lugar anti-capitalista (depois as facções têm ideias distintas na concepção da sociedade ideal, bem como da História).
Mas pela sua maneira de escrever já vi que não consegue descortinar do que alguém fala, se não lho faz de feição, por isso passe bem, você e os seus botões.
MFerrer supondo que V. vota no PS (e quem sabe, para o defender tão acerrimamente num blog servil do Poder, se não é de facto funcionário do Partido) esclareça-me lá que ideologia anda para esses lados hoje em dia?
O bloco não passa de um grupo de "bons"rapazes,que imbuidos de um espirito aventureiro em aliança com a direita esta a fazer o caminho desta.Pessoalmente o bloco é um grupelho multicor cheio de fantasia que objectivamente trabalha em aliança com as forças da direita da direita, para não dizer fascistas.
"Ospulhas", vá e tome os seus comprimidos. Entretanto leia o PEC e diga-me quem é de direita.
Enviar um comentário