- ‘So PT looks like the obvious winner. Zeinal Bava, its markets-oriented chief executive, will be even more celebrated by shareholders for extracting every penny from the Spanish, and then some. Telefónica paid 14% more than PT’s entire pre-bid market capitalisation for the stake in Vivo, which brings in under half of the Portuguese firm’s revenues. César Alierta, Telefónica’s tough-guy chairman, has an uphill battle to prevent today’s deal going down on his record as an expensive folly.’
- The Economist, Brazil calling
Quando o Estado pôs em cima da mesa a golden share, fixou as regras do jogo:
- • É preciso que a PT continue a ter uma posição relevante no mercado internacional;
• O valor oferecido pela participação na Vivo, embora já elevado, é insuficiente, tanto mais que importa cobrir também os custos de reinstalação.
Pedro Elias, 28.07.10, Lisboa
Lição financeira — A circunstância de a Moody's baixar o 'outlook' da Telefónica e manter o 'rating' da PT diz tudo sobre a forma como o mercado viu a operação.
Lição política — O mercado não se compadece com gente imatura que acha que se tratava de um mau negócio, mas que, apesar disso, entende que não deveria intervir, deixando por conseguinte que a operação se fizesse. O mercado premeia quem sabe lutar e não os anjinhos que — pasme-se — aspiram a governar o país.
ADENDA — O leitor João S. chama a atenção para um aspecto que importa reter: "(...) outro dado importante: o preço alvo da PT subiu: (...) 11 euros (antes era 8). Isto é ainda mais importante do que o rating. Para além de se garantir a presença no Brasil, significa que este negócio criou valor."
2 comentários :
e ainda mais importante, permite que a PT continue a ser a primeira empresa PORTUGUESA a investir em inovação, ou seja, os jovens engenheiros PORTUGUESES sabem que podem ter em Portugal uma grande empresa PORTUGUESA onde podem trabalhar e a continuar a desenvolver excelentes projectos para exportar para o ... Brasil, e toda a América Latina.
é também por esta razão que o veto inicial ao negócio foi importante
A venda à Telefónica, sem a golden share, tinha dois inconvenientes: Um, é conhecido tinha sido vendida por menos dinheiro.A segunda, era bem pior, a capacidade de negociação com a OI ia ser mais dificil e onerosa, pois a OI sabia que queriamos continuar no Brasil, como tal há que abrir a boca pois eles não têm outra alternativa.Passos Coelho não sabe disto porque só agora entrou na academia de Alcochete...
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