quinta-feira, novembro 18, 2010

Rui A.: novidades só no Continente

A direita fica logo aos saltos quando dá conta de uma notícia aparentemente má: a OCDE projecta para 2011 uma contracção do PIB português de 0,2% (o Governo, recorde-se, afirma que o país deve crescer 0,2% no próximo ano).

Mas alguém se lembra da projecção da OCDE para 2010, efectuada há cerca de um ano? Pois bem, era de um crescimento de 0,8%. Hoje sabemos — tendo em conta os resultados dos primeiros três trimestres — que Portugal pode crescer o dobro.

Os cálculos da OCDE costumam, aliás, errar sempre por defeito — como já tínhamos mostrado aqui.

1 comentário :

Anónimo disse...

A projecção da OCDE contava com a verdadeira consolidação do orçamento português, ora o Estado com o fundo da PT (descontando os submarinos) gastou mais 1.7 mil milhões de euros, ou seja 1% do PIB. Como sabe o rendimento = Consumo privado + Gastos do Estado + Investimento + Exp -Imp, logo se os gastos do Estado foram 1% do PIB acima do previsto (e descontando as importações e considerando que em Pt o efeito multiplicador é quase zero), este acréscimo de despesa deve ter impulsionado o PIB em cerca de 0.6 a 0.8%, Então 1.4% - 0.6% é... ...é 0.8%.
A OCDE não contava que se continuasse a gastar...

Publique e responda...