quarta-feira, dezembro 01, 2010

Dica para Rui Ramos




A investigação da revista Sábado (agora com outro link) põe em evidência que a “política da verdade” norteou desde sempre a vida de Cavaco. Mas ao dar conta de que Cavaco comunicara à PIDE que estava “integrado no regime político” de Salazar, a Sábado abre uma hipótese académica interessante: como teria sido o percurso político de Aníbal Cavaco Silva se Salazar não tivesse caído do cadeirão, dando lugar a Marcello Caetano, que preferiu chamar a si um outro tipo de jovens com ideias “mais arejadas”?

Rui Ramos, que acabou de fantasiar o que teria acontecido se Sá Carneiro não tivesse morrido, bem poderia repetir o “exercício de história virtual” com Cavaco, partindo do pressuposto de que Salazar não viria a sentar-se no cadeirão.

7 comentários :

Anónimo disse...

Na realidade trata-se de uma noticia oportunista da revista Sábado. Aquele procedimento era normal naquela época para que os militares pudessem obter uma determinada classificação de segurança "NATO", se não fossem do quadro permanente. Se procurarem nos processos de outros oficiais milicianos que trabalharam em Quarteis-Generais militares na época encontrarão certamente os mesmos documentos. Além disso, se Cavaco não respondesse daquela forma, não obteria a certificação, e se contestasse o que quer que fosse naquele documento da PIDE, sofreria as consequências. Assim penso que não passa de uma meia campanha negra, sem motivo nem razões para ter esta divulgação

Anónimo disse...

o ramos que vá dar banho ao cão, se o cavaco tivesse morrido era um mito e se o carneiro tivesse sobrevivido era um cavaco. até parece que o país lhes deve alguma coisa.

Anónimo disse...

Cavaco Silva - o integrado! "o que se dá bem com o Regime dos Amigos".

Anónimo disse...

AS verdade é que também fiz a tropa na mesma altura e nunca me meti em coisas (ou candidatei a algo) que necessitasse daquele tipo de declarações.
Só a admissão na função pública é que exigia o tal compromisso do inteiro repúdio...etc.
Muito mais interessante seria encontrar uma única manifestação de Cavaco contra o Salazarismo ou contra o marcelismo. Uma, só uma!

Anónimo disse...

Cavaco desempenhou funções num Quartel-General, por esse motivo foi credenciado, talvez em NATO secreto, ou parecido. Quem estava nas forças combatentes, normalmente no mato, não tinha necessidade de credenciação. Seria interessante obter o mesmo documento de Alberto João Jardim, que cumpriu o seu serviço militar,na floresta da ....Madeira, no Quartel-General da Ilha.( muito longe de casa já se vê.....lol

Zé da Minda disse...

Se Sá Carneiro ainda estivesse vivo,hoje, estaria a comentar na TVI ou Sic,ao lado do Marcelo, Marques Mendes,e Santana Lopes.Era o clube dos poetas vivos...

binoculo disse...

Cavaco podia dizer que não era opositor ao regime, o que é diferente, de integrado,ou não?