terça-feira, janeiro 04, 2011

Entre a desonestidade e a negligência profissional, venha o diabo e escolha

• Manuel António Pina, Jornalismo criativo:
    Mas mais temível que a desonestidade, e confundindo-se com ela nos resultados, é a negligência profissional.

    Nos últimos dias foi, primeiro, a falsa notícia da SIC sobre os "aumentos" de dirigentes da Segurança Social, que os demais media repetiram sem se darem ao trabalho de confirmar. Ontem foi a manchete do "i" sobre as conclusões de "despesismo injustificado" de uma auditoria do TC ao Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) que foi, do mesmo modo, repetida acriticamente por tudo quanto é media, da RTP à RR e do "Público" a "A Bola" e, do mesmo modo, sem ninguém descobrir que tal relatório, se bem que só agora disponibilizado, tem mais de meio ano, refere-se a 2007/2008 e foi uma das razões, em Junho, da demissão da presidente do Conselho de Administração do SUCH.

    O jornalismo pela-se por más notícias. Mas não há más notícias que cheguem. Por isso é preciso inventá-las ou ir à procura delas ao sótão.

3 comentários :

carlos de Beja disse...

Se o Manuel Pina,fizer de vez em quando uma "visita" ao Mundo das noticias falsas, com claros objectivos politicos...presta um grande serviço à democracia.Os portugueses, ficam-lhe agradecidos.

Zé Maria disse...

O Senhor Manuel António Pina é um Jornalista sério, desassombrado que escreve de forma que muitos de nós apreciam. Qualquer comparação com jornaleirecos de má índole que mais não fazem que prostituir a caneta é um exercício escusado. Há coisas que só ofendem gente séria.

Anónimo disse...

Somos um país de brandos costumes.Em países a sério,estes pasquins já teriam sofrido as consequências das suas aldrabices.Mas lá virá o dia em que os jornaleiros terão a paga.E, não deverá demorar muito.Veremos!