segunda-feira, janeiro 24, 2011

A palavra aos leitores

Do leitor E. Dias na caixa de comentários deste post:
    Há aqui algo que n/percebo: desde que tenho o cartao 5 em 1 já passaram 3 actos eleitorais e só neste é que houve problemas. Pouco depois de ter obtido o cartao recebi uma carta da Direçao-Geral de Adminstraçao Interna em que me diziam onde iria votar e o n.º de eleitor.
    N/deitei a carta fora e fez-me jeito...

21 comentários :

Anónimo disse...

O Leitor E. Dias,

devia perceber que:

1) Nem todos receberam essa carta. Eu não recebi.

2) Se era para substituir um cartão por uma carta..deviam ter estado quietos

3) Os problemas aumentam e continuarao a aumentar porque cada evz mais pessoas têm o cartão de cidadão

4) Ter como método para obter o nº de leitor "ir á internet", "enviar sms" e "liagra para a linha"´significa excluir uma quantidade significativa de cidadãos do processo eleitoral. Sim...existe muita gente para quem isto é um problema

5) Estes serviços não funcionaram durante uma parte substancial da tarde

6) Mesmo quando pareciam estar a funcionar.. (a partir das 17h?)davam resultados errados. No portal do eleitor dizia que eu "não existia". utilizando a pesquisa avançada que direcciona para outro site, consegui obter o número

7) Criar dificuldades no processo e procedimentos abstrusos para poder votar é contrário ao pricnipio democrático de fomentar a participação.

o que o leitor não perguntou, mas pergunto eu...e porque é que as mesas de voto não têm listas de cidadaõs pelo seu numero de identificação (c. cidadão/BI). Assim só precisavamos de um número

pergunto, tambem, qual foi o objectivo de acabar com o cartão do cidadão e substitui-lo por uma "carta"?

pergunto eu, porque é que as assembleias de voto não dispõem de leitores de cartão de cidadão?

Pergunto eu quem é responsável por garantir que estes processos decorrem sem qualquer incidente e qual é a sua justificação.

Por fim, pergunto e esta é a mais importante...vai continuar a ser assim? CAda vez existirão mais cartoes do cidadão..por isso o problema agrava-se. Pretendem alterar o sistema de alguma maneira ou estamos apenas á espera de ter problemas (mais) graves como num pais 3ª mundista? Será que já perceberam que o "método" de enviar para a Internet causa graves disturbios, cada vez causará mais e reduz objectivamente a participação? Já perceberam isto?

Gostava que este comentário fosse publicado junto das questões do "leitor"..mas isso não deve ser possivel...

miguel

Anónimo disse...

O Cavaquista António Jorge (jornalista da antena 1) convidou mais um patego cavaquista para comentar agora a reeleição de Cavaco.
A RTP-RDP no seu melhor.

rui disse...

Pergunto eu: Porque é que não quiserem saber mais cedo? As pessoas so recebram na sexta feira o cartao de cidadao? Olhe no sabado o sistema funcionava perfeitamente...Quando recebeu op seu cartao recebeu tb uma carta com codigos.Nessa carta tinha um aviso que era pedia para que o utente tratasse de saber quanto antes se o seu numero de eletiro tinha mudado...A menina da loja da cidadao a propria diz para ver isso... E agora o problema é do estado que tem de precaver um sistema que , se as pessoas tivessem responsabilidade civica, funcionava na perfeiçao...Seria o mesmo que o estado ter de ter em todas as urgencias do pais 100 pessoas porque pode acontecer uma catastrofe e haver 2000 feridos numa mm zona...A culpa é das pessoas pura e dura!!!As pessoas nao tem responsabilidade nenhuma e esse é o principal problema deste pais, esperar que o estado resolva tudo!!!

Trate-se e trate-se o comentario ridiculo anterior.

ruibonga

rui disse...

"pergunto eu, porque é que as assembleias de voto não dispõem de leitores de cartão de cidadão?"

Se voce esta disposto a pagar por isso muito bem...os meus impostos nao vao para isso!!!

"Pergunto eu quem é responsável por garantir que estes processos decorrem sem qualquer incidente e qual é a sua justificação."

Voce!!!Trata-se de saber quanto antes...

rui pontes disse...

O que escreve o 1º comentador é falso. Todos recebemos com o cartão de cidadao um ofício com o nº de eleitor e outros dados, como as passwords para a assinatura electronica.

rui disse...

Em vez de demorar um dia a tratar saber, se tivesse feito no sabado(!!) demorava 2 min...ridiculo...

Blondewithaphd disse...

Eu não deiteio o cartão antigo e... fez-me jeito.
Porém:
de que me serve um cartão se tenho de andar com uma carta atrás? Onde está a despapelização?

rui disse...

Porra, para votar nao tem de andar com a carta atras pois nao? so tem de decorar o seu numero (sao so 5 digitos) ou apontar num papel...Arre que as pessoas as vezes fazem-se de estupidas...


ruibonga

Tiago disse...

Devo recordar que o Cartão do Cidadão é uma medida SIMPLEX.
Ora, se o Cartão do Cidadão obriga os cidadãos a ter um arquivo de correspondência/ofícios para poderem ir votar ou a ir confirmar o seu número em todos os actos eleitorais, só se pode concluir que a situação actual é muito menos fácil e SIMPLEX do que antes.
Mais valia deixar estar como antes: as pessoas tinham um cartãozinho que não lhes dava trabalho nenhum e podia-se votar sem qualquer sobressalto ou complicação.
O sobressalto nasce de se ter imposto uma solução high-tech para uma necessidade que não existia e para um público alvo que não a domina.
Por isso, fique claro: estes problemas não nascem porque as pessoas sejam parvas ou irresponsáveis; nascem porque o Estado criou um sistema de registo eleitoral novo com características totalmente supérfluas e deslocadas da realidade. Um sistema mal concebido, porque os sistemas para serem bons têm de ser feitos a pensar nas pessoas que o utilizam.

Anónimo disse...

Portanto...
Tudo correu bem, os idiotas é que não tinham o numero de eleitor a mão.

rui disse...

Irra...

"Ora, se o Cartão do Cidadão obriga os cidadãos a ter um arquivo de correspondência/ofícios para poderem ir votar ou a ir confirmar o seu número em todos os actos eleitorais,"

É so uma vez que tem de confirmar!!!!!! Arra a serio parece mm que as pessoas se querem fazer estupidas...Tal como quando se foram registar tinham de saber qual era o seu numero nao??É uma especie de 2º registo....Ng se queixou aquando do primeiro registo...sim as pessoas sao irresponsaveis e as pessoas que as defendem ainda sao mais...


ruibonga

Tiago disse...

Ou para resumir numa frase: trocou-se um sistema antigo "user friendly" por um sistema moderno "user unfriendly".

Anónimo disse...

Para o Sr. Rui Pontes lá em cima.
reafirmo que a carta que me foi entregue não contem o novo numero de leitor. Fui vê-la agora.
Se V. Exa. recebeu os meus parabens, não venha para aqui dizer que "é falso", porque só faz figura de ignorante.

Par o Sr. "Rui", a sua excitação é incompreensivel visto que or esultado está á vista. Se o que funcionou sem problemas durante 30 anos deu problemas (GRAVES!!) agora o problema está no que mudou e não nas pessoas que são as mesmas.
Qualquer inteligência mediana consegue apreender esta realidade.

O outro comentário do mesmo Sr. Rui diz que só é preciso confirmar uma vez...portanto sugere que eu guarde bem guardadinho o post-it onde escrvei o numero ontem, porque vou precisar daqui a dois anos.
Olhe..eu até tenho uma sugestão melhor...imprimo num papel decente, mando plastificar e fico com...um cartãozinho de eleitor. Feito por mim.

Para terminar, esqueceu-se de explicar como é que a minha avó de 82 anos que sempre votou (desde que a deixaram...) vai fazer. Internet? envia SMS's? "telefona para a linha"? sabe é que ela tem poucos dentes e percebe-se mal..
O que sugere, vossa esperteza que para tudo tem resposta?

miguel

Francisco disse...

E os absurdos não vêm só de haver quem não tivesse recebido a carta.
É também porque no CC resolveram associar o código postal de morada com a freguesia de morada quando os códigos postais não correspondem à divisão administrativa, que é inventariada pelo Instituto Geográfico (IGP).
Códigos postais são uma atribuição operacional dos CTT, só! Não têm mais nada de oficial.

Anónimo disse...

ou seja "user friendly" seria um sistema capaz de dar resposta a 1 milhão de irresponsáveis, todos à mesma hora? lol

Tiago disse...

O sistema antigo era user friendly. Permitiu que durante 35 anos houvesse eleições sem problemas e sem que ninguém ficasse sem votar por razões desta ordem.
Não precisava de dar «resposta a 1 milhão de irresponsáveis, todos à mesma hora», porque o sistema não tinha a aptidão de transformar cidadãos diligentes e cumpridores (que querem exercer o direito de voto) em irresponsáveis.
Fique claro: não é o acto eleitoral que exige este tipo de diligência a um eleitor; este tipo de diligência só é necessário porque foi montado um complexo sistema legal e material de Cartão de Cidadão e de registo de eleitor, que exactamente por ser mais complexo faz maiores exigências ao seu utilizador. Se não tivesse sido criado, não seria necessário nada disto para ir votar.

rui disse...

"O outro comentário do mesmo Sr. Rui diz que só é preciso confirmar uma vez...portanto sugere que eu guarde bem guardadinho o post-it onde escrvei o numero ontem, porque vou precisar daqui a dois anos."

Suponho entao que tem um post it com o codigo do seu cartao multibanco...ou entao uma folha laminada...é se é assim tao dificl decorar 5 numeros...Ui espera decorar 2 numeros...se calhar estou a esperar mais de si...Se calhar é assim mesmo básico...mas nao se preocupe ha lugar para si nesta sociedade...se precisar de apontar num post it entao aponte...Mas se calhar escrever ja da muito trabalho...Ó diacho...ai ja n sei...

"Permitiu que durante 35 anos houvesse eleições sem problemas e sem que ninguém ficasse sem votar por razões desta ordem."
Pk durante muitos anos era OBRIGATORIO o recenseamento e entao davam um cartao à pessoa...volto a repetir...tirar o cartao unico era uma espécie de 2º recenseamento, só que desta vez competia às pessoas (la esta a questão da responsabilidade tal como é agora, que o recenseamento é opcional e parte da responsabilidade da pessoa) confirmar o numero...nem era umacoisa que demorava ou muito tempo ou muito dificil...se as pessoas tivessem feito em kk dia antes de ontem nao tinha havido problema...

Não exige mais do utilizador. Quem se recenseou enquanto nao havia cartao unico tinha de ir a junta, perder tempo, esperar que lhe tirassem um cartao e tudo mais. Agora quando se tira o cartao, fica logo com o numero, mais rapido e mais facil...
Basicamente estão me a dizer que as pessoas nao tem capacidade de ver qual é o seu numero de eleitor?É assim tao dificil?

E em relção à senhora de 82 anos como e ke ela tirou o cartao unico? Se teve ajuda, quem a ajudou nao podia ajduar tb com o numero de eleitor?Ou ajuda so para umas coisas e para outras nao?


ruibonga

Anónimo disse...

Porra! Para certas pessoas, colocar-lhe um chocalho ao pescoço
e um numero na testa ainda é pouco.
Cambada de ingnorantes,
para esses nada como a impressão digital.

tia judite disse...

Se fizessem como eu, atempadamente dirigir-se à junta, solicitar o numero de eleitor,colar uma etiqueta com o numero de eleitor no cartão de cidadão e ir votar sem problemas.

Acontece que os portugueses guardam todo para o ultimo dia, e depois é aquilo que sabemos, culpando os outros pelos seus habitos perguiçosos.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...

Cuidado com as evoluções tecnológicas não-inclusivas da tecnologia anteior: nunca vale a pena subir para o degrau seguinte se, para isso, tiver que se desmontar o degrau em que estávamos. E isto serve como axioma global, para qualquer inovação tecnológica! Um dia tiveram a lata (e o azar...) de me responderem, num balcão da C. M. de Lx, que o Loteamento que eu queria consultar, cujo Alvará é de 2006, já "era muito antigo", porque não constava do arquivo digital!

Cuidado, repito, senhores informáticos e decisores, porque não há "avanços tecnológicos" se não se respeitar a opção de inclusividade da tecnologia precedente. Nem que seja durante um período de transição, desde que bem calculado.

Francisco Rodrigues disse...

O sistema pré-SIMPLEX era realmente, muito user friendly, quando um carteirista nos chegava aos bolsos:
1-Registo Civil, tirar o BI
2-Repartição de Finanças, para o Contribuinte
3-Junta de Freguesia para o Cartão de Eleitor
4-Centro de Saúde para um papelinho com os nossos dados (em substituição do Cartão Azul)
Querem mais?

Não se lembrem de Sta Bárbara quando faz trovões!