quarta-feira, março 09, 2011

Entrevista a Jorge Reis Novais



"O constitucionalista Jorge Reis Novais é o autor do primeiro estudo comparado sobre a forma como os últimos quatro Chefes de Estado portugueses – Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva – exerceram os poderes presidenciais. No dia em que Cavaco Silva toma posse como Presidente da República pela segunda vez, Jorge Reis Novais critica a atitude do social-democrata no seu primeiro mandato.

Nesta entrevista conduzida pelo jornalista Ricardo Alexandre, Jorge Reis Novais acredita que o primeiro mandato de Cavaco Silva foi errático e inconsistente, e, como tal, se este rumo se mantiver nos próximos cinco anos, é o próprio sistema semipresidencialista que deve ser repensado.

Jorge Reis Novais defende que a ideia da cooperação estratégica que Cavaco Silva criou no seu primeiro mandato como Presidente da República é errada, porque no sistema governativo português o Chefe de Estado não serve para ajudar o Governo nem as oposições. O Presidente da República deve apenas assumir-se como um árbitro e um moderador."

Ouvir a entrevista aqui.

1 comentário :

Anónimo disse...

O social-democrata?
Cavaco social-democrata?