terça-feira, abril 12, 2011

Acerca do ódio

Há muitos países que estão enfurecidos e que falam de nós como de leprosos”, queixa-se hoje Pedro Santos Guerreiro. Mas qual é exactamente o espanto, se os jornalistas portugueses são os primeiros a tratar o país e os políticos, todos os dias, como "leprosos", senão pior?

A verdade é que o que está na moda hoje em dia são as metáforas hitlerianas - "Leni Riefenstahl, a cineasta de Hitler, ter-se-ia comovido" [com o "delírio colectivo triste" que terá sido o Congresso do PS] -, e a banalidade com que directores (e ex-directores) de jornais usam estas figuras de estilo como se fizessem parte de um trivial código de adjectivação diz muito do jornalismo português, que se parece ter transformado num exercício quotidiano de ódio.
    Pedro T.

6 comentários :

Farense disse...

Pode ser que pela via do uso adjectivado no achincalhamento do PS e de Jose Socrates, consigam conquistar as graças do chefe (dono do jornal ou da televisão) e assim obterem privilegios e outras prebendas (promoções, por exemplo); ou o que menos me custa a acreditar, tvz pensem que dessa forma podem assegurar desde já um lugar na lista de deputados do PPD ou, quem sabe, a titularidade de um ministerio ou uma secretaria de estado. Pelas negas que o PPC esta a receber, n será dificil imaginar a corrida ao pote desses lacaios, na tentativa de se fazerem notar. O pior será o que não cabe nas contas que esses escribas fazem: a derrota do PPD! Vão ver que mudam depressa!

TRINTA VINTENS disse...

os capachos

A rapaziada fascista que vegeta pelas redações dos varios pasquins é gente menor e sem escrupulos.
vendem o corpo pensando que vão ter um lugar na cama do patrão.
esperem pela volta e vão ver o futuro dessa canalhada.

Anónimo disse...

há tempos passou uma reportagem na televisão sobre as empresas de rating. Foi dito que para além das contas dos vários países essas agências tb têm em consideração o que é dito pelos jornais/televisões e outros meios dos vários países.

a nossa imprensa de facto deixa muito a desejar.

quem caia de paraquedas aqui e leia os jornais e veja os noticiários televisivos só vê desgraças.

esta gente não ajuda o país a sair da crise

será que o FMI não os quer levar?

nós oferecêmo-los

A. Moura Pinto disse...

E logo este que é dos que mais se destacam no bota-abaixo. Uma miséria.

Anónimo disse...

O PPD/PSD já perdeu as eleições.Está feito.Com tanta aldrabice junta,não podia acontecer outra coisa.São aldrabões e estão cheios de ódio,o que não leva a lado nenhum.Nem com uma imprensa sabuja lá vão.

J.Young disse...

Pedido de informação urgente para possível esclarecimento pessoal.
Alguém me sabe informar se este "jornalista" costuma beber?.. é se esse é um hábito dele, fica tudo explicado!