quinta-feira, abril 21, 2011

Um balanço inclinado e traído pela cor

Devidamente enquadrada por uma grossa faixa laranja no topo, o Público está a editar uma bizarra série a que deu o título de "Governo Sócrates em balanço - Dez temas para a campanha que se avizinha."
Trata-se de um dos mais superficiais exercícios de que há memória nesta matéria - uma simples colectânea de opiniões dos partidos, cruzada com uns bitaites de especialistas. O resultado raia o absurdo.
Vejamos, muito brevemente, o caso de hoje, em que é abordado o tema da Educação. E basta ler o título para se perceber o alcance da coisa. Com base na opinião de um - sim, um - director e dos partidos da oposição (!), a jornalista conclui que no mandato de Isabel Alçada só houve cosmética e "ficou tudo por fazer":

Curiosamente, em letras pequenas, na outra página, fica registado um balanço, embora breve, destes meses: reforma curricular, rede escolar, ensino particular, estatuto do aluno, metas de aprendizagem.
Este seria, aliás, um bom roteiro para um trabalho sério do Público - comparar o que havia com o que há. Mas, nesse caso, o jornal lá teria de abdicar da grossa faixa laranja no topo das duas páginas.

2 comentários :

Anónimo disse...

Vá lá, que a oposição, no último dia, FEZ uma coisa:
DESFEZ o trabalho sobre a avaliação de professores.

Anónimo disse...

Ainda bem, já que o governo, que é quem tinha que FAZER, NÃO FEZ nada de jeito...