segunda-feira, maio 16, 2011

Dr. Pedro Passos Coelho, apresentamos-lhe o Eng. Roberto Carneiro



        Pedro Passos Coelho exigiu esta segunda-feira uma auditoria externa ao programa Novas Oportunidades. Falando perante professores num almoço em Vila Franca de Xira, o líder do PSD considerou que o programa tem sido no essencial uma "mega encenação paga a peso de ouro" para "atribuir uma credenciação à ignorância".

O Programa Novas Oportunidades tem mais 1.200.000 pessoas inscritas e mais de 500.000 pessoas certificadas com o 9.º ou o 12.º ano. E é a todas essas pessoas, mas também aos professores, formadores, às escolas e centros de formação profissional e às empresas que aderiram à Iniciativa Novas Oportunidades que PPC acusa de fazerem parte de uma “mega encenação”.

Isso só por si seria grave e mais uma prova de que pouco distingue este PSD do PSD do rasgar e romper de 2009, mas há mais: PPC exige uma avaliação externa¹ da Iniciativa Novas Oportunidades e esta é uma exigência ignorante.

É que existe uma avaliação externa das Novas Oportunidades que foi encomendada em 2008 à Universidade Católica Portuguesa (também fará parte da encenação?) e que é coordenada pelo Eng. Roberto Carneiro (outro desses políticos com experiência governativa, no caso o VI, o VIII e o XI Governo Constitucionais liderados por Pinto Balsemão e Cavaco Silva).

_________
¹ Os vários volumes desta avaliação externa encontram-se aqui à distância de um click, Dr. Passos Coelho.

29 comentários :

Anónimo disse...

Passos Coelho ouviu Medina Carreira no tal programa inclinado, a chamar "aldrabice" ao sistema CNO. Como não sabe do que se trata, nem se informou, tornou dele os adjectivos alheios. Quer este tipo ser 1º ministro ....

Anónimo disse...

oh diabo. será que o coelho sabe que o soares dos santos elogiou o programa e disse que lá na jerónimo martins também têm isso.

Anónimo disse...

É uma aldrabice. Eu assumo!

Anónimo disse...

Nova sondagem (des)animadora, conforme a perspectiva

The Mother of Mothra of ALL Bubbles disse...

o sistema CNO é algo que dá uns cobres a uns quantos centros para darem coisas birtuais a alunos birtuais

quanto ao chinoca tem muitos filhos para alimentar

The Mother of Mothra of ALL Bubbles disse...

e dá a um sistema cheio de professores do quadro com horários quase vazios

a o pur tunidade de phazerem umas horitas a ler calhamaços de
auto-biografias copiadas da net

The Mother of Mothra of ALL Bubbles disse...

tem vantagens sobre o ensino por módulos e potencialidades

mas devia-se restringir o acesso
ao invés de o expandir

e as taxas de abandono dos centros mais exigentes são colossais

praianorte disse...

Passos é um obtuso em todos os sentidos. O que podemos esperar de um politico vazio, sem ideologia?
O fulano não acerta uma.Cada vez que fala diz asneira grasso.

Anónimo disse...

Hey, anonimo das o6.31:
que sondagem é essa? onde está?

Anónimo disse...

alguém me sabe dizer se existe algum blog deste género a comentar a campanha do PS?

Anónimo disse...

Estas recomendações que faz no blogue deviam sair na lusa e no sol
m. martins

Anónimo disse...

É a vida! O sr Coelho é um produto politicamente circunstancial.
Em cena pública, já foi Pancho Villa e Malatesta. Mas o assunto do post, tem haver com a pancada estalinista. Mas não vai ficar por aqui, o sujeito é um produto politicamente circunstancial e como as circunstâncias mudam ele vai atrás delas; aqui é a pancada do Dominique.

Ernestina Sentieiro disse...

As Novas Oportunidades foram, a meu ver, a mais importante iniciativa deste Governo. Transformou paulatinamente as mentalidades no sentido de que mais importante do que "ter coisas" é aprender. Trouxe os adultos de novo aos livros, como nunca tinha acontecido antes. Na era cavaquista, expandiu-se o sonho de ter um carro, adquirir uma boa aparência física, passar férias nas Caraíbas, etc. Ter, ter, ter. Aparentar. Hoje em dia, porém, as pessoas dão valor ao "saber". Não têm vergonha de dizer que voltaram à escola e, sobretudo, compreendem que é impossível evoluir sem aprender, sem ter essa atitude de querer sempre conhecer mais.
Mais do que acumular conhecimentos, o que é fundamental é que a escola dê a capacidade e a vontade de saber procurar. E as N. O. dão.
Conheço adultos que se sacrificam para ir às aulas e sentem-se recompensados pela oportunidade que não tiveram quando eram novos. Amanhã darei notícia de mais esta investida da Direita rançosa à nossa empregada doméstica, que é, justamente, um caso admirável de combatividade e inteligência. Espero que proteste por troçarem do seu esforço. Já não é a primeira vez. E espero que a 5 de Junho dê a resposta devida a estes "modernaços" com teias de aranha nos miolos.

Anónimo disse...

Última sondagem.É minha:PS-45%.PSD-28%.CDS-10%.PCP-8%.BE-5%.Vai uma aposta?Tanto malharam no Sócrates que se vai ficar a rir.

Anónimo disse...

Mas ó Miguel, aquilo tem muitas páginas! Agora o homem invulgar a ler relatórios tão maçudos! E depois quando é que faz as farófias? Só se a Felícia cabrita crescida, lhe lesse em voz alta!

Anónimo disse...

Boa, chamando ignorantes certificados a todos aqueles que fizeram o esforço e tem o mérito de ter concluido o programa das novas oportunidades, Passos perdeu mais ums boms milhares de votos. Até podiam concordar com o programa do PSD mas, vamos ser francos, ninguém gosta de ser insultado desta forma.

Anónimo disse...

Grave é mesmo considerar que quem voltou à escola através das novas oportunidades é ignorante. Mais nada, é tudo ignorante, 1200000 ignorantes. A culpa é da democracia, claro está. Bom mesmo era no tempo da outra senhora onde a maioria da população era remetida, não por opção própria, ao analfabetismo. Que saudades devem ter desses tempos democratas desta estirpe.

Anónimo disse...

A vida tambem nos ensina e nos CNO podem aumentar a escolaridade pelo reconhecimento e validação de competências adquiridas ao longo da vida.
Para muitos não é uma nova oportunidade, é a única oportunidade de aumentar a sua escolaridade, pois os conhecimentos foram adquiridos ao poder de muito trabalho e desde muito cedo. Nem toda a gente teve a sorte de poder estudar na idade própria, mas nem por isso deixaram de ter esse sonho e podem agora realiza-lo graças aos Centros de Novas Oportunidades.

Ze Maria disse...

Este gajo saberá mesmo fazer farófias?

Anónimo disse...

Há alguma avaliação que analise o custo/certificado ou caracterize os empregos que gerou? No outro dia ouvi dizer que este programa foi porreiro para os jovens da JS não andarem à rasca...

Anónimo disse...

Não encontro nos relatórios a avaliação económicae finaceira deste programa. Alguém sabe quanto custou e quem recebeu?

Portas e Travessas.sa disse...

Habituados que estão a fazer cursos de verão, em que juntam meia centena jsd, passam durante uma semana nas TVs, ficam contentes

- quanto`ás novas oportunidades: - tiveram 5 anos para fazerem a tal auditoria externa - não o fizeram

- só demonstra que não sabem fazer à campanha da meia laranja - é a da ganza? mudem de fornecedor.

Anónimo disse...

Tirado do relatório:

QUALIDADE E SATISFAÇÃO ponto 5

Consequências da Qualificação na vida do sujeito (pág.51).

Foram estudados vários tipos de impactes que os entrevistados atribuem objectivamente ao facto de terem frequentado a Iniciativa Novas Oportunidades. O principal
ganho verificado está relacionado com aspectos ligados à majoração do Eu. Por seu lado, a componente objectiva de aquisição de conhecimentos ficou abaixo do que seria expectável.

....

As repercussões na actividade laboral são também muito diminutas, diríamos demasiado diminutas para poderem constituir elemento de disseminação social gerador
de procura de novos inscritos. É também preocupante que a qualificação proporcionada não esteja a obter no mercado de
trabalho reflexos produtivos alargados.

E a pág 57 resume tudo:
"A centração dos ganhos no Eu podem representar a maior ameaça estrutural ao sucesso da Iniciativa Novas Oportunidades contida no presente relatório de progresso.
Mantendo-se apenas ganhos do Eu sem a necessária paridade profissional, económica etc., estima-se que com o tempo esgotar-se-á o goodwill (no sentido económico do termo), podendo afastar os sujeitos de novas etapas e principalmente de adquirirem uma postura de Lifelong Learning que, se devidamente canalizada, poderá ser uma
das principais aquisições da Iniciativa Novas Oportunidades. "

Anónimo disse...

O PPC antes de falar devia abrir este relatório, nomeadamente o volume 5 e ler a página 51 e 57.

Anónimo disse...

E o comentário anterior com a transcrição das páginas 51 e 57? Não entra? Porquê?

Anónimo disse...

ok, pelos vistos já entrou.

Anónimo disse...

Tenho de referir que sou produto da era 'Cavaquista', estudei em escolas públicas, licenciei-me em escolas públicas e muito do que fiz e aprendi foi com base nas políticas cavaquistas! Aprendi que para ter é preciso trabalhar, é preciso saber poupar, é preciso saber investir! Agora, garanto uma coisa, depois de ter aprendido isto, reparei que muitas pessoas aprederam com o sr. Guterres e o sr. Sócrates! Aprederam que não é preciso saber trabalhar, não é preciso saber poupar, não é preciso saber investir! É preciso gastar... gastar como calha e logo se verá!

Anónimo disse...

Perguntem ao Zé Manel , que terminou os estudos muito cedo para ajudar os pais no trabalho agricola se acha que é um ignorante por ter terminado o 9 ano no programa das Novas Oportunidades ???

Anónimo disse...

O anonimo das 11:42 está enganado. Não é produto do cavaquismo mas sim de uma boa educação dada pelos seus pais, que esses sim, ainda valorizavam o trabalho.Querer atribuir aos governos a imposição de valores que nos devem ser transmitidos pelos que nos educam é redutor e desresponsabilizador da conduta individual de cada um.