quinta-feira, maio 19, 2011

O desespero estimula a imaginação

Passos quer criar "quota" no IRS dos mais ricos para apoiar os mais pobres. Em concreto: "Se houver necessidade de ainda obter alguma receita marginal maior para financiar um programa com a ajuda das misericórdias e as instituições de solidariedade social para poder apoiar aqueles que estão mais desprotegidos e mais vulneráveis (...), nós só o podemos fazer reservando uma pequena quota dos impostos sobre os rendimentos mais elevados, ou seja, da taxa mais elevada". A grande parceria público-privada com as Misericórdias tem futuro com Passos.

Por falar nisto, os liberais já leram o programa do PSD para esta área? É que de liberal não tem nada: quer colocar as IPSS, elas próprias cheia de "voluntários" para reduzir os seus "custos operacionais" (p. 92 do programa), a tomar conta das famílias pobres. Política social que estimula a autonomia ou a responsabilização das pessoas? Esqueçam. Os pobres são vistos como incapazes de gerir os seus próprios recursos e devem ser tratados com o paternalismo que merecem.

Bem vindos ao século XIX.
    Pedro T.

9 comentários :

azzzarado disse...

É a "politica da esmola" no seu melhor

Todos nós sabemos que com essa "política da esmola" quem ganha são as "almas caridosas" que a promovem...

Esses fariseus são de tal ordem que se se apanham no poleiro não se coibirão em criar programas de promoção da pobreza (bem disfarçados, é claro, nas "boas intenções" dos seus proponentes)...

Farense disse...

Vamos brincar à caridadezinha! Festa, canasta e boa comidinha!
Neste mundo de instituiçao cataloga-se ate o coraçao! (roubado a Jose Barata Moura)

Anónimo disse...

Por isso, é que não votarei no Obama de Massamá !

Anónimo disse...

Séc. XIX? Não.
Estamos em pleno séc. XX mas com carencias e problemas que me fazem relembrar e reler os magnificos textos de Eça ou Camilo C. Branco.
tenho é pena é que o vosso camarada Sócrates tenha levado o país a esta miséria e vergonha internacional ao ponto de pedir ajuda ao FMI e UE. Sócrates nao serve.
Se calhar nao sabem mas há pessoas e familias em gravissima situação financeira, piores do que em 2005. provavelmente no País "Sócrates PS" nao existem essas dificuldades. mas no país real existem.
SÓCRATES RUA JÁ

Cumprimentos de um portugues à rasca

Farense disse...

Pergunta ao Cavaco o que fez do sector produtivo nos dez anos em que foi primeiro ministro.
E isso do FMI pergunta à coligaçao:PPD+CDS+PCP+BE por que inviabilizaram o PEC!

Anónimo disse...

"Séc. XIX? Não.
Estamos em pleno séc. XXI (...)"
Foi um lapso, peço desculpa.

Cumprimentos de um portugues à rasca

Olimpico disse...

A "roupa " que a direita veste, para esconder os seus objtivos. Segundo a Direita, a Instituições de Solidariedade, é que estão preparadas para "distribuir" os fundos, que são da segurança social....Será que Portugal quer voltar ao "Socorro Social" e ao Movimento Nacional Feminino ?
Há gente para tudo, e o momento é propício a "lutas" dessas....Se a "gente" que a gente têm...não estiver atenta....
Vamos pagar os crimes financeiras da Banca. Será que também vamos assumir as INDEMNIZAÇÕES que a Igreja está pagar em diversos países do mundo, pelo mau comportamento
de muitos dos seus membros ??

N.B. Com os Fundos da CEE, o Cavaquimo fez centenas de milionários.....Agora o Passos, propõe outra maneira de enriquecer mais alguns ? Eu quero ir para a ilha....da Madeira, porque aí, pelo menos, o "jogo" é claro....

Anónimo disse...

espero que nao se esqueçam de colocar o meu comentário.

cumprimentos de um portugues à rasca

Zé da Minda sempe disse...

A direita quer fazer caridade através da igreja.Eles agradecem e retribuem com as humilias habituais de apelo ao voto nos seus "Benfeitores" .Acho fantastico vermos um partido cujo unico objectivo é defender os grandes interesses, por o seu lider no papel de Zé do Telhado a tirar o dinheiro aos ricos para dar aos pobres pobres...Obs na caridade,há mais gente a matar a fome a muita gente,sem interesses ligados à igreja. Com esta politica virada para as IPSS,qualquer dia temos cá em Portuga... uma Irmandade como no IGIPTO,com um poder economico e politico que lhes permite vir a ser governo. Portugal não precisa de caridade mas de solidariedade,e isso começa logo nas relaçoes laborais.