sábado, julho 23, 2011

Lições imorais


[Público, 23 Jul 11, link indisponível]

São José Almeida integra um grupo com pergaminhos na política, no jornalismo, na opinião pública portuguesa. Nesse grupo convivem comunistas, bloquistas e até alguns socialistas (vidé fenómeno Manuel Alegre) - enfim, gente que gosta de se apelidar "de esquerda" -, que têm como motivo agregador a aversão ao Partido Socialista enquanto partido de poder. Porque quando o PS vai para o poder já não é "O" Partido Socialista, é sempre outra coisa...
Na realidade, essas pessoas limitam-se a transmitir publicamente aquela que sempre foi a doutrina do PCP (mais recentemente adoptada na íntegra pelo Bloco de Esquerda), e que se resume à ideia de que sempre é preferível ter a direita no poder do que o PS. Até porque quando é o PS que está no poder o PS torna-se em "direita".
São José Almeida personifica essa corrente. De tal forma que, à semelhança de muitos outros que se dizem de esquerda, prefere as alianças tácticas com a direita, como aconteceu no triste consulado de José Manuel Fernandes à frente do Público, durante o qual São José Almeida foi um dos rostos da esquerda que deram bênção pública a um dos projectos mais fanáticos da direita portuguesa (vidé caso da inventona de Belém).
A presunção com que pretende dar lições ao PS é simplesmente patética.

8 comentários :

Ana disse...

Desculpem ir um pouco fora do topico.
Mas serie possivel listarem formas de ajudar a situação de fome que ocorrer neste momento em Africa? Que intituiçoes se podem confiar para fazer donativos ou algum tipo de volunatriado?
Obrigada.

Anónimo disse...

este esquerdalhada bloquista nem faz nem sai de cima. gostava de os ver fazer alguma coisa de jeito, e nem sou muito exigente: uma manifestaçãozita ou, vá lá, um churrasco protestativo. mas não, dali não sai nada. não levantam o cú da mesa para não perderem o caviar de vista.

Anónimo disse...

Sim,estes pseudo-esquerdistas(Be e Pcp) são gente em que não se pode confiar.De esquerda não têm nada,apenas lutam por interesses pessoais e de grupo.Claro que preferem a direita no poder.Não foi por acaso que derrubaram o governo.Este atacou previlègios e mordomias,por isso organizaram as manifestaçôes todas,greves,etc.Agora têm o governo que queriam!

Anónimo disse...

não se trata de estar contra o ps só por estar, a questão é que o ps sempre que vai para o governo pratica politicas contrárias á sua ideologi, e joão magalhãe e anónimo, por mais que isso vos desagrade os outros partidos não são obrigados a praticarem o mesmo desvio ideológico que o ps e todos os outros partidos "socialistas" na europa costumam praticar.
Eu pessoalmente ,preferia uma esquerda unida entre os três partidos,mas pergunto retóricamente: quem é que está verdadeiramente extremo? Existe certamente alguma animosidade face ao ps, nomeadamente vindas do pcp, mas será que o pcp e o be são obrigados a serem passivos com os recortes sociais que o ps iria pôr em prática com o pec 4? E quando falamos de privilégios, é preciso especificarmos de que privilégios estamos a falar.Mas eis que esta questão, já se encontra respondida, pois não são as regalias dos bancos, nem dos poderosos,mas sim mais uma vez o mesilhão da sociedade(reformados , pensionistas) é que sofreram. De facto, atacar os mkais pobres é mais facil, e isto não é bravura e coragem, mas sim COBARDIA.
Eu diria portanto, que além de alguma atitude de distanciamente desnecessária vinda dos partidos á esquerda, também acho que o ps,deve reencontrar o caminho da esquerda, que foi-nos ensinado por Brandt ou Olof Palme, e deixar o centrismo blairista de vez, que tem deixado um rasto de destruição na europa, falo do spd e do Labour em Inglaterra, dito isto, o ps tem de voltar a defender o aumento dos salários, lutar por uma solução que termine realmente com esta crise neoli9beral da economia, em vez de pactuar em austeridades que não farão mais do que agravar os problemas como já suce na Grécia.
Por último , escrevo este documentário, porque me sinto socialista , sempre me senti, mas não consigo compreender como é que algumas politicas dos últimos anos(não todas, é claro) sejam de esquerda.
Um Abraço joão

Anónimo disse...

Uma esquerdallha que acha que um partido de esquerda não deve exercer o poder e só pode estar na oposição

E que deve sempre servir de muleta ao programa ideológico a que alegadamente se opõe é...
uma IDIOTA

Anónimo disse...

análises à parte,o remoque feito ao PS é correto!

Anónimo disse...

anónimo só naquela: que ´tipo de esquerda é essa aque voce apoia? E porque é que se so se pode governar com ideias de direita e nãode esquerda como acontece por eexemplo no Chipre? As bocas começam a fugir para a verdade a pouco e pouco ahhahahha

Ex.Sindicalista da CGTP disse...

A São josé devia pôr essa questão ao Bloco,que mesmo na oposição a prometer o melhor dos mundos aos portugueses levou um trambolhão de 50%. O Ps,alem de governar numa crise sem precedentes na Europa com os resultados que todos conhecemos,foi impedido de se manter no poder pelo por força do chumbo do Pec 4 bem menos penoso do que o pedido de resgate.Posteriormente em periodo eleitoral a extrema esquerda mesmo conhecendo o caderno de encargos da direita para executar no poder,não tiveram vergonha na "Puta da Cara" que os impedisse de dizer, o que disseram de não estarem disponiveis para fazer coligaçoes ou acordos de incidência parlamentar para viavilizar um governo do PS. Aqui se vê quem quer defender os trabalhadores. A CGTP entrou de ferias... como sempre só reage as desgraças.Comparar em contextos diferentes Brandt e Olaf Palme,não é serio. Sendo eles governandes de paises ricos,ao contrario de Portugal,onde o Ps foi apelidado de gastador por querer dar melhores condiçoes de vida melhor aos portugueses.Nota: Um partido com uma estrutura sindical gigantescacomo a CGTP,nunca poderá partilhar o poder,com ninguem.Só eles a governar seria possivel... pois punham os sindicatos a controlar os trabalhadores e a promover manifestaçoes como aquelas que viamos na Praça Vermelha em Moscovo.