sábado, julho 02, 2011

Recusámos o PEC 4 para vos impor o PEC 5

• Miguel Sousa Tavares, DE ONTEM PARA HOJE [hoje no Expresso]:
    Comecemos pelos factos, antes das intenções: há três meses, toda a oposição, incluindo a direita, chumbou o PEC 4 de José Sócrates com o argumento de que não havia crise internacional nem crise financeira do Estado português que justificassem mais um catálogo de sacrifícios: havia apenas má governação. E, portanto, a solução era simples e entrava pelos olhos dentro: apear o governo de Sócrates.

    De então para cá, os juros da dívida soberana portuguesa subiram 60% nos mercados; o governo demitiu-se, como tinha dito que faria se o PEC 4 não fosse aprovado; abriu-se uma crise política e fomos para eleições, entrando num período de letargia governativa na pior altura; em consequência e perante a reacção dos mercados, foi preciso recorrer ao auxilio externo e acatar o programa de medidas da troika bem mais gravoso do que o PEC 4, mas aceite pelo governo e, quase entusiasticamente, pela oposição de direita que recusara o PEC 4; fomos depois a votos e mudámos de maioria e de governo; e, apresentado o programa do novo Governo, constatamos que ele vai, orgulhosamente, ainda além e mais depressa do que o programa da troika e incomparavelmente mais além do que as medidas do PEC 4, cuja invocada violência justificou o derrube do anterior governo. Longe parece o tempo (há um ano) em que Pedro Passos Coelho pedia desculpas públicas por quebrar a sua promessa programática de não subir impostos, aceitando viabilizar o PEC 3. Hoje, o seu programa de Governo é, antes de mais qualquer coisa, um ataque em massa aos contribuintes. Longe vai o tempo que Paulo Portas garantia que as políticas de Sócrates só conduziriam à recessão: agora, é o novo ministro das Finanças a anunciar, tranquilamente, nove trimestres de recessão seguidos.

    (…)

    Estes são os factos, vejamos agora as intenções. Como já foi dito, o programa do Governo de Passos Coelho tem uma virtude prévia: é coerente com as ideias ultraliberais de direita que ele foi expondo aos longo dos últimos tempos. Nisso, não pode ter defraudado ninguém, só os desatentos. E, se bem que eu prefira mil vezes a coerência e a coragem do que a hipocrisia e a cobardia políticas, não consigo deixar de me interrogar como é que as ideias que conduziram o mundo à crise sem precedentes que vivemos servirão também para o tirar dela. (…)

23 comentários :

O Galã de Massa Má disse...

A ida do rapazinho de Massamá ao pote, na sequencia da ameaça do Marco António de haver eleições no País ou no PSD, vai sair-nos muito, muito cara.
Já está a sair-nos.

Dédé disse...

DAS PROMESSAS À REALIDADE Então e qual foi o VISTO FAMILIAR ao IMPOSTO DE NATAL?

Anónimo disse...

Pote? Qual pote? Bancarrota.

Anónimo disse...

Sr. Abrantes,

como orgão do regime, este blogue foi repugnante e muitas vezes desonesto.

Mas agora, na oposição, ganham aqui um leitor.

João Dias

Farense disse...

Os farsolas fazem a quadratura do circulo. Aldrabões, fazem num dia o contrario do que prometaram no anterior.

Foi o chumbo do PEC4 sob a alegaçao de que o povo n suportava mais sacrificios.

Uma vez no governo, a primeira coisa que fazem é aumentar impostos!

E O cavaco já veio aplaudir dizendo que "não é nenhuma fatalidade".
Claro ele acumula dois ou tres pensaões de reforma. Deve ser o unico Presidente da Republica que n recebe pelo salario que lhe é atribuído e que n é pouco. Onde está o exemplo, sr Presidente?

Quem o (ou)viu e que o vê. Nao terá vergonha do que os portugueses possam pensar dele?

Eu nunca vi coisa assim!
Nem nos metodos usados para derrubar Socrates ao longo de seis anos, nem na forma como estão a governar, violando os compromissos assumidos.

Quando sairem nao vão deixar pedra sobre pedra dos serviços sociais do estado.

Olimpico disse...

Oh João Dias!!!! Não é a mim que compete defender este bloque, mas tratando-se de "repugnância"...olhe bem à sua volta.....
As pessoas, não pensam...nem sonham...como é o sub-mundo da politica..

Sócrates foi aniquilado, com o "mentiroso" todos os dias!!!!!
Cavaco/Portas/passos Coelho, derrubaram um governo democrático com uma mentira MONSTRUOSA!!!!
«« Foram informados pelo telefone antes horas, do PEC IX...Quando tinha havido uma reunião com Sócrates antes dias!!!!!!( MENTIRA )
Cavaco, diz: Não há espaço, para
aplicação de mais cortes!!! Ele sabia que não era verdade!!!!( Mentira (?!)..

Passos Coelho afirmou: « A Taxa extra s/ o subsidio de Natal, é fruto de má condução do orçamento, no entanto soubemos ontem, que esta medida estava "pensada" Há
A MAIS DE UMA SEMANA.... Muito antes da informação do INE.( Mentira )
Entretanto, o Governo depois de anunciada a taxa, informou que ia transferir mais MIL MILHÕES para o BPN, por intermedio da Caixa Geral de Depósitos!!!!! E o gang, continua à solta e com o dinheiro nos OFFShors!!!!! ( VERDADE!!!!)
Oh Sr. João Dias, há pessoas REPUGNANTES!!!!!( VERDADE)....

O Galã de Massa Má disse...

Ao Anónimo da 1:16
"Pote? Qual pote? Bancarrota"

Pelo menos o rapazinho de Massamá tem agora o job, que lhe caiu do céu (ali dos lados de Belém), com que sonhou e para o qual não tem habilitações nem competência.
A não ser, claro, ter lecionado Economia, caseira?
O curriculum oficial não explicita, mas pode, muito provavelmente, ter sido em Harvard ou Cambridge.

Anónimo disse...

Este Miguelito também só chia quando lhe vão ao bolso. Chiar também, vão os votantes remediados de PPC, que acham que esta treta de ser liberal é fixe porque vão pagar menos impostos devido ao desmantelamento do Estado. Nada mais errado, como utilizadores pagadores, vão ser eles mesmo a pagar toda a factura. Os que foram no canto da sereia da mudança, e os que lavaram as suas mãos não votando, vão pagar pela sua preguiça mental serão os primeiros a chiar. Daqui a 6 meses vamos mais uma vez alegremente descobrir que afinal a maioria de direita chegou ao poder mas ninguém votou neles.

Anónimo disse...

O Sócrates e o Teixeira dos Santos já foram presos, ou ainda não???

Carrasco

Tanto Mar disse...

Por falar em prisão: Quando é que Paula Teixeira da Cruz manda prender o Dias Loureiro?

Anónimo disse...

Esses ainda não foram presos porque nada deviam como se veio a constatar pelos tribunais. Mas pergunto: o Oliveira e Costa secretário dos governos de Cavaco e "dono" do BPN está preso? O Durão sei que não está porque fugiu do país. O Dias Loureiro também assobia para o lado e vai passando entre os pingos de chuva. E o PPD Isaltino também não está preso pois não? E Cavaco já explicou o negócio das acções? Ainda não? Será que daria prisão? E o caso dos submarinos? Já foi julgado? Sim! Não! As comissões! E o caso da Moderna? Como está? É o Portas que está metido nisso até ao pescoço, não é? E as fugas de informação dos juízes? Já foi algum juiz preso? Ainda não? De que estão à espera?
Responda lá sr. anónimo tão solicito a saber dos outros. Já perguntou pelos seus? Dizem-me aqui ao lado que as prisões estão cheias. Se calhar estão mas é de pessoal que anda a roubar para comer!

chacal disse...

O anonimo esqueceu-se de referir o ex-marido da paula cruz, com um processo enquanto responsavel pelo BCP.

praianorte disse...

‘"Não podemos falhar", disse o Presidente. E não falharam. Já nos acertaram!!!’

josé neves disse...

Caros,
Este MiguelSTavares é mais um "esperto" da política portuguesa. Ele também vota conformre ao que dizem no momento os candidatos, depois vem com treta da natureza deste escrito no Expresso.
No minuto imediato ao debate Sócrates-PCoelho não descobriu que Sócrates fora "arrasado" pela inteligência super do PCoelho? E porquê? Porque após Sócrates por Coelho de rastos com argumentos o Passos, perdido e sem respostas às questões colocadas, virou-se para o ataque, já precedente e dario nos media, com a culpa de tudo e da bancarrota e de todos os males do país. E passou a responder a tudo fundamentando a raiz de tudo no má governação de Sócrates como lhe aconselhavam os ratos da sua corte.
Tal como o mais comum dos cidadãos iletrados tinha interiorizado o discurso da vulgata da culpa, da mentira e das maldades de Sócrates, MST o escritor, opinador e comentador político já fizera outro tanto em sua fraca consciência.
Passou tal argumento assassino para o povão dos cafés(que inclui a maioria da classe média com cursos superiores mas que em sua vida apenas leram os livros escolares e depois jornais e revistas escritas por mentirosoa a soldo dos donos)
Deque se queixa agora? Agora, como dizia o meu pai, vá cagar dum carro abaixo.

Anónimo disse...

Realmente,sempre fui admirador do escritor Sousa Tavares,do qual já li bons livros.Leio,com atenção,as crónicas da Bola e,apesar de não ser adepto do FCP,concordo com a maioria das suas opiniões.No entanto,quanto á política,acho que dá uma no cravo e outra na ferradura. Quando o Sócrates governava,nunca ouvi um elogio e,se há imensos aspectos muito positivos do seu governo com o que foi feito na Educação,sem memória,da Segurança Social,da Saúde,deveria salientar isso.Não o fez,o que me admira,porque o acho uma pessoa independente,sem receio de ferir qualquer um.Se ele ler este meu comentário,peço-lhe que seja mais objectivo.

Anónimo disse...

Eu ia dizer o mesmo que o José Neves.
O MST é um abutre. Por mais textos que escreva nada apaga aquele " Socrates perdeu o debate" foi o golpe mais baixo, canalha e covarde porque cedeu perante a pressão da matilha e do status quo me(r)diatico. Estes escritos sabem a má consciência. Nao são precisos para nada senão para se auto expiar.

Ana disse...

Eu ouvi MST elogiar o trabalho do Governo anterior varias vezes.Sim, também criticou negativamente mas foi dos poucos que não pecou pela total ataque.
Não que eu concorde com ele sempre, mas só queria deixar este aparte.

E quanto ao que ele diz no Expresso, enfim, nada que qualquer um mais atento não tenho concluído também.
O pior disto tudo é como agora vem o Presidente da Republica dizer que nada disto é uma fatalidade, tendo em conta o que dizia em Janeiro. Para mim, Cavaco Silva, é a verdadeira nódoa deste país e enquanto ele aí andar nada vai melhorar.

Anónimo disse...

Fatalidade das fatalidades é termos um Cavaco como o 'homem do leme' e no governo um 'homem invulgar'!

Portas e Travessas.sa disse...

Pois...pois MST

Agora somos governados pela Regisconta, com sede em Belém

Zé da Póvoa disse...

Meus amigos, agora não adianta chorar e atirarmo-nos à troika. A verdadeira troika, aquela que vai fazer com que os dias de quem trabalha neste país sejam mais negros, é interna e é constituída por Passos, Cavaco e Portas.
Chegou a hora de irmos para a rua lutar contra os roubos que nos querem impingir.

Anónimo disse...

Se ele continua a dizer mal da direita lá em casa ainda lá vai mais um divorcio!

Todo o tempo do Mundo disse...

Estamos todos à espera da tal situação insustentável e da revolta latente, propalados pelo Grande Sonso e por todas as forças do conservadorismo, incluindo os altos dignatários da Igreja, que lá conseguiram apear o Sócrates com base numa torrente de propaganda enganosa. As pedras estão no ar e não há-de tardar vão ter de caír em algum lado. Basta-nos ir aguardando, que elas cá swe fazem, cá se pagam.


E sim, o que fizeram ao Sócrates há-de ter o devido castigo. Paciência não nos vai faltar, descansem.

Anónimo disse...

Viva o estado em que Sócrates deixou o país... ficámos mesmo bem...