segunda-feira, agosto 08, 2011

RTP, serviço público e as dúvidas de Miguel Sousa Tavares



    ‘Miguel Relvas vai criar um ‘grupo de trabalho’ para lhe dizer o que é um serviço público de televisão: parece que ele não sabe e precisa que lhe expliquem. Mas, ao mesmo tempo, ele quer a urgente privatização da RTP, seja qual for a conclusão do ‘grupo de trabalho’. Mais valia dizer logo o que quer, sem subterfúgios. Não sei porquê, desconfio que tudo isto vai desaguar na entrega a RTP à Ongoing. Resta saber se ainda vamos ter de pagar por isso, se nos vai custar a mesma fortuna que custará a entrega do BPN ao BIC de Angola.’
      Miguel Sousa Tavares, na última edição do Expresso

Vamos, Miguel, vamos ter de pagar. E as contas não são difíceis de fazer.

A RTP tem menos publicidade que as outras duas televisões generalistas. Sendo privatizada, terá direito ao mesmo tempo de publicidade que a SIC e a TVI. Havendo uma enorme crise na publicidade, como resolver o imbróglio? Duque há-de concluir que o serviço público de televisão pode ser efectuado pelos três canais, pelo que o montante agora pago a título de indemnização compensatória será repartido pelos três canais.

Consequências:
    1. O Estado não poupa dinheiro. Antes pelo contrário: para além de pagar o “serviço público” às três televisões privadas, ainda terá de suportar os prejuízos acumulados da RTP, que a empresa vinha agora reduzindo após a sua reestruturação.
    2. O aumento da fatia do bolo da publicidade arrecadado pelas televisões irá deixar em maiores dificuldades os jornais e as rádios.
    3. A direita ficará com toda a “informação”.

14 comentários :

Anónimo disse...

A única vantagem que me parece poder advir desse negócio é que , como todos prevemos, a Ongoing, ganhando a RTP , vá deixar os outros concorrentes( Balsemão, Oliveirinha etc)com os nervos em franja e , talvez(?) possamos saber alguns segredos. "Zangam-se as comadres, sabe-se as verdades".

Anónimo disse...

O Lateiro está a provar o caldinho?!

Farense disse...

Não a tinha já?
A RTP no conjunto de todos os seus canais já era cobtrolada pelos comissarios do PPD. Ha muito tempo.
A mim, n me choca a privatizaçao de um canal (porquê a RTP1?) mas quem a comprar que assuma os custos e os riscos.
Isso de ser empresario e liberal à custa da protecçao do estado, tb eu!
Aliás ja assim tem demontsrado o Balsemão.
Eu tb quero um canal!
Eu tb quero ser empresario.
Mas vai sucederm o que o Abrantes aqui diz. Os montantes que o estado agora transfere para a RTP vai ser dado as tres para assim contentar todos e ficar com todos na mão.
Parvos, não são!
E o Oliveirinha? E a Igreja? Como é que vai ser por ali a missa?

Anónimo disse...

...vai comprar uma panela de pressão, para ver, se cozinha mais depressa.

blabla disse...

desculpem-me mas todo o dogma é uma trampa...deitem fora o dogma do “serviço público de TV” pois é uma mentira...a RTP é igualzinha às outras todas sem mácula...a informação é toda ela enformada e teleguiada por uma visão politica e militante de direita sobre o funcionamento das sociedades...os jornas que por lá “contam” são da mesma cepa que os da TVI e da SIC... quiçá mais empenhados...a única diferença na RTP é que esta é paga pelo povo...ora eu só vejo vantagens na venda...alguém vai falir...dizem... óptimo...menos uma voz do dono no ar...menos papagaios de luxo...menos poluição...agora a suspeita que me sobra e …essa sim parece-me tenebrosa…é que o raio do “relvas” não queira vender nada e ande só a protelar para manter os jornas da casa ainda mais caninos que o normal deles...aliás é menino para ver nisso um “golpe à chefe”...

Anónimo disse...

E quem vai ter tacho afinal, quem vai, quem vai? O amigo Duque, pois então. Mais um cretino a juntar ao extenso rol de "especialistas" deste governo...

Tá na laethanta saoire thart-Cruáil an tsaoil disse...

Pensava que eram as dívidas

O estado continuará a dar 20% do orçamento do exército

à RTP?

acho bem...eu cá nunca vi grande serviço púbico mas devo ser vesgo

serviço público era acabar com a TV e a Internet

Anónimo disse...

A RTP,os seus admistradores, directores programação,direcções de informação, os seus jornalistas-com uma o outra excepção-tem vindo a seguir uma orientação de destruição gradual da ideia de serviço público.
Muitos do que defendem a existencia dum serviço público de televisão,entre os quais me incluo,são tentados a pensar que com a privatização deixavamos de pagar para sustentar aquela gente para quem independencia,isenção,pluralismo,
competencia são conceitos que ignoram.
E,não deixa de ser irónico que depois de passarem meses a promover João Duque talvez seja ele que vai mandar,pelo menos alguns, para o desemprego.
Houvesse a RTP sabido cumprir a sua missão e,certamente,exisitiria um forte e sólido movimento contra aquilo que,se está mesmo a ver, acontecera.
As conclusões da comissão do senhor Duque já estão feitas e o resto é para tentar enganar incautos.

Luis Grave Rodrigues disse...

Olha, olha: o Miguel Relvas de avental...

Anónimo disse...

será um truque de duque...

José Teles disse...

A RTP não merece ser tratada de "serviço público", que geralmente não é, nem quer ser. E é bem feita que vá parar às mãos da Ongoing, do Moniz e família. Façam como eu, vejam os canais por cabo, sobretudo estrangeiros, que vai haver muitos com a televisão digital terrestre. De resto o que mais me preocupa é ter de pagar em surdina a antiga taxa de televisão, que o Cavaco tinha abolido e que o Morais Sarmento reimplantou, e agravou, com o nome de contribuição audiovisual que pagamos todos os meses na factura da electricidade.

Anónimo disse...

Este vosso humilde teórico da conspiração está convencido de que as guerrinhas entre a Impresa e a Ongoing- encabeçada pelo filho de um homem de confiança do tio Balsemão- não passam de teatro para papar os incautos.
E se, por acaso, eu tiver razão?
Os estragos provocados à SIC poderiam ser controlados. Consequentemente, roçariam a falência, e passado algum tempo, inventar-se-ia uma manobra financeira para um takeover que toda a gente consideraria uma vingança do Balsemão.
Analisando toda a palhaçada sob este prisma, o Balsas sai a ganhar. Não é nada de novo, na história do Capital, e parece fazer sentido, não?

Ze Maria disse...

CUIDADO e muita atenção à vontade enunciada por este Reco-Reco Relvas em rever o projeto de TDT (Televisão Digital Terrestre). Muita atenção!!!

Artur Gomes disse...

Epá, eu até «engolia» a ideia (?), mas com o cretino-mor que nunca geriu nem um mercearia, o tal de João Duque, que, se não se põem a pau, vai faer dos próximos economistas do ISEG uns palermas, é que a coisa não está fácil...