quarta-feira, setembro 07, 2011

Justiça fiscal precisa-se

• Óscar Gaspar, Justiça fiscal precisa-se:
    ‘O truque não é novo e o PSD está a esgotá-lo rapidamente: as medidas com impacto negativo na população seriam consequência da situação das contas públicas e, como tal, exigidas pelo Memorando da ‘Troika’.

    Há aqui um salto lógico a desmontar. Não há qualquer dúvida que a situação orçamental e a crise das dívidas soberanas obrigaram à negociação de condições para o apoio externo mas convém recordar que o Governo anterior assinou as medidas que se entendiam necessárias e suficientes e que reservou para momento posterior a definição de uma série de medidas concretas.

    As posições da ‘Troika' desiludiram profundamente o PSD: afinal, não obrigam a desmantelar o Estado Social (o SNS e a escola pública, em especial, enfrentam desafios que o simplismo da liberalização não resolve!) e o que se percebe é que há muito espaço para a Política.

    O Memorando não impede medidas de equidade nem limita a capacidade do Governo em executar políticas de crescimento económico que compensem os sacrifícios inevitáveis e que assegurem a sua justa repartição.

    Ora todos os portugueses percebem que tem havido um enviesamento dos sacrifícios para o lado dos rendimentos do trabalho e das pensões. O Governo desrespeitou o seu compromisso eleitoral com aumento de impostos, impondo-o exclusivamente àqueles que não têm poder nem condições para pensar em planeamento fiscal. Foi assim nos impostos sobre o rendimento. Foi assim em sede de IVA onde a taxação sobre o gás e electricidade tem um carácter claramente regressivo porque incide sobre um bem de primeira necessidade. (…)’

3 comentários :

Anónimo disse...

Eu não estava à espera de outra coisa dessa gente. Já sabemos o que a casa gasta. Cavaco, Balsemão, Manela, Barroso, Santana, Marcelo, Dias Loureiro, Oliveira e Costa, Isaltino, Menezes, Macário, Major, são todos exemplo de sobra do que é essa gente. O povo só é enganado porque quer. Julga que suficiente mudar. Mas mudar para pior é que não. Agora aguentem e cara alegre.

Portas e Travessas.sa disse...

Meus Amigos e Amigas.

Os rapazes da meia laranja são pantomineiros em qualquer lugar que estejam e alguns deles são bastante piores...o culpado? somos nós que não a revisão dos votos que foram para o GCivil...está a chave do problema...passar 10 anos a "falar" da mesma coisa é a mesma coisa que prestar a atenção da CS do "contenente".

Lembram-se da zaragata que foi, com a compra de votos numas freguesias de Lisboa... de Chelas, de Marvila...com a comprae venda de votos

O PPD/PSD está viciado nas pantominices

Peçam e façam a recontagem dos votos no Distrito de Lisboa e depois me diram se tenho razão ou não.

Fiz todas assembleias de votos, quando não era pago...acreditem, que se pode dar outro 25 da Abril sem derrube do Governo...dá-se com benzina

Os Partidos, PS, em particular, tem de tomar a iniciativa de RECONTAR OS VOTOS

Rosa disse...

Será isto possível nos tempos que correm??
De facto, lembro-me desses casos em algumas freguesias de Lisboa.
Mas olhando para todas estas sinistras personagens e para as "manobras" de domínio público que nos foi dado observar e que deram origem à queda do anterior governo...dá mesmo que pensar.
Seria, assim, uma coisa terceiro mundista ou do género da Ditadura.
Será possível??