sexta-feira, outubro 21, 2011

"Passos Coelho consegue dormir bem?"

• Daniel Amaral, OE-2012: a vertigem:
    'Para 2012 sabíamos que o défice estaria limitado a €7.557 milhões, 4,5% do PIB. Como? O PSD deu a resposta em plena campanha eleitoral: cortando nas "gorduras" do Estado. Eles até já tinham uma lista de cortes pronta a entrar em acção. Sabe-se agora que era mentira: primeiro, aumentaram todos os impostos; e, depois, só cortaram nos rendimentos e nas acções sociais. Exactamente o inverso do prometido. Passos Coelho consegue dormir bem?

    É óbvio que, com este orçamento, a recessão vai agudizar-se. E nem sequer imagino quando é que a economia poderá recuperar. Veja-se o caso do investimento: em 2000, investíamos 27% do PIB; em 2010, descemos para 19%; e, em 2012, vamos ficar-nos pelos 16%. É um cenário dramático. E, em situações como esta, mandaria o bom senso que fosse o Estado a fazer a compensação. Esqueçam: o investimento público vai situar-se na vizinhança de zero.

    Poderia ser de outro modo? Quando pedimos ajuda, não: era a ‘troika' ou o caos. Mas, quando se tornou consensual que o modelo era asfixiante, deveríamos ter ensaiado uma renegociação que nos permitisse respirar um pouco. O Governo optou pelo inverso, e decidiu ir muito além do que a própria ‘troika' exigia. Deixou-nos atados de pés e mãos. Se nada de novo acontecer até lá, no final de 2012 vamos ter um país sem crescimento, sem emprego, sem dinheiro e sem horizonte - à beira do abismo.'

5 comentários :

Anónimo disse...

Chamem o Passo em falso!!!!!!!

Luís Lavoura disse...

O Estado deveria investir?

Só se fosse em coisas que depois não dessem despesa a manter, digo eu. Por exemplo, contruir pirâmides como no tempo dos faraós. Ou então cavar buracos na terra e depois voltar a enchê-los, como sugeriu Keynes.

Agora, construir mais coisas que depois dão despesa a manter - como autoestradas e aeroportos - não obrigado!

Júlio de Matos disse...

Ou seja: o caos e... o caos!



P. S.: Este tontinho do Lavoura é mesmo parvo, ou faz-se?

Anónimo disse...

Caro Lavoura, parece que vai ter de se retratar mais cedo do que pensava :o TGV vai mesmo avançar e para cumulo, vai ser a única coisa a gerar emprego no pais nos próximos anos. A iniciativa privada gosta imenso de falar falar falar neste pais , mas a menos que perspective trabalhadores escravos a rodos, não vai mexer uma palha para investir seja no que for (provavelmente vão deslocalizar ainda mais para a china e afins ).

sepol disse...

Bem aventurados os pobres de espírito pois deles será o reino dos ceus, por isso ele dorme tão bem!