terça-feira, dezembro 13, 2011

Da série “A Fenomenologia do Ser”¹ [5]



      «Nós não estamos ainda em condições de dizer qual terá sido a 31 de dezembro o défice de 2011

Vejamos. Quando se comete uma calinada destas o comum dos mortais, desde que domine razoavelmente a língua portuguesa e as mais elementares regras da lógica, ou hesita, ou tenta corrigi-la imediatamente.

Sugiro que se ouça a declaração de PPC no sítio da TSF. Não só não hesitou, como não tentou corrigir-se, porque, evidentemente, nem sequer notou que estava a cometer uma calinada monumental.

Ora, como não consta que PPC seja imortal, a conclusão é óbvia: nem domina a língua, mesmo nos seus usos mais elementares, nem as afirmações ilógicas lhe causam aquela espécie de incómodo mental que os mortais, minimamente instruídos, sentem quando as proferem.

Q.E.D.
    Afonso
__________
¹ Obra filosófica que o actual primeiro-ministro afirmou ter lido na sua juventude, desde então, perdida.

18 comentários :

arebelo disse...

Como disse alguém,é um político que todos os dias tira um coelho da cartola,é imaturo,inconstante e mal preparado.Sem passado curricular nem obra que se veja é uma aberração como temos visto e resta saber até quando.Nem o Santana Lopes que se correspondia com o Machado de Assis e que deu um contributo generoso para o anedotário nacional lhe chega aos calcanhares.É que este laparoto é perigoso e arrasta com ele uma cáfila temível.

Teófilo M. disse...

Para este rapaz, se calhar, prognósticos só no fim do jogo...

Anónimo disse...

Passos Coelho sublinhou hoje, em entrevista à SIC Notícias, que apesar de haver vários Estados soberanos na Europa que partilham a mesma moeda, essa situação “resvala a incompletude, pois não criámos ainda uma união económica nem política”.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=525239

Anónimo disse...

Depois de Santana Lopes seria quase impossível aparecer alguém pior, mas o impossível aconteceu.
A questão é que o Santana era mais esperto que os seus comparsas de governo mas esta nódoa é ignorante, burra, mentirosa e completamente incompetente (situação que está a ser aproveitada por alguns espertalhões que o rodeiam).

Anónimo disse...

O impensável há apenas duas décadas aconteceu: o fundo de Santana foi rompido pelo senhor Passos!

E a situação é tão péssima (olha, se calhar foi um erro gramatical, mas bora entrar na onda do nosso primeiro?), tão péssima (de facto até nem soa mal, deixa ficar...), que as perspectivas que temos pela frente é o Coelho piorar com a idade (só pode), ou ser substituído por alguém que, Seguramente, ainda rompa mais fundo o fundo de Santana!


A farsa até parece uma comédia, mas pode acabar em tragédia.

Anónimo disse...

O HOMEM NÃO SABE CONJUGAR VERBOS.

Anónimo disse...

O discurso de Passos Coelho além de ser colado com cuspo é de uma mediocridade atroz.

Sendo uma autêntica vergonha a forma como se exprime é bem ilustrativo de toda a sua impreparação.

Anónimo disse...

O filosofo vigarista e trapaceiro nunca se enganou em 6 anos? Ainda à poucos dias o vi a corrijir algo que tinha dito anteriormente sobre as dívidas soberanas não sei se por estes lados a memória selectiva só funciona num sentido mas presumo que sim.

Anónimo disse...

ANÓNIMO DE Qua Dez 14, 11:28:00 AM,

Vc é tão ignorante como impreparado.

Volte a fazer o 4.º ano: é "Ainda há poucos dias"
e não,

"Ainda à poucos dias", seu labrego e burro.

Anónimo disse...

Ainda "à" poucos dias? "À" poucos dias?


Topa-se bem que também tiraste um Curso Inferior, tu, ó pàzinho anónimo...

Anónimo disse...

É inviável qualquer prognóstico; com este sujeito não há jogo sequer.

Pertence aquela espécime de ser vivo do tipo varié-gatta; quando sujeito a investigação deixa de ser real, é puro deleite metafórico, teoria,teoria, simplesmente, teoria.

Tal qual como prevê para este tipo objecto, Franco Ferrarotti.

Anónimo disse...

A memória selectiva está a funcionar em pleno no anónimo das 11:28, quando se refere á "correcção" que Sócrates fez. O problema está aí mesmo ,caro anónimo, Socrates não corrigiu nada do que disse. Viu-se sim obrigado a explicar ,como se o anónimo e respectivas ovelhas fossem muito burros, aquilo que tinha dito há uns dias atrás.Explicar algo que o anónimo não teve capacidade para compreender não é igual a colocar numa frase dita publicamente erros gramaticais de 1º ciclo.

Anónimo disse...

Chegou ao poder a geração rasca das noitadas e da política juventudista, patrocinada, aliás, pelo Cavaco.

Fernando Romano disse...

Só vi os últimos dez minutos da entrevista na SIC e não me concentrei no que dizia o farsolas, mentiroso e burlão, mas no quadro divertido que a televisão mostrava: o maior vigarista político de que tenho memória, mais os dois artolas que o entrevistavam.

O Primeiro Ministro fez-me lembrar uma personagem de Aristófanes, o SALSICHEIRO da comédia "Os Cavaleiros" e os entrevistadores dois ESCRAVOS de uma das comédias de Plauto - não sei se a dos "Burros", da "Comédia da Marmita" ou da "Anfitrião"...

Como gosto de ver bom teatro, imaginei o que um bom encenador de comédia podia tirar daquela cena. Ao ESCRAVO mais gordinho só faltou tirar a línguinha de fora, julgo que chegou a babar-se.

Eu sei que os escravos de Plauto eram mais atrevidos, mais ousados...

Que falta nos fazem bons e corajosos Comediógrafos!... Material de inspiração não lhes falta. Mas quê! parece que anda tudo ocupado à volta da Marmita.

Jorge Gouveia disse...

Os pontapés na Gramática, deste PM, não auguram nada de bom.
Cada cavadela, cada minhoca!
Como diz o Povo "Quando isto é na montra, como será no armazém ?..."
O seu discurso é vazio,mal estruturado,errático...A bota não bate com a perdigota.
Será este exemplo de má preparação o limite inferior ou ainda pode piorar? Tender para menos infinito? Receio bem que sim.
E por aqui me fico...

Jorge Gouveia disse...

Caro F. Romano:
Que comentário criativo, brilhante, inteligente.
Como eu gostaria de o ter escrito.
Então a referência ao escravo mais gordinho está deliciosa...
Resta saber se, como dizia Ustinov, esta comédia mal ensaiada não acaba em drama...

Anónimo disse...

Discute-te á boca cheia a validade ou não da licenciatura de Socrates mas é Passos que nos confirma todos os dias o quão invalida é a que ele próprio detem, com calinadas destas.

Anónimo disse...

O diplomazinho dele poderá não ter sido passado a um domingo (não sabemos, nenhum cabrão nem nenhuma cabrita ainda foram investigar..), mas se calhar foi no dia da semana que parece ser o seu preferido: o primeiro de abril!


Orange, a TANGA.