sexta-feira, dezembro 30, 2011

Desvio, qual desvio?



Os dados revelados pelo INE sobre as Contas Nacionais relativas ao 3.º trimestre põem definitivamente por terra as teses do Governo sobre o suposto desvio colossal.

Não consta qualquer derrapagem na despesa e em lado algum há indícios da despesa com o pessoal ou dos consumos intermédios estarem acima do previsto. Antes pelo contrário, o INE confirma que a despesa com remunerações das administrações públicas cai 6,9% nos primeiros 9 meses do ano e o consumo final cai 9% nesse mesmo período.

O défice acumulado no final do 3º trimestre era de 8.635 M€, o que corresponde a 6,8% do PIB. Não se compreendem assim as afirmações dos responsáveis políticos de que o défice de 2011 seria superior a 8% sem medidas extraordinárias (cf. Passos Coelho a 13 de Dezembro e Vítor Gaspar a 20 de Dezembro), porque tal implicaria que as contas públicas estariam aí sim completamente descontroladas neste 4º trimestre.

Ainda assim, há que ter em conta que o défice dos três primeiros trimestre foi muito afectado por efeitos — esses, sim — absolutamente extraordinários, como o do buraco da Madeira. O único contributo do actual Governo para a execução orçamental dos primeiros nove meses foi a criação de uma narrativa que, contrariando a promessa realizada por Passos Coelho, tentou imputar ao Governo anterior o pretexto para algumas medidas. Quanto à prometida redução de despesa, como é sabido, o Governo não teve coragem de pôr em prática nada nos primeiros meses do seu mandato.

Esta narrativa criada, absolutamente criada, pelo Governo quis dar lastro a um Orçamento do Estado para 2012 injusto e injustificado.

Tal como agora se prova que em 2011 era perfeitamente dispensável o corte no subsídio de Natal.

A política deste Governo não é necessária, é uma opção ideológica para empobrecer os portugueses e desmantelar o Estado Social.

9 comentários :

Portas e Travessas.sa disse...

A Ministra da Justiça, disse hà dias - que conta com os presos na ajuda ao governo... a governar.

Nada mais consêntanio com a coligação que governa e que cria riqueza - o Domingos Lavadinho que o diga.

O Marinho Pinto? - os seus esgares não são conhecidos.

A ministra,provavelmente, deve estar a "gozar" as segundas, ou ..,terceiras núpcias.

Esta senhora é ministra do meu País, do nosso País?

Francisco Clamote disse...

A conclusão é irrefutável.

Anónimo disse...

E o desvio do 3º semestre de que o Pedro Silva Pereira falava, alguém o viu?
Já agora, a transferência do fundo de pensões da banca era necessário?
Se sim, isso significa que a meta dos 5,9% estava em risco, logo havia desvio.

Anónimo disse...

Portanto, não há desvio, mas ainda assim surgiram "efeitos absolutamente extraordinários, como o do buraco da Madeira". São efeitos extraordinários e não desvios. I rest my case

Anónimo disse...

mais uma para o mentirómetro...

Fernando Romano disse...

Pois eu tenho a opinião de que o actual Governo tinha conhecimento destes bons resultados, ainda antes de ganhar as eleições, e tratou de imediato de dramatizar a situação para esvaziar completamente este êxito do governo de José Sócrates.

A lógica é sempre a mesma: atacar José Sócrates.

O que me deixa atordoado é outra coisa....

Porque será?!

Anónimo disse...

A lógica é atacar Socrates para que ninguém culpe este governo por toda a m**** que está afazer. Simples e, com a conivencia da comunicação social ,eficaz.
Mas de facto os numeros desmentem o tal desvio colossal. Desvios haveria sempre, se lá estivesse o teixeira dos santos podem querer que seriam muito menores e não serieis gamados nos subsidios. Mas continuem a acreditar no pai natal, pode ser que vos venha ajudar quando fordes todos despedidos sem indemenização nem subsidio de desemprego aos 50 anos de idade .Porque, meus caros preparem-se, é precisamente isso que vai acontecer durante o próximo ano.Sem espinhas, e não se poderá dizer que não o tereis merecido.

Zé da minda sempre disse...

A mentira tem perna curta. Caros ouvintes e telespectadores,Portugal,foi comprado por um rapaz natural de Vila Real, por esse motivo e a partir de agora, vamos passar a ouvir só mentiras com musica popular pelo meio.Quero recordar ao pessoal que gosta do CC duas frases dos roteiros de Cavaco Silva: Portugal é um pais de grandes mudanças onde se está a realizar um importante conjunto de reformas 3 de Set de 2008. Outra: Tenho que dizer com seriedade que Portugal está melhor, na medida em que a taxa de crescimento economico é hoje mais forte do que era quando fui eleito. LUSA 22 jan. 2008. Sem comentarios.Os votos de um ano sem acidentes para todos...

Anónimo disse...

Eu já estou velha e a memória já me falha, mas,...lembram-se quando o Manuel Pinho , na China disse que em Portugal os ordenados eram pequenos blá blá.....pois aí está , os chineses estão a entrar , vão entrar ainda mais e o povo tem de empobrecer e qualquer dia trabalha-se pela côdea como na China. Tal e qual. Boas entradas em 2012.