quinta-feira, dezembro 08, 2011

E ainda é governador

Francisco Assis, hoje no Público:
    ‘Tenho consideração pelo governador do Banco de Portugal e exprimi público regozijo aquando da sua nomeação pelo anterior Governo. Mas considero impróprio o comportamento que teve na semana passada na AR. Ao dirigir-se de forma desrespeitosa, e ao que parece sem razão, a um deputado, ofendeu toda a representação nacional. As instituições começam a definhar no dia em que perdem a vontade de defender o seu amor-próprio. Por detrás dessa atitude, estará um dado inconsciente dos tempos que correm - o desprezo dos técnicos pelos políticos. É péssimo sinal e paradoxalmente abre as portas do poder aos verdadeiros ignaros. O Parlamento e o PS têm obrigação de estar ao lado de João Galamba. A dignidade, como todos sabemos, é uma difícil conquista de todos os dias.’

4 comentários :

Anónimo disse...

Naturalmente que o governador do BP é uma besta e já o escrevemos aqui.

Acho, no entanto, piada ao Francisco Assis ressalvando:"Tenho consideração pelo governador do Banco de Portugal e exprimi público regozijo aquando da sua nomeação pelo anterior Governo."

Mas conhecem-se como, donde e em que circunstâncias? O facto de FA ter sido líder parlamentar na anterior legislatura permite-lhe fazer juízos tão conclusivos?

E se FA se fosse catar?

Anónimo disse...

O reparo do anónimo (como eu) acima
chama a atenção para o pior da politica portuguesa, a genuflexão antes e/ou após de qualquer critica, torna a critica ineficaz e desinscreve-a de qualquer registo adversativo.
Neste caso, o problema nem sequer é a dicotomia tecnico/politico pois a critica do João Galamba foi sobretudo técnica, logo politica dado o contexto.Assim num mesmo excerto de texto Assis passa duas vezes ao lado da questão essencial, a de que o Gov. Banco Portugal é um tipo de direita, boçal, proxy do PR e que mais ultrapassou as suas funções no combate politico ao Governo anterior. Aquele cuja bancada parlamentar Assis liderou.
A facilidade com que Assis não vê estas avidências mostra um politico condicionado não só pela sua vaidade mas ainda mais pela habitual superficialidade do comentariado português.

Olimpico disse...

É verdade Francisco Assis, como no mundo o" Capital" está a "subjugar" o "trabalho.....Os "tecnocratas" humilham os politicos no Parlamento Português!!!... Muitas vezes o "homem da mochila Cee" já o fez, também, sem qualquer "ruído" do parlamento.Por isso,
Bem vindo Assis....«« Quem não se sente, não é filho de boa gente...»
Os deputados do PS que calaram e os outros que assobiaram para o lado....estão a contribuir para o " abandalhamento" do Parlamento e do homem politico. Só CAVACO, tem estatuto de POLITICO/NÃO POLITICO....temo
que todos, exceto ASSIS, estejam a "trabalhar" para obter esse estatuto.....Haja vergonha na cara... Com todo o respeito, não é possivel, UM QUALQUER COSTA" faltar ao respeito ao parlamento!!!!

A minha solidariedde para com Galamba.

Anónimo disse...

Está bem.
Mas um pouco tardio...

A.M.