- ‘Porque será que a figura do Presidente tem este desenho, tão pouco democrático e até tão pouco racional? É lícito, é desejável, é sustentável que se confira a alguém um estatuto tão blindado como este, comparável em tudo ao dos monarcas? Recorde--se que o direito (entre aspas) conferido a reis para o serem advém de uma distinção de sangue ungido, ou seja, do domínio do sagrado e, portanto, do inquestionável. Um presidente é um político eleito - com tudo o que isso implica de distinção mas também de humildade: está ali só e apenas porque se candidatou e foi escolhido; tem sempre de responder perante quem o elegeu.
Esta petição é pois uma oportunidade a não perder para pensar e debater o estatuto do PR. E para observar como a Lei Fundamental pode ser, no mesmo mês e pelos mesmos, desprezada a ponto de se ridicularizar o pedido de fiscalização do orçamento e fervorosamente invocada para defender Cavaco.’
1 comentário :
A diferença da Monarquia para a Republica,não é muita.É só uma questão de sexo caseiro ou fora de portas, e mais recato na politica por parte do rei.Acho, que Cavaco Silva,é o pior Presidente depois de Abril.Se houvesse deçência na politica, tinha_se demitido depois do caso das escutas com Socrates.Por falar em Socrates,que Deus (se existir) lhe dê muita saude,pois bem merece,por tudo o que fez pelo pais,sem medo dos bandalhos que tudo fizeram para o derrubar,graças a mentiras colossais, que estamos a pagar com juros muito altos,e um desemprego galopante.
Enviar um comentário