sábado, março 24, 2012

Ad hominem [1]

Miguel Sousa Tavares, COISAS QUE NÃO DIGNIFICAM [hoje no Expresso]:
    ‘Veja-se, aliás, esta eloquente história da queixa-crime apresentada pela Associação Sindical de Juízes contra todos e cada um dos membros do governo Sócrates que se atreveram a reduzir-lhes os salários e a tentar reduzir-lhes as férias. Depois de, com a ajuda dos seus colegas dos tribunais administrativos, terem obtido acesso a todos os documentos relativos a despesas e uso de cartões de crédito e telefones dos membros do governo (aquilo a que o “Correio da Manhã” entusiasticamente chama “o saco azul do governo Sócrates”), a Associação pegou nos papéis e deduziu uma queixa-crime contra todos por suspeitas de utilização de dinheiros públicos para fins privados. O Ministério Público, por seu lado, recebeu a queixa e já anunciou a inevitável Maria José Morgado para investigar os crimes. Ora isto, meus caros amigos, é sim uma abusiva utilização de poderes judiciais para fins de vingança corporativa e nada mais do que isso. A drª Morgado, ao receber a queixa, deveria ter feito aquilo que faria tratando-se de uma queixa de um cidadão comum: dizer aos senhores juízes que ela não estava em condições de ser recebida. E porquê? Porque não se pode pegar num monte de documentos de despesas de gabinete, com cobertura legal, e suspeitar, em abstracto, que todos os membros do governo que tinham direito a essas despesas as utilizaram indevidamente. Como os senhores juízes muito bem sabem, não há crimes colectivos de governo, a menos que os queiram acusar de associação de malfeitores: os senhores teriam de dizer na sua queixa quem era suspeito de que crime, como, quando e porquê, e quais os documentos concretos e identificados que sustentavam as suspeitas. De outro modo, se qualquer membro de um governo pode ser genericamente suspeito de utilização indevida de dinheiros públicos só porque tem ao dispor um cartão de crédito e um telefone, qualquer dia não há quem se atreva a governar. E imaginem que os membros do governo Sócrates se lembravam de retaliar, pedindo aos tribunais administrativos que lhes concedessem acesso a todos os documentos de despesa dos juízes portugueses? Os tribunais administrativos concedê-lo-iam? E, se, por absurdo, o fizessem e os juízes fossem obrigados a mostrar todos os documentos de despesas pessoais dos últimos anos, a drª Morgado receberia uma queixa-crime genérica contra todos os juízes, com base numa montanha de papéis por analisar? Imaginem...’

13 comentários :

Anónimo disse...

É difícil transmitir por palavras a revolta e os sentimentos que esta atitude dos juízes suscita a qualquer Português que raciocina com a cabeça e não com os pés.(Espero que o MST não venha a ser vítima deles como foi dos professores).

Anónimo disse...

Queria dizer "...a revolta e outros sentimentos..."

Anónimo disse...

O ultimo bastião da defesa da equidade é o que se encontra mais podre e corrompido, neste país.
Tenho vergonha desta gente, cuja sobriedade e justiça para julgar foram substituidas pelo ódio e o corporativismo mesquinho e avarento.Uma vergonha de classe e uma vergonha como seres humanos.

Anónimo disse...

As despesas nos tribunais são efectuadas e suportadas pelo miserável orçamento fixado a cada um deles pelo Governo.
Não há nenhuma rubrica para gastos pessoais, como é evidente.
Tudo fica documentado.
Em querendo saber é só pedir a informação e inerentes comprovativos.
Por isso, e só por isso, é que ninguém se alembra de o fazer, com excepção deste impagável comentador de incompetência genérica.

Anónimo disse...

Têm piada, exactamente o mesmo se aplica aos governantes, mas parece que a impagável classe de juizes se lembrou de o fazer...
Pode-se argumentar o que se quiser, mas a única razão para esta sanha contra o anterior governo foi o atrevimento de Socrates em cortar o escandaloso subsidio de residencia e o corte nas férias judiciais. O que diz muito acerca da "disponibilidade" de certa e determinada classe para acompanhar os restantes portugueses nos sacrificios...

Anónimo disse...

Então se assim é, ainda bem.
Nenhuma razão para tanta preocupação.
A ver vamos, como dizia o outro.

Anónimo disse...

A questão não é a preocupação nem o encontrar de irregularidades, que aconteceram e ainda acontecem em todos os governos.
A questão é que nunca antes se levantou a questão. A questão é que se levanta a suspeita primeiro, logo se vê se têm fundamento, mas entretanto já se foi julgando na praça publica e nos jornais o que é da competencia do direito. Essa é que é a questão.
Se os juizes estão realmente interessados em apurar responsabilidades e factos, a primeira coisa que faziam era ficar calados e fazer aquilo para que todos lhes pagamos : investigar antes de acusar.

Anónimo disse...

Cuidado que eles 'andem' por aqui. Que medo!

Anónimo disse...

A investigação dos crimes faz-se no processo (de acordo com as regras e garantias por ele asseguradas).
O processo inicia-se com a correspondente denúncia ou participação.
A fazer fé nas notícias, estamos ainda nessa fase inicial, pelo que falar, neste contexto, de acusação, constitui rematado disparate.

fernando f disse...

Elucidativo, todos os comentários primarem pelo anonimato. Mas de qualquer das formas só gostava de saber quem é que vai julgar a queixa, pois como é bem de ver queixoso não pode ser julgador. Mas o verdadeiro problema é esta pasmaceira de ficarmos impávidos e serenos perante esta e outras arrogâncias corporativas e quando nos revelamos, ainda é contra aqueles que se dignam indignar.

Graza disse...

Obrigado Miguel por ter dito desta forma. Está difícil a vida cá fora e esta gente ainda complica mais. É preciso ter cuidado, porque uma chispa pode atear o rastilho, e por mim, atitudes destas, tomadas por uma corporação/sindicato/associação/terceiro pilar do regime, (!) em quem deveríamos estar a confiar, são o acender do fósforo. Coloquem-se agora os letreiros: Cuidado com a chama, não lhe chegue combustível.

Cão Raivoso disse...

Tudo fica documentado.
Em querendo saber é só pedir a informação e inerentes comprovativos.


Os Juízes que se ponham a pau, que da próxima vez que o Povo se levantar contra eles não vai haver nenhum Mário Soares debaixo de cujas saias eles se possam acoitar para fugirem ao Campo Pequeno, como infelizmente aconteceu da última vez, que se safaram entre os pingos da chuva. Mas a próxima deve ser cá uma saraivada de granizo...

Anónimo disse...

Ainda chamam de juizes a uns bandoleiros sindicaleiros, patrocinados pelo Capital?
Eu chamo-lhes os Inquisidores do templo!