Todas as previsões do Governo, relativamente ao défice, aos trambolhões do PIB e ao desemprego, vêm sendo desmentidas pela realidade. Só que hoje isso aconteceu menos de 48 horas depois de o ministro das Finanças ter “revisto em alta” a taxa de desemprego: Vítor Gaspar afirmou anteontem que, até ao final do ano, a taxa de desemprego poderia situar-se em 14,5 por cento; hoje, o Eurostat, o serviço de estatísticas da União Europeia, adianta que, já em Janeiro, o desemprego terá atingido a monstruosa taxa de 14,8 por cento¹. Significa isto que, perante a degradação da situação económica, este valor tenderá a agravar-se.
Já não é uma derrapagem, é o ministro a fazer um pião perante as câmeras de televisão. Com uma agravante: os dados do Eurostat chegam primeiro aos governos do que à opinião pública. Por isso, Gaspar já os deveria conhecer quando avançou a sua previsão. Temos político.
_______
¹ O valor hoje avançado pelo Eurostat constitui um novo recorde desde que há valores do desemprego para Portugal – 1983 no caso do INE e 1953 no caso das séries longas do Banco de Portugal.
2 comentários :
Incompetência e mentira.
A marca deste (des)governo.
Sois uns hipócritas. Fiei-me em vós, votei em vós, pensei que ía ser o que prometeram ..LOGRO! EMBUSTE! Ainda aguentei até ao natal, estarrecida, vendo pelos vossos olhos..mas logro após logro, assim que bateram à porta as contas da luz, os custos da saúde, a auditoria da troika às contas públicas, revelando que não existiu nenhum "desvio colossal", a não ser na Madeira e no Bpn, ..aí comecei a dar de frente com o país real ! ALGO NÃO BATE CERTO ! ESTES TIPOS ENGANARAM-ME! O OUTRO "MENTIA" DE VEZ EM QUANDO, ESTE MENTE COMO UM COELHO...CONSEGUIU MENTIR MAIS E EM MENOS TEMPO.
Enviar um comentário