terça-feira, novembro 13, 2012

O estado das coisas

Breves notas sobre a sondagem da Aximage, publicada hoje no Jornal de Negócios e no Correio da Manha:

1. Parece ser irreversível. A esmagadora maioria dos portugueses já não terá ilusões de qualquer espécie acerca do actual inquilino do Palácio de Belém, em particular sobre as suas responsabilidades pelas dificuldades por que os portugueses estão a passar. Cavaco entendeu, de forma absolutamente leviana, não mexer uma palha para impedir o chumbo do PEC IV; em seguida, promoveu a queda do anterior governo; e, agora, nem que seja por omissão, permite todos os desmandos a esta gente que se alçou ao poder.

Nunca um Presidente da República esteve tão distante das expectativas dos portugueses. Numa escala de 0 a 20 valores, os portugueses atribuem a Cavaco Silva a nota de 5,6, sendo que 62,2 por cento consideram que ele tem estado mal.
 

2. A má imagem de Cavaco Silva só é superada pela do Governo: 68,4 por cento dos inquiridos é de opinião de que o Governo é pior do que esperavam. Supõe-se que os restantes inquiridos sejam pessoas que nunca alimentaram ilusões acerca da natureza do Governo.


3. Acresce que todos os membros do Governo, incluindo o-Portas-que-passa-entre-os-pingos-da-chuva, obtêm uma nota negativa.


4. O isolamento em que o Governo se encontra é também observável pelas classificações que os portugueses atribuem aos presidentes dos dois partidos da direita: Passos Coelho obtém a nota de 4,5 e Paulo Portas não se fica a rir, com 5,7, numa escala de 0 a 20 valores.

5. A melhor prova de que a situação política mudou é um texto de Freitas do Amaral, sobre a vinda de Merkel, saído no Público de hoje. Freitas do Amaral, que foi sempre um bom barómetro do estado das coisas, escreve:
    ‘Veio [Merkel a Portugal] então para quê? Para manter a disciplina e obediência dos seus fiéis servidores; para garantir que não desfalecerão; para os manter na linha, de modo a que nada mude. Pelo menos até Setembro de 2013, data em que pretende ganhar de novo as eleições na Alemanha.

    Ora, em minha opinião, os portugueses não têm o dever de contribuir, com os seus sacrifícios, para a reeleição da sra. Merkel!

    Seria, pois, de esperar que o nosso Governo pedisse mais tempo, ou mais dinheiro, ou as duas coisas, para suavizar o sofrimento dos portugueses. Mas não. Pelos vistos, a nossa principal obrigação é evitar sacrifícios aos alemães, eleitores da sra. Merkel!’

5 comentários :

Anónimo disse...

O pastel de Belém foi o promotor desta maioria e do estado actual do país.

Dedicou-se a promover inventonas, golpadas e o assalto ao pote.

Agora é o cromo desta maioria...

Um verdadeir emplastro com grande responsabilidade na desgraça em que o País está....

VOLTA SÓCRATES, ESTÁS PERDOADOS, OS GAJOS FIZERAM-TE A FOLHA E A MALTA CAIU NO ENGODO.

Anónimo disse...

Este criminoso Cavaco já rebentou o país no passado e mesmo assim as pessoas não aprenderam. Tal como crianças birrentas, tiveram de levar com ele outra vez nas fuças para perceberem a merda que fizeram.
Agora bem podem chiar á espera que ele faça alguma coisa. Desenganem-se , daquele cepo já não vêm nada, não só é parte conivente com o assalto ao pote como o plano do governo sempre foi o plano dele.
Aos que votastes nestes trastes : estais sozinhos e a rua é a vossa única solução.

Anónimo disse...


Só lembrar à socratagem das vigarices que enquanto o Dr. Cavaco Silva foi PM deste país o crecimento económico rondava os 5% ano, e já agora nos ultimos 17 anos a xuxalhada chupista governou 13 e em 6 foi "encherem-se à grande" com os amigalhaços. Esta canalha socrática nem aos calcanhares do PR chega.

Anónimo disse...

Curioso !!!! Tanta desgraça e tantas sondagens e o páis está a tentar SAIR da bancarrota!!!! Antes, tanta maravilha e o país a ENTRAR na bancarrota!!! Os colegas de comentário esquecem-se do fartar vilanagem que foram estes ultimos 6 anos? E dizem que são estes agora + o PR que são culpados? Sejam honestos ! Os culpados são sempre os ultimos que lá estiveram, porque se estava mal como agora apontam tinham o DEVER de alterar a situação e resolve-la!!!! Assim será com estes: acabam a legislatura e fazem-se contas!!! De resto é conversa e propaganda baixa, desonesta e vil para Potugal e para os Portugueses (basta ver o escandalo que é o facto do PS se juntar à greve geral em vez de promover o trabalho e as empresas para CRIAR aí sim CRESCIMENTO e EMPREGO)

E ris com delicadeza quando te visto de Princesa disse...



Em que país ou balde de lixo vegetam estes dois últimos símios que vomitaram para esta caixa de comentários?