quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Auto-estrada só para camiões de mercadorias?

• Daniel Deusdado, Mercadorias... Alentejo. Certo?:
    ‘(…) Em 2007, Sócrates e o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, conseguem o défice mais baixo de sempre desde o 25 de abril. Mas quando surge a crise financeira mundial em 2008, o Mundo muda. Em 2009 percebe-se que a Grécia vai ser desamparada da proteção do "euro alemão". (…)

    (…) o Governo mantém a construção de parte da linha Lisboa-Madrid. Para já, supostas mercadorias. Depois de construída, um dia, alguém a usará também para passageiros. O 'TGV'.’

2 comentários :

Maquiavel disse...

O "opiniador" näo contribui para esclarecer.
Parece-me que devo ser um dos menos de 0,01% de portugueses que conhecem isto:
Foi negociado e decidido em 2003, faz agora 10 anos, em Bruxelas, com todos os países membros à mesa.
Se mais nada, atentai no Priority Project 3 - High-speed railway axis of southwest Europe
http://tentea.ec.europa.eu/en/ten-t_projects/30_priority_projects/priority_project_3/priority_project_3.htm
e no Priority Project 16 - Freight railway axis Sines/Algeciras-Madrid-Paris
http://tentea.ec.europa.eu/en/ten-t_projects/30_priority_projects/priority_project_16/priority_project_16.htm
Percebem agora porque é que a Ferreira Leite anunciava "5 linhas de TGV" em 2003?
Entretanto, cada Governo tenta colher os louros, e fazer de conta que estas coisas säo ideia própria, ou até de que säo passíveis de discussäo. É triste. Muito triste.
A recente "discussäo" e golpes de rins do desGoverno säo sintomáticas. Como näo querem perder a face, porque "sempre fomos contra o TGV", falam num suposto "TGV de mercadorias em bitola europeia Sines-Badajoz", näo sei se por pura incompetência, ou para esconder aos eleitores que no fundo existem 2-projectos-2 diferentes, um de AV a 350km/h (preferencialmente de passageiros, claro está) em bitola europeia Lisboa-Badajoz-Cáceres-Madrid, e o de mercadorias Sines-Poceiräo-Évora-Badajoz-Ciudad Real-Madrid que é em bitola ibérica porque, enfim, a rede preferencialmente de mercadorias em Espanha é, já perceberam, em bitola ibérica, e täo cedo näo mudará. Aliás, por isso se fez a "variante de Alcácer" e se electrificou e modernizou a linha até Évora para 250km/h (a tal "velocidade elevada"), só falta completar Évora-Badajoz. Porquê?
Porque os ultra-contentores chineses (tipo o que fazem hoje 20 faz só 1) que já passam no Canal do Panamá alargado só podem atracar em Sines (porto natural de águas profundas), embora a sua carga vá para a Europa. O ultra-contentor descarrega TUDO, e o comboio com 750 metros (!!!) e *elevadíssimo* peso por eixo segue directo para Irun, onde é separado entre o que vai para o Norte e para o Sul e Leste da Europa. Por isso näo há problema de ter linha ibérica até Irun, que ele aí teria de fazer transfega na mesma.
Esses comboios podem seguir por uma LAV? Só as luminárias do desGoverno poderiam pensar nisso. Para permitir 350km/h o peso por eixo tem de ser reduzido, ou a linha distorce e a seguir... nem 100km/h! Por isso os espanhóis nunca tal deixariam, que os espanhóis säo rudes mas näo säo parvos. Há carga que pode ir pelas LAV, na França até existe o TGV dos Correios, mas lá está, säo cargas predominantemente regionais e especialmente *urgentes*, para justificar o custo de ir por um CAV.
Tudo o mais é poeira para os olhos.
Mas se calhar a tugalhada näo merece mais, sei lá...

Baltazar Garção disse...

Caro Maquiavel,

parte da tugalhada, de facto, não merece mais.

Mas a outra parte merece, não tem é culpa da paupérrima "élite" que o País continua a ter. A tal "nata da bosta"... Que se rebola na indolência e só consegue reinar mantendo o povaréu na mais perfeita ignorância (que dantes equivalia a obscurantismo, mas hoje equivale a encandeamento, de suposta "informação"...).


Não desanime, meu caro, que vale sempre a pena a pedagogia e a generosidade.


Da minha parte, muito agradecido. Apesar de ter tido Caminhos de Ferro e Transportes, no Técnico (e ainda com o Prof. Ferrugento...), acabo de aprender mais sobre este assunto com o seu comentário, do que em meses e anos a ouvir governantes, comentadeiros, papagaios, "xicos-expertos" e "jurnalistas" na nossa "Comunicassão Çussial de maças"...